Pular para o conteúdo principal

MAR EM FÚRIA E CALOR DE 50 GRAUS. CHATGPT PREVÊ FIM DO MUNDO NO BRASIL

 


Imaginar o futuro, tentar prevê-lo, é uma característica dos humanos que guarda registros nas primeiras civilizações. Os oráculos eram uma parte fundamental das sociedades grega, na Europa, ou iorubá, na África, por exemplo.

Com a evolução das IAs (Inteligências Artificiais), como o ChatGPT, é possível “consultar” o futuro com poucos cliques. Ainda que estes “robôs” não tragam respostas certeiras do amanhã, eles baseiam-se em dados científicos – sobretudo quando pensamos em projeções climáticas. Podemos dizer que uma previsão do ChatGPT tem mais chance de dar certo, do que uma visão do Oráculo de Delfos, o mais famoso da Grécia Antiga.

Hoje, existe um esforço global para que o aumento da temperatura terrestre fique abaixo dos 2ºC até 2030. Para tal, a ONU já declarou que serão necessárias grandes ações.

Mas como será nosso mundo em 100 anos caso as atuais tendências de uso de combustíveis fósseis e emissões de gases de efeito estufa sejam mantidas? Para responder a essa pergunta usamos uma projeção realizada pelo ChatGPT, com dois personagens: Johnny e João, um que vive em um local mais afetado pelas mudanças climáticas, e tem menos recursos financeiros, e outro que vive em um local menos afetado, com boa renda e acesso a tratamento de saúde.

A simulação levou em conta dados científicos sobre mudanças climáticas, impactos na natureza e saúde humana, bem como suposições sobre o desenvolvimento tecnológico e social.

De acordo com a projeção do ChatGPT, a Terra estará mais quente e instável em 100 anos. Nesta próxima centena de anos, as temperaturas médias podem subir até 4°C, causando eventos climáticos extremos, como secas, enchentes, tempestades e furacões mais intensos e frequentes.

A projeção de um mundo totalmente inabitável é incerta e depende de múltiplos fatores, de acordo com a própria inteligência artificial. No entanto, o ChatGPT projeta que se o uso de combustíveis fósseis continuar no ritmo atual, é possível que em menos de 100 anos a Terra se torne um local com condições de vida muito insalubres para a maioria dos seres humanos.

As pessoas poderiam enfrentar temperaturas insuportáveis, com termômetros marcando mais de 50°C em algumas regiões, tornando impossível permanecer ao ar livre por muito tempo. O ar seria tóxico, com altos níveis de poluição atmosférica e de partículas finas, o que pode levar a uma série de doenças respiratórias e cardiovasculares. A água potável seria escassa, e a maioria dos rios, lagos e reservatórios estaria secando ou contaminada por produtos químicos e tóxicos.

As cidades seriam quentes e sufocantes, com poucas áreas verdes e sem árvores, tornando a vida urbana ainda mais estressante. As comunidades mais vulneráveis, como as populações indígenas, as pessoas que vivem em regiões costeiras ou em áreas com altos índices de pobreza e desigualdade, seriam as mais afetadas.

A projeção considerou como seria o cotidiano de duas pessoas fictícias, um rico chamado Johnny e um pobre chamado João, que vivem em lugares diferentes do mundo e têm trabalhos distintos.

Enquanto Johnny desfruta de um estilo de vida ainda confortável em uma cidade desenvolvida, João luta para sobreviver em uma região empobrecida e suscetível a eventos climáticos extremos. Johnny é um advogado que vive em Vancouver, Canadá, tem acesso a uma dieta balanceada, exercícios regulares e serviços de saúde de qualidade. Ele trabalha em um escritório de advocacia renomado e possui uma casa luxuosa.

Enquanto isso, João, um estivador que mora em Recife (PE), enfrenta dificuldades para garantir a própria alimentação. Ele está exposto a doenças causadas pela poluição do ar e da água, além de ter que lidar com o risco de deslizamentos de terra e inundações. Trabalhando sob o sol escaldante, com temperaturas que podem exceder os 40°C, sem acesso à água potável ou a instalações sanitárias adequadas.

Sandro Faria, biólogo doutor em evolução e sistemática e Membro do CPMAMA (Centro de Pesquisa e Monitoramento Ambiental da Mata Atlântica), que considerou os apontamentos e projeções pertinentes e afirma que os impactos em algumas partes do globo seriam bem próximos ou iguais aos que foram apontados pelo ChatGPT.

“A questão é que esse mecanismo não consegue prever tantas características sociais, pois, locais mais pobres serão afetados muito antes, e os desdobramentos dessas fragilidades ainda não são totalmente mensuráveis pela ciência ou por inteligências artificiais”, afirma Faria.

O biólogo alerta que o fracasso na redução do uso dos combustíveis fósseis e em outras estratégias que barrem as mudanças climáticas irão desencadear uma série de eventos climáticos de proporções ainda desconhecidas.

“Algumas catástrofes mais drásticas, agressivas e pontuais podem acontecer em diversas regiões do globo e não de uma maneira gradual como previsto na IA. No geral, o mecanismo se mostrou bastante coerente”, avalia.

Por fim, a IA nos deixa um recado, tal qual um oráculo que prevê e alerta ao futuro: “Ainda há tempo para agir, mas é necessário que governos, empresas e sociedade civil trabalhem juntos em busca de soluções sustentáveis e justas para enfrentar esse desafio global”.

UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...