Pular para o conteúdo principal

STF MARCA JULGAMENTO DO MINISTRO VALDEZ GÓIS, QUE DESVIOU RECURSOS DOS CONSIGNADOS

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) colocou em pauta o julgamento de um habeas corpus que questiona a condenação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, por crime de peculato. Waldez Góes, que era governador do Amapá quando ocorreram os fatos, foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2019.

Em 2019, o ex-governador foi condenado à prisão e perda do mandato por utilizar recursos retidos dos consignados dos servidores públicos para pagar despesas diversas do Estado.

O processo estava paralisado há 3 anos devido a um pedido de vista feito pelo ministro Alexandre de Moraes. No entanto, nesta quarta-feira, surpreendentemente, os autos foram devolvidos para julgamento, e a análise ocorrerá de forma virtual entre os dias 19 e 26 de maio.

Antes do pedido de vista, dois ministros já haviam se manifestado contrários aos argumentos apresentados pela defesa de Waldez Góes. O relator do caso, Luís Roberto Barroso, e o então ministro Marco Aurélio Mello votaram contra a defesa do ministro.

A decisão do STJ

De acordo com a decisão do STJ, Waldez Góes foi condenado a seis anos e nove meses de prisão em regime semiaberto. Além disso, foi determinada a perda do cargo e a obrigação de pagar R$ 6,3 milhões como restituição aos cofres públicos.

A condenação refere-se ao desvio de dinheiro proveniente de empréstimos consignados de funcionários públicos do estado durante o período entre 2009 e 2010. Os valores descontados dos contracheques dos servidores eram desviados para pagamento de despesas do governo.

A defesa de Waldez Góes tem argumentado que não há provas suficientes para embasar a condenação e que a decisão do STJ foi baseada em suposições e conjecturas. O habeas corpus em análise no STF busca reverter a condenação imposta pelo STJ e garantir a liberdade do ministro.

Caso o STF decida pela manutenção da condenação, Waldez Góes poderá cumprir a pena em regime semiaberto, onde terá direito a trabalhar durante o dia e retornar à prisão para dormir. Além disso, será obrigado a ressarcir o valor determinado pela Justiça como forma de compensação pelos recursos desviados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

PESQUISA POTIGUAR NEWS: CONFIRA OS NÚMEROS DA CORRIDA PARA À PREFEITURA DE CAICÓ

    O prefeito, Dr. Tadeu, lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Caicó.  É o que mostra a pesquisa Potiguar News, para medir o cenário de pré-campanha no município com vista ao pleito do próximo ano.   No primeiro cenário da pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes de possíveis candidatos –, Dr. Tadeu aparece com 34% das intenções de voto.  Ele é seguido por Diego Vale, que tem 21,3%.  Depois dele, aparece o ex-prefeito Batata, com 11%. Nesse cenário, 23,4% disseram não saber em quem ou não responderam à pesquisa e 10,3% afirmaram que pretendiam votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados. Em outro cenário pesquisado, a pesquisa mediu a preferência do eleitorado de Caicó com possíveis postulantes.  Em uma possível disputa entre o atual prefeito Dr. Tadeu, Padre Gleiber Dantas e o deputado estadual Adjuto Dias. Neste cenário, o prefeito Dr. Tadeu aparece com 27%,  empatado, com Padre Gleiber Dantas, com 26,3%  e seguido de perto pelo de