Pular para o conteúdo principal

SOLICITAÇÕES DO IDEMA SOBRE ENGORDA DE PONTA NEGRA SÃO IMPOSSÍVEIS DE SEREM ATENDIDAS, DIZ SECRETÁRIO DE NATAL

 


 

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, fez duras críticas ao conteúdo da solicitação de providências encaminhada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) ao município para a liberação da licença prévia da obra de engorda da Praia de Ponta Negra. Para Mesquita, há itens que são impossíveis de serem atendidos no prazo determinado e o Idema poderia fazer o licenciamento prévio para cobrar esclarecimentos posteriormente.

Em entrevista concedida à 96 FM, Thiago Mesquita garantiu que a Prefeitura já havia repassado informações sobre correntes marítimas, aspectos socioeconômicos, impactos ambientais e demais áreas solicitadas nos esclarecimentos. Segundo ele, alguns dos itens não estão satisfatórios para o Idema e, por isso, pediram a complementação das informações. Contudo, no entendimento de Thiago Mesquita, há solicitações que sabidamente não podem ser informadas em até 30 dias.

Um exemplo dado por Thiago Mesquita foi com relação às aves migratórias. Para ele, o item “é extremamente comprometedor” para a emissão da licença. “O Idema nos deu 30 dias de prazo, mas as campanhas (pesquisa) devem ser feitas no período migratório. As aves migram no período de verão. Se eu for seguir, faço a análise em novembro e dezembro”, explicou o secretário, que não entendeu o motivo da solicitação. “Não sei se é pegadinha ou incompetência”.

Thiago Mesquita explicou que todos os itens solicitados pelo Idema são indispensáveis para que o órgão tome a decisão. O secretário argumentou que o próprio diretor-presidente do Idema, Leon Aguiar, falou sobre a importância da obra, mas que não teve a intenção em acelerar o processo.

“Não teria problema em emitir a licença prévia e os questionamentos que considerou que não foram satisfatórios e os outros que querem que façamos a partir de agora, poderiam ser condicionados na licença prévia, com prazo razoável. Poderia determinar que a outra licença (de início das obras) só seria dada quando se cumprisse as condicionantes da licença anterior, e o município poderia licitar os projetos”, criticou o secretário.

No entendimento do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, faltou bom senso por parte do Idema e o órgão poderia emitir o ato administrativo, condicionar as complementações na própria licença. 

“A gente percebe a pouca vontade, a pouca prioridade do Estado a esse projeto. Não conseguimos entender o motivo, já que é uma obra muito importante para o município. Itens que são impossíveis de atender (a tempo), como a questão das aves migratórias. Vamos buscar todas as alternativas no ponto de vista legal para conseguir essa licença”, disse Thiago Mesquita.

Tribuna do Norte 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

JUSTIÇA TORNA EX-PREFEITO ELÍSIO GALVÃO INELEGÍVEL POR CINCO ANOS E EXIGE RESARCIMENTO DE VALOR DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO AOS COFRES PÚBLICOS

Foto/Reprodução  O juiz André Melo Gomes Pereira,  da Comsrca de Caicó, acatou decisão do Ministério Público Estadual, e condenou o ex-prefeito de São João do Sabugi,  Elísio Brito de Medeiros Galvão, através da sentença confirmadas pelo acórdão de id n° 58260889 e n° 90844420, pela prática de ato de improbidade administrativa previstos nos artigos art. 10, inciso IX e art. 11, incisos I e II, da Lei nº 8.429/92 e nas seguintes sanções: a) Ressarcimento integral do dano no valor da diferença entre o saldo bancário e o total inscrito como ‘restos a pagar’, resultando na quantia de R$ 133.999,91 (cento e trinta e três mil, novecentos e nove reais e noventa e um centavos); b) Suspensão dos direitos políticos pelo período de 05 (cinco) anos; c) Pagamento de Multa Civil no valor de 10% (dez por cento) sobre o valor do dano; d) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por interméd...