Pular para o conteúdo principal

COISAS DA POLÍTICA

 


COISAS DA POLÍTICA

Por Saulo Medeiros

A população do país chegou a 203,1 milhões em 2022, com aumento de 6,5% frente ao censo demográfico anterior, realizado em 2010. Isso representa um acréscimo de 12,3 milhões de pessoas no período. De 2010 a 2022, a taxa de crescimento anual da população do país foi de 0,52%. Trata-se da menor taxa desde o primeiro Censo do Brasil, em 1872.

A região Sudeste tem 84,8 milhões de habitantes, o que representa 41,8% da população do país. Os três estados brasileiros mais populosos - São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - concentram 39,9% da população brasileira.

A região Centro-Oeste é a menos populosa, com 16,3 milhões de habitantes, ou 8,0% da população do país.

NATAL

Natal registrou uma perda de 52.439 habitantes em 2022, comparado a 2010.

Em 2010, a capital potiguar tinha 803.739 moradores. O número caiu para 751.300 habitantes em 2022, uma redução de 6,52% em relação aos dados anteriores. Essa é a primeira queda registrada desde que a cidade teve seus dados divulgados pelo Censo. De 1970 até 2010, a tendência sempre foi de aumento populacional

Essa é a segunda maior perda de população entre as capitais, atrás apenas de Salvador que teve redução de 9,63%.

A população de Natal representa 22,75% do total do Rio Grande do Norte. A densidade demográfica de Natal é de 4.488,03 habitantes por km², a 20ª maior do país. 

O levantamento aponta ainda que a capital potiguar tem 270.045 domicílios ocupados, 23% do total do estado, e média de 2,77 moradores por domicílio.

REGIÃO METROPOLITANA

Além de Natal, outros três municípios da região metropolitana tiveram queda no número da população:

Ielmo Marinho: passou de 12.171 pessoas em 2010, para 11.615 em 2022 – queda de 4,57%;

Maxaranguape: passou de 10.441 pessoas em 2010, para 10.255 em 2022 – queda de 1,78%;

Vera Cruz: passou de 10.719 em 2010, para 10.676 em 2022 – queda de 0,40%.

RIO GRANDE DO NORTE

No que diz respeito a população total do Rio Grande do Norte, um aumento de 4% foi registrado. Em 2010, a população potiguar era de 3.168.027 habitantes. O número saltou para 3.302.406 residentes em 2022.

MENOR MUNICÍPIO

A população de Viçosa aumentou 12,61% entre 2010 e 2022. Apesar de um crescimento maior que o do estado e do Brasil, o município segue como o menor do Rio Grande do Norte, de acordo com o Censo 2022.

O município localizado na região do Alto Oeste potiguar tem 1.822 habitantes. Em 12 anos, a cidade ganhou novos 204 habitantes, segundo o IBGE. Em 2010, eram 1.618.

MOSSORÓ

Os dados oficiais do Censo 2022 divulgados nesta quarta-feira (28), podem ter reflexos em Mossoró (RN).

É que os  dados da população poderão implicar na redução, a partir de 2025, das vagas na Câmara Municipal, de 23 para 21.

RAMAL APODI

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional iniciou mais uma etapa das obras do Túnel Major Sales, localizado na cidade de Luís Gomes, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

A estrutura faz parte do Ramal do Apodi, estrutura associada à transposição do Rio São Francisco, que vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos potiguares, paraibanas e cearenses.

Localizado entre os municípios de Uiraúna (PB) e Luís Gomes (RN), o Túnel Major Sales terá 6,3 quilômetros de extensão e tem previsão de conclusão para 2025.

A estrutura vai permitir a passagem das águas do Velho Chico pelo Ramal do Apodi. O investimento federal em todo o ramal é estimado em R 1,6 bilhão, sendo R 938,5 milhões para as obras físicas.

BOLSONARO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou o julgamento da ação do PDT que pode tirar os seus direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro. A condenação é dada como certa. Qualquer outro resultado será grande surpresa.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Chamou a atenção dos bastidores políticos uma conversa do vereador Raimundo Mendes (União Brasil), ex-presidente da Câmara de São Gonçalo do Amarante, com o prefeito Eraldo Paiva (PT). Dr. Mendes apoiou no ano passado o nome da deputada Terezinha Maia (PL) e também ajudou ao médico Jaime Calado (PSD) para deputado federal. Agora, deve  apoiar à reeleição de Eraldo na cidade.

ELEIÇÕES 2024

A conversa que a presidência do PT nacional tem levado aos diretórios estaduais, é que no processo eleitoral de 2024, o partido precisa eleger o maior número possível de prefeitos. O que se obtiver, ano que vem, das urnas nas capitais, grandes e médios municípios tem de estar com os olhos e os corações voltados para o Planalto. Atualmente o partido não administra nenhuma capital.

