Pular para o conteúdo principal

BRASIL ENTRE AS NAÇÕES MENOS PRODUTIVAS DO MUNDO

 

Um dos grandes desafios brasileiros para superar seus graves problemas sociais é modernizar nossa economia, gerando uma nova dinâmica capaz de gerar empregos de maior qualidade. Nas últimas décadas, a estrutura nacional do trabalho só cresce pela base, com ocupações de baixo valor agregado.

Isso impacta negativamente na renda nacional do trabalho, gerando um efeito em cascata nocivo por toda a nossa economia. Pequisa recém divulgada peloo Institute for Management Development (IMD) comprova um dos indicadores principais dessa nossa defasagem.

Analisando a produtividade da força de trabalho, a pesquisa aponta que o Brasil ocupa a 61ª posição entre 64 nações avaliadas. A classificação é baseada em indicadores e pesquisas realizadas com executivos de empresas. O país está à frente apenas da Mongólia, Nova Zelândia e Venezuela nesse quesito.

Quando consideramos a produtividade geral, levando em conta o Produto Interno Bruto (PIB) por pessoa ocupada, a situação do Brasil é um pouco melhor, mas ainda preocupante. O país ocupa a 57ª posição nesse ranking, ficando atrás de países como Colômbia, México, Argentina, África do Sul e Cazaquistão.

O relatório do IMD revela que, em termos gerais, o Brasil necessita de quatro trabalhadores para produzir a mesma quantidade de bens e serviços que um trabalhador americano. Além disso, a produtividade do trabalho no Brasil não chega nem à metade do observado na Coreia do Sul.

O IMD destaca que a produtividade de um país pode ser avaliada de duas maneiras. Uma delas é por meio da relação entre o PIB e a população economicamente ativa, levando em consideração fatores como nível de educação e ambiente de negócios. Outro indicador é a percepção da comunidade empresarial em relação à produtividade da mão de obra.

Esse último indicador pode ser influenciado por fatores como a fuga de talentos do país ou a limitação de setores devido à falta de mão de obra qualificada.

Vimos neste século uma expansão significativa das vagas em universidades públicas. Contudo, a ampliação da formação em nível superior jamais foi acompanhada da geração de empregos correspondentes. Temos hoje uma legião de bacharéis trabalhando como motoristas de Uber e afins.

Nossa estratégia econômica segue sendo baseada na produção e exportação de commodities de pouco valor agregado, estimulando o cenário de baixa produtividade do trabalho que a pesquisa do IMD revela.

Via Blog do Girotto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.