Pular para o conteúdo principal

PACOTE DE MEDIDAS ANUNCIADA PELO PREFEITO ÁLVARO DIAS VAI MELHORAR SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO EM NATAL

Ampliação da oferta de linhas do sistema de transporte público e mais conforto e segurança para usuários. Estas são as metas de um pacote de medidas anunciadas nesta quarta-feira (26) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. Dentre as ações, está a incorporação de 100 veículos à frota, sendo 50 novos ônibus (zero quilometro) e outros 50 seminovos. Além disso, seis linhas de ônibus que haviam sido devolvidas pelas empresas, por conta da diminuição de passageiros causada pela pandemia de Covid-19, voltarão a operar. O que fará com que todo o território da cidade seja atendido pelo sistema público de transporte.

Com as melhorias promovidas no sistema, o Município se comprometeu a isentar o setor do Imposto Sobre Serviços (ISS) até dezembro de 2024, projeto que já está em tramitação na Câmara Municipal do Natal. Além disso, a diferença entre a tarifa pública – paga pela população – e a tarifa técnica, calculada pela administração, será abatida das dívidas e créditos judiciais das empresas com o Município.

Todas essas iniciativas que foram acordadas entre a Prefeitura de Natal, Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) e Defensoria Pública do Estado (DPE-RN) foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Antes do pronunciamento, o prefeito Álvaro Dias esteve na garagem da empresa Transnacional, na Zona Norte, para vistoriar os novos veículos entregues pelas empresas.

“É o maior volume de entregas de novos veículos na história do sistema de transporte público de Natal. Essa é uma iniciativa de largo alcance, que vai gerar mais conforto, comodidade e segurança. Esse é o só o começo. A nossa gestão vai seguir empenhada em melhorar cada vez mais a prestação do serviço de transporte público”, ressaltou Álvaro Dias, na coletiva que contou com a participação da secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, outros técnicos da Prefeitura e dirigentes do Seturn.

As linhas que voltarão a operar são as seguintes: N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras: 581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia; 587 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto; 585 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto ; 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América e a 593 – Circular Residencial Redinha.

Além destas medidas, também ficou definido que a quilometragem percorrida pelas linhas do sistema de transporte público de passageiros aumentará 11,5%, garantindo assim aumento no número de viagens. O tempo de integração temporal, que atualmente é de 60 minutos, passará para 90 minutos para os usuários que realizarem a biometria facial. O procedimento será realizado em até 180 dias pelo sistema NatalCard.

Também haverá aumento de viagens em todas as linhas do sistema de transporte público de passageiros. Segundo o Município, a quantidade de viagens nos dias úteis aumentará em 20%. Já aos sábados, o aumento será de 12%. Aos domingos, o aumento será de 31%.

Para as linhas que passam na região central – Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis, Tirol, Ribeira e arredores – as últimas viagens devem passar no mínimo às 22h30 nos dias úteis. Já aos sábados e domingos, a passagem na região deverá ser no mínimo às 21h00. Já para as linhas que circulam na Zona Sul – Lagoa Nova, Candelária, Ponta Negra e arredores – as últimas viagens devem passar entre 23h00 e 00h00, no mínimo, nos dias úteis e sábados. Já aos domingos, a passagem deverá ser no mínimo às 22h30.

O prefeito Álvaro Dias lembrou que os problemas com a mobilidade urbana são inerentes a todas as gestões públicas no país. Ele voltou a defender e a cobrar que haja uma união de esforços entre os governos federal, estadual e as prefeituras para que todos os entes federativos possam contribuir com a causa.

“O setor vem sofrendo com a perda de usuários, alto custo das operações e os Municípios não têm condições de financiar os sistemas. É fundamental que essa conta seja compartilhada, sobretudo pela União”, detalhou.

Apesar de todas as melhorias que começarão a ser implementadas nas próximas semanas, o prefeito informou que não há previsão para reajuste de tarifa. Mesmo sem as passagens estarem há mais de quatro anos sem aumento em Natal, o gestor explicou que as medidas adotadas agora devem gerar uma elevação do número de passageiros, o que vai impactar positivamente no equilíbrio financeiro do sistema.

Por fim, Álvaro Dias aproveitou a oportunidade para destacar os investimentos da gestão municipal em mobilidade urbana. Ele lembrou do projeto de requalificação de 70 quilômetros das calçadas da cidade, a instalação de 200 novos abrigos de passageiros, a obra da nova Avenida Felizardo Moura, a implementação do binário na Avenida Jaguarari e rua São José, os novos acessos a orla da praia da Redinha, a sequência da reestruturação da avenida Praia de Ponta Negra, a intervenção na Rua João Pessoa, ampliação da malha cicloviária, bem como o recapeamento da Avenida 25 de dezembro e vias adjacentes.

“Nós pensamos a mobilidade em um conceito de universalidade e estamos atuando em várias frentes. Estamos falando de um volume de recursos e investimentos nunca antes realizado na nossa cidade. Com muito trabalho, esforço e dedicação, vamos finalizar esses projetos e ações para, ao final da nossa gestão, entregar a toda sociedade uma Natal moderna, integrada e melhor para todos”, ressaltou o prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.