Pular para o conteúdo principal

BRASIL ENTRE AS NAÇÕES MENOS PRODUTIVAS DO MUNDO

 

Um dos grandes desafios brasileiros para superar seus graves problemas sociais é modernizar nossa economia, gerando uma nova dinâmica capaz de gerar empregos de maior qualidade. Nas últimas décadas, a estrutura nacional do trabalho só cresce pela base, com ocupações de baixo valor agregado.

Isso impacta negativamente na renda nacional do trabalho, gerando um efeito em cascata nocivo por toda a nossa economia. Pequisa recém divulgada peloo Institute for Management Development (IMD) comprova um dos indicadores principais dessa nossa defasagem.

Analisando a produtividade da força de trabalho, a pesquisa aponta que o Brasil ocupa a 61ª posição entre 64 nações avaliadas. A classificação é baseada em indicadores e pesquisas realizadas com executivos de empresas. O país está à frente apenas da Mongólia, Nova Zelândia e Venezuela nesse quesito.

Quando consideramos a produtividade geral, levando em conta o Produto Interno Bruto (PIB) por pessoa ocupada, a situação do Brasil é um pouco melhor, mas ainda preocupante. O país ocupa a 57ª posição nesse ranking, ficando atrás de países como Colômbia, México, Argentina, África do Sul e Cazaquistão.

O relatório do IMD revela que, em termos gerais, o Brasil necessita de quatro trabalhadores para produzir a mesma quantidade de bens e serviços que um trabalhador americano. Além disso, a produtividade do trabalho no Brasil não chega nem à metade do observado na Coreia do Sul.

O IMD destaca que a produtividade de um país pode ser avaliada de duas maneiras. Uma delas é por meio da relação entre o PIB e a população economicamente ativa, levando em consideração fatores como nível de educação e ambiente de negócios. Outro indicador é a percepção da comunidade empresarial em relação à produtividade da mão de obra.

Esse último indicador pode ser influenciado por fatores como a fuga de talentos do país ou a limitação de setores devido à falta de mão de obra qualificada.

Vimos neste século uma expansão significativa das vagas em universidades públicas. Contudo, a ampliação da formação em nível superior jamais foi acompanhada da geração de empregos correspondentes. Temos hoje uma legião de bacharéis trabalhando como motoristas de Uber e afins.

Nossa estratégia econômica segue sendo baseada na produção e exportação de commodities de pouco valor agregado, estimulando o cenário de baixa produtividade do trabalho que a pesquisa do IMD revela.

Via Blog do Girotto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...