Pular para o conteúdo principal

COISAS DA POLÍTICA

  


COISAS DA POLÍTICA

Por Saulo Medeiros

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) se encontrou no último sábado, 29, com o comunicador Luiz Almir (PSDB). Líder em todas as pesquisas de intenção de voto, o ex-gestor da capital avalia a possibilidade de ter o  ex-vereador como vice O encontro movimentou os bastidores políticos da capital potiguar. 

Carlos Eduardo foi para uma reunião com cinco lideranças comunitárias da Zona Norte que defendem a união entre ele e Luiz Almir. Caso a aliança seja concretizada, Luiz Almir diz que deseja ser vice-prefeito para trabalhar pela cidade, e não apenas para substituir o titular durante as ausências.

A vice-prefeitura, segundo ele, deverá ter orçamento e autonomia para que ele possa ajudar na administração da cidade. Além disso, o comunicador quer que a vice-prefeitura possua uma sede própria e que fique localizado na zona Norte de Natal.

Mesmo com a pré-formação da chapa possível, não é só com Carlos Eduardo que Luiz Almir tem dialogado. Uma conversa com o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) está marcada para esta terça-feira, 1º, na sede da prefeitura.

CARLOS EDUARDO/EZEQUIEL

O ex-prefeito Carlos Eduardo deve se reunir nos próximos dias com o presidente da  Assembleia Legislativa do RN , deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB).

PESQUISA

A mais recente pesquisa Potiguar News mostra o crescimento do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD). De maio para julho, ele saiu de 26% para 29,2% da preferência do eleitorado. De acordo com os números da pesquisa através de metodologia do Instituto Ranking Pesquisas, Carlos Eduardo vem liderando os candidatos que votaram no prefeito Álvaro Dias (Republicanos). A ausência da escolha do titular da cadeira número um da Prefeitura do Natal vem fazendo o ex-prefeito crescer. A pesquisa entrevistou 1.200 ouvintes.

Na segunda colocação, de acordo com a pesquisa, continua a deputada federal Natália Bonavides (PT), mas com melhor desempenho: ela cresceu de 11% para 15,6%.

Depois dela, aparece o senador Styvenson Valentim (PODE), com 7%. O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), tem 6,4%. O ex-deputado Rafael Motta(PSB), vem logo em seguida com 4,3%.

O comunicador BG (sem partido) tem 1,5%, e o vereador Robério Paulino (PSOL), marcou 1%.

28% disseram não saber em quem votar ou não responderam à pesquisa e 7% afirmaram que pretendiam votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados.

 ÁLVARO DIAS

Sobre o prefeito Álvaro Dias, 42% disseram que aprovam a gestão. Já 37% desaprovam. Outros 21% não sabem ou não quiseram responder. Na pesquisa anterior, em maio, 35% desaprovavam, 48% aprovavam e 17% não sabiam ou não responderam.

FÁTIMA BEZERRA

A governadora Fátima Bezerra (PT) precisa iniciar seu segundo governo na capital, caso queira ser uma peça importante no tabuleiro e ajudar o PT a chegar pela 1ª vez à Prefeitura do Natal. 47

43% dos natalenses desaprovaram o governo do PT. Já 35% de aprovação. Outros 22% não sabem ou não quiseram responder. Na pesquisa anterior, a desaprovação foi de 47%, contra 37% de aprovação.

LULA

A pesquisa Potiguar News também mediu uma avaliação de Lula. 54% dos natais aprovam o terceiro governo do presidente. 30% dizem desaprovar. E 16% não sabem ou não quiseram responder.

STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma as atividades a partir desta terça-feira (1º), com a previsão de julgamentos de temas de grande repercussão social, a posse de um novo ministro e a sucessão na presidência da Corte, marcada para o fim de setembro. Entre os temas que devem ser analisados  ​​ainda em agosto  no plenário da Corte, estão:  a validação da figura do juiz de garantias nos processos penais ; aplicação da tese da “legítima defesa da honra” em tribunais do júri, nos casos de feminicídio ; se o porte de drogas para consumo próprio pode ser considerado crime .

Na sessão desta  terça , estão previstos os julgamentos dos seguintes processos:  Legítima defesa da honra : conclusão do julgamento da ação que questiona a possibilidade de se aplicar  a tese da “legítima defesa da honra” em julgamentos de feminicídio  em tribunais do júri. Já há maioria para tornar o uso da tese inconstitucional. A tese foi utilizada em casos de agressões ou feminicídios para justificar o comportamento do acusado em casos, por exemplo, de adultério, na qual se sustentava que a honra do agressor havia sido supostamente ferida. Faltam os votos das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber; Anulação de decisão do júri: os ministros também devem analisar se é possível anular um veredicto do tribunal do Júri, sob alegação de ser a decisão contrária às provas dos autos.

SUICÍDIOS

O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. O levantamento faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho. Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021.

97 ANOS

Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales comemorou 97 anos no último sábado (29). Em 16 de julho de 1978 foi ordenado bispo em Natal. Após a ordenação ao episcopado, foi eleito bispo da Diocese de Caicó. Em 1993, foi elevado a arcebispo metropolitano de Natal. Vida longa, a Dom Heitor!

SÓ FALTAVA ESSA...

Um projeto de lei protocolado na Câmara de Vereadores de Florianópolis propõe a criação do “Dia do Batman” como uma data oficial no calendário da cidade. O objetivo da proposta é “homenagear o personagem, bem como, tratar da segurança pública do município”, de acordo com o texto do projeto, de autoria da vereadora Maryanne Mattos (PL).

O “Dia do Batman” sugerido pelo projeto é 17 de setembro, data em que a DC Comics, empresa de quadrinhos que possui os direitos sobre o personagem, apresenta um festival anual – o Batman Day. A proposta não prevê o dia como feriado e nem ponto facultativo. 

FRASE

“ O homem que não luta pelos seus direitos não merece viver”.

 

 –Rui Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.