A precipitação ao próximo pleito tem trampolim para o que virá em seguida, e tem se tornado um problema em fornalha adequada para infernizar o mandato de Lula, que se veria, com vitórias de partidos do chamado "Centrão", o que pode levar o Governo a enfrentar impasses de natureza política, naturais no contexto de uma aliança que foi generosa para eleger, mas gulosa para cobrar. Mais ainda, os petistas precisam cair na real: o PT é o partido do presidente; o Centrão é o partido do governo.

NOVO BISPO

Após a renúncia do arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, a Igreja Católica aguarda com entusiasmo a nomeação do novo Bispo.  As informações que até o final de julho a edição do Boletim cotidiano do Vatican News. https://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2023/06/28.html  pode trazer a decisão do Papa Francisco aceitando a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Natal, apresentada por Dom Jaime em março do ano passado, e a indicação do novo bispo para a Arquidiocese.

COTADOS

Entre o clero potiguar surgem os nomes cotados para a vaga: D. Francisco Sales (Cajazeiras), D. Lucena (Nazaré da Mata), D. Aparecido (Auxiliar de Brasília) e D. André (Limoeiro do Norte).

PSD

O PSD realizará encontro estadual no próximo sábado, sob o comando da senadora Zenaide Maia e com a presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Na pauta, fortalecimento do partido para as eleições municipais 2024.

MINHA CASA, MINHA VIDA

Especialistas apostam que as novas regras do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, deverão aquecer o mercado imobiliário no segundo semestre. As novidades são o aumento do subsídio para aquisição de imóvel, redução de juros para financiamentos e aumento do valor máximo para a compra.

INFLUENZA

Dados do RN+Vacina apontam que no RN apenas 367.049 pessoas receberam a dose contra a influenza, o que corresponde a 39% de cobertura. A meta é alcançar o patamar de 90%, ou seja, 830.531 pessoas vacinadas. As doses estão disponíveis para toda a população acima dos seis meses de idade em todos os postos de saúde.

TRINCHEIRA

A empresa TCPAV – Tecnologia em Construção e pavimentação Ltda assumiu a realização da obra da trincheira no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar e Salgado Filho, em Natal (RN). O valor permanece o mesmo: R$ 24,2 milhões.

A empresa assume o serviço que inicialmente seria realizado pela Potiguar Construtora, que desistiu da obra na semana passada.

ENERGIA SOLAR

O Banco do Nordeste, até 31 de maio, concedeu R$ 21 milhões para a instalação de plantas solares no Rio Grande do Norte. Esse valor se refere a projetos de empresas e pessoas físicas beneficiadas com a linha FNE Sol.

PROFESSORA EM DESTAQUE

A professora Juliana Espada Lichston, do departamento de Botânica e Zoologia da UFRN, vai participar de reuniões técnico-científicas, realizar visita a experimentos de agricultura em unidades acadêmicas do deserto do Negev e Arava e realizar visita a ‘Ben-Gurion University of the Negev’, nas cidades de Sde Boker e Arava, em Israel, no período de 17 de julho a 5 de agosto. As despesas serão custeadas pela Ufersa e Funpec.

CASA DURVAL PAIVA

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva chega aos seus 28 anos, que serão, oficialmente, celebrados no dia 11 de julho.

A instituição social conta com uma  equipe multidisciplinar, composta por assistente social, dentista, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, pedagoga, farmacêutica e setor de diagnóstico precoce.

Para tornar a festa dos pequenos ainda mais alegre, a instituição está com uma ação muito bacana no www.casadurvalpaiva.org.br/aniversario-durval-paiva. Nele, você pode doar presentes para os acolhidos, que serão entregues no dia 11/07, comemorando essa data especial. Quem quiser ajudar, também, pode entrar em contato pelas redes sociais (@casadurvalpaiva) ou (84) 4006-1600.

LIVRO-ÁLBUM

O mais novo livro-álbum do equatoriano, radicado em Natal-RN, Fernando Chiriboga, “Relíquias – patrimônio arquitetônico do Sul do Brasil”, retrata as belezas da região sul do país tem lançamento nesta quinta-feira (29), a partir das 18h, na Galeria Fernando Chiriboga (3º piso do Shopping Midway Mall). 

A obra é o terceiro livro-álbum da série “Relíquias”, lançada com o intuito de comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, com patrocínio da EDP, Cisa Trading, MDS Brasil, Banco Luso Brasileiro e Grupo Tejofran. A coleção conta com quatro livros dedicados ao registro fotográfico do patrimônio arquitetônico, das regiões do país. São obras e edificações construídas ao longo de cinco séculos que retratam a história entrelaçada de Brasil e Portugal.

FRASE

“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos”.

 

Nelson Rodrigues 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.