Pular para o conteúdo principal

NATAL RECEBE EXPOSIÇÃO INÉDITA COM REGISTROS DE FILME DIRIGIDO POR CAICOENSE NA DÉCADA DE 1970

 Filme “Boi de Prata” se tornou um marco do Seridó potiguar - Foto: Divulgação

Na década de 1970, no interior do Rio Grande do Norte, o caicoense Augusto Ribeiro Júnior dirigiu um longa-metragem que entraria para a história do cinema brasileiro. O filme “Boi de Prata” se tornou um marco por regionalizar produções e colocar o Seridó potiguar como cenário para a sétima arte no nosso país. O filme contou com direção de fotografia de Walter Carvalho, responsável mais tarde pela fotografia de obras como “Central do Brasil”, “Carandiru”, “Madame Satã” e na televisão, em novelas como “Pantanal”, “O Rei do Gado” e “Onde nascem os fortes”.

Agora, fotos inéditas de Walter Carvalho com bastidores das gravações do filme potiguar chegam a Natal na exposição “Boi de Prata”. As imagens mostram registros históricos do filme rodado em 1978, com roteiro, direção, trilha, atores e figurantes locais. O longa ficou mais de 30 anos guardado, quando foi resgatado e digitalizado, em 2019. Ele representa um marco do cinema nacional, rodado numa época em que a produção cinematográfica estava restrita aos grandes centros.

Filme contou com direção de fotografia de Walter Carvalho - Foto: Divulgação
Filme contou com direção de fotografia de Walter Carvalho – Foto: Divulgação

A exposição tem como objetivo resgatar e preservar a história do cinema no Rio Grande do Norte. A visitação será aberta ao público, gratuitamente, ao longo do mês de Agosto, na Pinacoteca do Estado. De terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 16h. O lançamento ocorrerá no próximo dia 5 de Agosto, sábado, às 17h

No lançamento, também aberto ao público, serão exibidos o filme “Boi de Prata” em qualidade digital e o documentário “Cores de Amaro”, dirigido por Márcia Lohss e Priscilla Vilela, que conta a história do potiguar Amaro Bezerra, maquiador e artista visual que integrou a equipe do histórico longa potiguar. Foi durante a gravação do documentário que as fotos inéditas foram descobertas e a ideia da exposição surgiu.

“As fotos são uma preciosidade histórica do nosso cinema. Os negativos estavam guardados por mais de 40 anos. Com essa iniciativa, conseguimos resgatar o material para o Rio Grande do Norte e poderemos difundir um dos marcos do cinema brasileiro e potiguar. Além de ficarmos com as fotos de um dos mais importantes cineastas brasileiros que trabalhou na direção de fotografia de Boi de Prata, Walter Carvalho”, comemora a produtora Thalita Vaz.

A iniciativa é da Com Arte Cultural em parceria com a Cardeiro e conta com o patrocínio da Potigás e do Governo do Estado e Fundação José Augusto através do Programa Cultural Câmara Cascudo e apoio da Pinacoteca do estado. Para mais informações da programação, basta acessar o perfil no Instagram @comartecutural.

Serviço

  • Expo Boi de Prata – fotografias de Walter Carvalho
  • Lançamento – 5 de agosto, 17h, com exibição dos filmes “Boi de Prata” e “Cores de Amaro”
  • Palácio da Cultura – Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte
  • Terça a sexta das 8h às 17h
  • Sábado e Domingo das 9h às 16h
  • Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.