Pular para o conteúdo principal

MANTO DO BÊBADO: A PUNIÇÃO PARA EMBRIAGADOS DO SÉCULO XVI

 

Quem nunca teve que carregar um amigo bêbado para fora de um bar é porque

provavelmente estava sendo carregado, não é mesmo? Embora a embriaguez possa

render alguns momentos engraçados, beber demais nunca é benéfico para a nossa

saúde e costuma gerar uma ressaca terrível.

E o que poderia ser pior do que acordar com uma dor de cabeça de matar? No século XVI, o povo da Inglaterra possuía uma punição ainda mais humilhante para quem acabou se passando no álcool na noite anterior: o Manto do Bêbado. Ficou curioso para saber mais sobre esse castigo? Conheça essa história nos próximos parágrafos!

Humilhação pública(Fonte: Wikimedia Commons)


O Manto do Bêbado era uma punição bastante simples. Qualquer pessoa considerada culpada de vários delitos de embriaguez deveria usar um barril de cerveja vazio como vestimenta, o qual possuía um buraco no topo para a cabeça e dois buracos nas laterais para os braços. Então, os beberrões deveriam desfilar pela cidade envergonhados pelos seus vizinhos.

Embora a cultura da bebida e dos pub’s sempre tenha feito parte da história da Inglaterra, o Manto do Bêbado marcou uma firme resistência à cultura do excesso de álcool.

Em algumas partes da região, a punição também ficou conhecida como “Manto de Newcastle”, visto que alguns historiadores suspeitam que foi lá onde os bêbados passaram a serpunidos pela primeira vez.

“As informações sobre este dispositivo são incompletas e, embora tenhamos certeza de que foi usado em várias vilas e cidades em toda a Europa, não sabemos onde foi

pensado pela primeira vez”, é a informação passada pelo Clink Prison Museum, em Londres.

Interferência do ParlamentoWikimedia Commons

Tendo em vista que a Inglaterra tornou-se um espaço cultural para os bêbados de plantão, o Parlamento

inglês começou a procurar maneiras de regular o

consumo de álcool em todo o país temendo os efeitos colaterais negativos da bebedeira desimpedida. O

primeiro passo foi tomado em 1551, quando a embriaguez

pública tornou-se um crime civil.

Além disso, os políticos ingleses também implementaram uma série de estatutos estritos para punir os bêbados, especialmente aqueles que foram presos mais de uma vez.

Qualquer indivíduo preso por embriaguez deveria pagar uma pequena multa em dinheiro, mas seriam humilhados com o Manto do Bêbado em caso de reincidência.

Estima-se que a ideia do manto possa ter surgido com o rei Jaime I da Inglaterra, o qual supostamente adorava pensar em punições que fossem “bizarramente adaptadas para se adequarem ao crime em particular”. O Manto do Bêbado, contudo, só foi realmente tornar-se popular entre 1653 e 1658.

Embora essa fosse uma punição bastante peculiar, não demorou muito para que a ideia se espalhasse para além da Inglaterra, chegando em países como Alemanha, onde foi apelidado de “brasão da vergonha”; Dinamarca, local onde a forma de punição passou a ser chamada de “manto espanhol; e até mesmo nos Estados Unidos, onde foi apelidada de “camisa-barril”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

PESQUISA POTIGUAR NEWS: CONFIRA OS NÚMEROS DA CORRIDA PARA À PREFEITURA DE CAICÓ

    O prefeito, Dr. Tadeu, lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Caicó.  É o que mostra a pesquisa Potiguar News, para medir o cenário de pré-campanha no município com vista ao pleito do próximo ano.   No primeiro cenário da pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes de possíveis candidatos –, Dr. Tadeu aparece com 34% das intenções de voto.  Ele é seguido por Diego Vale, que tem 21,3%.  Depois dele, aparece o ex-prefeito Batata, com 11%. Nesse cenário, 23,4% disseram não saber em quem ou não responderam à pesquisa e 10,3% afirmaram que pretendiam votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados. Em outro cenário pesquisado, a pesquisa mediu a preferência do eleitorado de Caicó com possíveis postulantes.  Em uma possível disputa entre o atual prefeito Dr. Tadeu, Padre Gleiber Dantas e o deputado estadual Adjuto Dias. Neste cenário, o prefeito Dr. Tadeu aparece com 27%,  empatado, com Padre Gleiber Dantas, com 26,3%  e seguido de perto pelo de