Pular para o conteúdo principal

MANTO DO BÊBADO: A PUNIÇÃO PARA EMBRIAGADOS DO SÉCULO XVI

 

Quem nunca teve que carregar um amigo bêbado para fora de um bar é porque

provavelmente estava sendo carregado, não é mesmo? Embora a embriaguez possa

render alguns momentos engraçados, beber demais nunca é benéfico para a nossa

saúde e costuma gerar uma ressaca terrível.

E o que poderia ser pior do que acordar com uma dor de cabeça de matar? No século XVI, o povo da Inglaterra possuía uma punição ainda mais humilhante para quem acabou se passando no álcool na noite anterior: o Manto do Bêbado. Ficou curioso para saber mais sobre esse castigo? Conheça essa história nos próximos parágrafos!

Humilhação pública(Fonte: Wikimedia Commons)


O Manto do Bêbado era uma punição bastante simples. Qualquer pessoa considerada culpada de vários delitos de embriaguez deveria usar um barril de cerveja vazio como vestimenta, o qual possuía um buraco no topo para a cabeça e dois buracos nas laterais para os braços. Então, os beberrões deveriam desfilar pela cidade envergonhados pelos seus vizinhos.

Embora a cultura da bebida e dos pub’s sempre tenha feito parte da história da Inglaterra, o Manto do Bêbado marcou uma firme resistência à cultura do excesso de álcool.

Em algumas partes da região, a punição também ficou conhecida como “Manto de Newcastle”, visto que alguns historiadores suspeitam que foi lá onde os bêbados passaram a serpunidos pela primeira vez.

“As informações sobre este dispositivo são incompletas e, embora tenhamos certeza de que foi usado em várias vilas e cidades em toda a Europa, não sabemos onde foi

pensado pela primeira vez”, é a informação passada pelo Clink Prison Museum, em Londres.

Interferência do ParlamentoWikimedia Commons

Tendo em vista que a Inglaterra tornou-se um espaço cultural para os bêbados de plantão, o Parlamento

inglês começou a procurar maneiras de regular o

consumo de álcool em todo o país temendo os efeitos colaterais negativos da bebedeira desimpedida. O

primeiro passo foi tomado em 1551, quando a embriaguez

pública tornou-se um crime civil.

Além disso, os políticos ingleses também implementaram uma série de estatutos estritos para punir os bêbados, especialmente aqueles que foram presos mais de uma vez.

Qualquer indivíduo preso por embriaguez deveria pagar uma pequena multa em dinheiro, mas seriam humilhados com o Manto do Bêbado em caso de reincidência.

Estima-se que a ideia do manto possa ter surgido com o rei Jaime I da Inglaterra, o qual supostamente adorava pensar em punições que fossem “bizarramente adaptadas para se adequarem ao crime em particular”. O Manto do Bêbado, contudo, só foi realmente tornar-se popular entre 1653 e 1658.

Embora essa fosse uma punição bastante peculiar, não demorou muito para que a ideia se espalhasse para além da Inglaterra, chegando em países como Alemanha, onde foi apelidado de “brasão da vergonha”; Dinamarca, local onde a forma de punição passou a ser chamada de “manto espanhol; e até mesmo nos Estados Unidos, onde foi apelidada de “camisa-barril”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...