Pular para o conteúdo principal

DOM JOÃO SANTOS CARDOSO, NOVO ARCEBISPO DE NATAL


Do Vatican News
Nesta quarta-feira (05/07), o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Natal (RN), apresentada por dom Jaime Vieira Rocha, por motivo de idade, e nomeou arcebispo desta arquidiocese dom João Santos Cardoso, transferindo-o da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA).
Dom João Santos Cardoso, novo arcebispo de Natal, nasceu em 3 de dezembro de 1961 em Dário Meira, Diocese de Jequié (BA). Completou seus estudos de Filosofia no Seminário de Teófilo Otoni (MG) e os de Teologia no Instituto de Teologia de Ilhéus, em Ilhéus (BA). Em seguida, obteve a o Mestrado e o Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Foi ordenado sacerdote em 27 de dezembro de 1986 e incardinado na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Desempenhou os seguintes cargos: administrador paroquial, pároco, coordenador da Escola Bíblica e do Curso de Teologia para Leigos; reitor do Seminário de Filosofia; professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista (BA); professor e diretor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese; membro do colégio dos consultores e do Conselho presbiteral; Vigário Regional; Representante dos Presbitérios; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Além disso, foi vigário paroquial em Rieti e Blera na Itália.
Em 14 de dezembro de 2011 foi nomeado bispo de São Raimundo Nonato e recebeu a ordenação episcopal em 12 de fevereiro de 2012. Em 24 de junho de 2015, foi transferido para a Diocese de Bom Jesus da Lapa. Na Conferência Nacional dos Bispos do brasil (CNBB), foi presidente da Regional Nordeste 3, que engloba as circunscrições eclesiásticas dos Estados da Bahia e Sergipe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.