Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA SUPERLUA DO ANO OCORRE NESTA SEGUNDA-FEIRA (03)

Uma superlua acontece quando o satélite natural da Terra está na sua fase cheia e simultaneamente também atinge o perigeu, ponto da rotação dele que é o mais próximo do Planeta, com explica a Nasa. Durante o fenômeno, é possível observar a Lua em uma versão mais brilhante e aparentemente maior. Nesta segunda-feira (3), acontece mais uma edição desse tipo: a chamada Superlua dos Cervos. 

O periódico norte-americano sobre meteorologia, Farmers' Almanac, informa que o horário em que o corpo celeste atingiu a iluminação máxima foi às 8h39 da manhã no Brasil (horário de Brasília). Os dados são do portal Nacional Geographic Brasil.   

Segundo a agência espacial norte-americana, o fenômeno leva esse nome por que coincide com a mesma época em que o cervos machos começam o crescimento de novos chifres. É comum que as hastes passem a emergir das cabeças desses animais no início do verão no Hemisfério Norte — começo do inverno no Hemisfério Sul, onde fica o Brasil. 

OUTRAS NOMENCLATURAS

Além de Superlua dos Cervos, esse evento astronômico também recebe outros nomes: como Lua do Trovão, por acontecer no mesmo período das frequentes tempestades típicas do início da estação mais quente nos Estados Unidos, conforme a Nasa. 

No estado norte-americano do Alasca, o fenômeno é batizado de Lua do Salmão, informa o Farmers' Almanac. O título é uma homenagem aos nativos da região devido à coincidência com a corrida do salmão nos rios do norte do continente americano. 

Já na Europa, por acontecer no mesmo período que a época de produção de feno, a Superlua dos Cervos é conhecida como Lua do Feno, segundo a Nasa. Enquanto isso, hindus, budistas e jainistas (adeptos da religião indiana Jain Dharma), consideram o evento como a Lua Cheia do Guru (Guru Purnima), celebrada como um festival espiritual.

Embora a maioria dos anos tenha 12 luas cheias, 2023 terá 13 desses eventos lunares. Haverá duas superluas em agosto, incluindo uma lua azul, que será a lua mais próxima da Terra este ano, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac. A quarta e última superlua em 2023 nascerá em 29 de setembro.

  • 3 de julho: Lua dos Cervos
  • 1º de agosto: Lua de Esturjão
  • 30 de agosto: Lua Azul
  • 29 de setembro: Lua Cheia
  • 28 de outubro: Lua do Caçador
  • 27 de novembro: Lua do castor
  • 26 de dezembro: Lua Fria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.