Pular para o conteúdo principal

RN ENTRA NO MERCADO DE PRODUÇÃO DE VINHOS COM UVAS MALBEC E SYRAH

 


Foto: Moraes Neto           
                    
O Rio Grande do Norte dá um passo importante para a entrada no mercado de produção de vinhos. Até o fim deste ano, o estado terá a primeira vinícola nos padrões exigidos para registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Vinícola Casa 7 Evas. O empresário paranaense, Evanildo Palantsky, está investindo em uma propriedade rural no município de São José do Mipibu, distante 38 quilômetros de Natal.

A ideia é, com plantações de uvas e café, transformar o local em um atrativo turístico com uma cafeteria e uma adega para oferecer experiências, inclusive na área de cultivo, na qual os visitantes poderão apreciar o vinho embaixo das parreiras e também conhecer o processo de produção na vinícola. Atualmente, o Rio Grande do Norte possui uma área de plantação de uvas da ordem de 20 hectares, mas a maior parte é voltada para o cultivo de uvas de mesa do tipo Vitória. Essa será a primeira produção com as variedades Malbec e Syrah.

Já edificada, a vinícola está aguardando os equipamentos para a instalação e conclusão do acabamento do prédio. O Sebrae do Rio Grande do Norte está prestando serviço de consultoria na elaboração de projetos técnicos industriais para a regularização e obtenção de Registro de Estabelecimento junto ao MAPA, na elaboração de projetos de sistema de prevenção de combate à incêndio e pânico junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado e também na regularização de poços para abastecimento de água para a indústria, bem como para a irrigação dos parreirais.

“Temos oferecido esse trabalho de suporte e acompanhamento para viabilizar a vinícola. Ao apoiar iniciativas como essa, o Sebrae ajuda a diversificar e agregar valor para a fruticultura do estado”, aponta João Hélio Cavalcanti.

As demandas estão sendo atendidas através do Projeto de Fruticultura do Sebrae-RN, cujo gestor Franco Marinho e o consultor credenciado, Eliseu Andrade, estiveram recentemente apresentando o trabalho in loco ao diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, e a gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural da instituição, Mona Paula Nóbrega.

O empresário e diretor da Vinícola Casa 7Evas, Evanildo Palantsky, afirma que o apoio do Sebrae-RN tem sido essencial para o andamento do projeto. A vinícola com 600 metros quadrados de área construída teve aprovação, sem ressalvas, da Superintendência Federal do MAPA no Rio Grande do Sul, cujos técnicos têm expertise nesse tipo de empreendimento.

Produção

A expectativa do empresário Evanildo Palantsky é ter uma produção de 100 mil litros de vinho fino de mesa por ano, principalmente das uvas Malbec e Syrah, que são as que melhor se adaptaram ao solo potiguar. Contudo, ele adianta que 70% da uva a ser utilizada na produção serão provenientes de Petrolina, cujas negociações com produtores pernambucanos já estão bem adiantadas.

“Vejo esse meu projeto da vinícola como uma oportunidade de oferecer algo diferente aqui no Nordeste e de ter um atrativo turístico diferente, quando todo o projeto estiver em pleno funcionamento”, afirma Evanildo Palantsky.
 
As etapas do processamento da vinícola vão desde a recepção da uva, desengaçamento/esmagamento, fermentação, estabilização e engarrafamento do vinho, até o estoque e expedição, que é a última etapa do processo, na qual o vinho é armazenado em caixas, seguindo para os locais de venda até o consumidor final.

Entre os equipamentos a serem instalados na vinícola, estão uma desengaçadeira e esmagador, sete tanques fermentadores de vinho (3 mil litros), sete tanques maturadores de vinho (5 mil litros), um tanque maturador de vinho (10 mil litros), um sistema Clean in Place (CIP) Móvel, um tanque líquido refrigerante (10 mil litros) e um filtro de terra de diatomácea com disco.

Mercado

No Rio Grande do Norte, o município de Apodi, na região Oeste, concentra a maior parte das áreas com plantio de uvas no estado, que detém cerca de 20 hectares de áreas cultivadas. No entanto, a cultura está presente em outras regiões, como é o caso da Vinícola Casa 7 Evas com vinhos e da Agro Vale do Carmo, em Upanema, que inicia a produção de uvas de mesa voltadas para o consumo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.