Pular para o conteúdo principal

ADVOGADOS LANÇAM MANIFESTO PARA ELEIÇÃO DIRETA NA OAB NACIONAL

 




Num movimento inédito, um grupo de advogados lançou um manifesto por eleição direta para a presidência do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O pleito, em si, não é novo; a novidade está no apoio que o documento já reuniu: 139 presidentes de subseções da OAB-SP assinam o texto. 

O número representa mais da metade das 251 unidades no estado. De acordo com Gustavo Ungaro, que comanda a OAB em Jundiaí (a cerca de 60 km da capital paulista), a ideia é somar mais adesões em São Paulo e começar a incluir subseções de outras regiões do país.

"O documento está aberto a quem mais queira participar. Não é uma pauta que surgiu hoje, mas a ideia ainda não se concretizou", afirma Ungaro, autor do "Manifesto por Diretas Já na OAB federal".

"Acreditamos que o momento chegou. Vivemos momentos recentes de tensão política e vimos como é importante reforçar a legitimidade das instituições", afirma o advogado. "Dentro da OAB, isso passa por mais representatividade, mais participação, mais sentido democrático", completa. Hoje, embora existam mais de 1,3 milhão de advogados em todo o país, apenas 81 decidem quem ocupará a presidência nacional da OAB: são os conselheiros federais, eleitos em seus respectivos estados (três por unidade da Federação).

Ao contrário do que ocorre no âmbito nacional, as eleições para as seccionais (nível estadual) e para as subseções (nível municipal), assim como para os conselheiros federais, se dão por voto direto. Como as regras estão na lei 8.906/94, conhecida como Estatuto da Advocacia, qualquer mudança no sistema eleitoral da OAB precisa passar pelo Congresso Nacional.

Se depender do atual comando do Conselho Federal da OAB, não haverá mudança nenhuma. Em nota à reportagem, a diretoria comparou o modelo da entidade com a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.

"O modelo respeita os valores da Constituição Federal e tem as mesmas vantagens das demais instituições da República e da democracia, como assegurar o equilíbrio federativo e impedir a imposição de medidas por parte de um único estado", afirma a nota do órgão presidido por Beto Simonetti.

Folha de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.