Pular para o conteúdo principal

O CAMINHO INCERTO DE PAULINHO FREIRE




Em outubro passado o então presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Paulinho Freire (UB), elegeu-se deputado federal com 77.906 votos. Apenas 24.311 votos desse montante vieram da capital; cerca de 1/3.

Mesmo contando com o apoio massivo dos colegas vereadores, Paulinho deveu sua vitória em maior parte ao apoio de muitos prefeitos do interior, que lhe renderam mais de 50 mil votos. E são esses prefeitos que agora o deputado estadual tem visitado, afim de reforçar as relações com suas bases.


Recentemente, ele percorreu 14 cidades do estado, dialogando com os líderes locais. Ao todo, já destinou 5 milhões em emendas para o interior. Tem reforçado seu perfil municipalista para além da capital.


Tudo isso abre um dilema na estratégia político-eleitoral do deputado: se firmar como liderança estadual reforçando as bases de onde veio a maior fatia de seus votos ou se concentrar na capital com vistas à sucessão de Álvaro Dias (REP).


Paulinho já deu todos os sinais de que pretende disputar a Prefeitura de Natal ano que vem. Seus aliados mais leais na Câmara Municipal têm feito esforços públicos para manter o nome do deputado em evidência. E ele mesmo tem percorrido comunidades e se articulando com lideranças da cidade.


Contudo, nem mesmo o hábil Paulinho poderá conciliar os dois projetos. Os prefeitos que o apoiaram em 2022 agora contam com seu apoio para 2024. Um apoio não apenas político, mas sobretudo financeiro. Sua ausência nos palanques também seria sentida.


Caso se confirme como candidato à Prefeitura de Natal, Paulinho Freire terá uma escolha sem volta. Enfraquecerá suas bases no interior para uma possível reeleição em 2026.


Por isso o deputado tem adotado um tom de maior cautela nos últimos meses, aguardando um posicionamento definitivo do prefeito Álvaro Dias. Paulinho sabe que se sair candidato em Natal estará obrigado a vencer. Ou isso ou enfrentar grandes problemas para renovar sua base eleitoral no interior para tentar se reconduzir à Câmara dos Deputados, seu atual local de trabalho.


Do Blog do Girotto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.