Pular para o conteúdo principal

MANTO DO BÊBADO: A PUNIÇÃO PARA EMBRIAGADOS DO SÉCULO XVI

 

Quem nunca teve que carregar um amigo bêbado para fora de um bar é porque

provavelmente estava sendo carregado, não é mesmo? Embora a embriaguez possa

render alguns momentos engraçados, beber demais nunca é benéfico para a nossa

saúde e costuma gerar uma ressaca terrível.

E o que poderia ser pior do que acordar com uma dor de cabeça de matar? No século XVI, o povo da Inglaterra possuía uma punição ainda mais humilhante para quem acabou se passando no álcool na noite anterior: o Manto do Bêbado. Ficou curioso para saber mais sobre esse castigo? Conheça essa história nos próximos parágrafos!

Humilhação pública(Fonte: Wikimedia Commons)


O Manto do Bêbado era uma punição bastante simples. Qualquer pessoa considerada culpada de vários delitos de embriaguez deveria usar um barril de cerveja vazio como vestimenta, o qual possuía um buraco no topo para a cabeça e dois buracos nas laterais para os braços. Então, os beberrões deveriam desfilar pela cidade envergonhados pelos seus vizinhos.

Embora a cultura da bebida e dos pub’s sempre tenha feito parte da história da Inglaterra, o Manto do Bêbado marcou uma firme resistência à cultura do excesso de álcool.

Em algumas partes da região, a punição também ficou conhecida como “Manto de Newcastle”, visto que alguns historiadores suspeitam que foi lá onde os bêbados passaram a serpunidos pela primeira vez.

“As informações sobre este dispositivo são incompletas e, embora tenhamos certeza de que foi usado em várias vilas e cidades em toda a Europa, não sabemos onde foi

pensado pela primeira vez”, é a informação passada pelo Clink Prison Museum, em Londres.

Interferência do ParlamentoWikimedia Commons

Tendo em vista que a Inglaterra tornou-se um espaço cultural para os bêbados de plantão, o Parlamento

inglês começou a procurar maneiras de regular o

consumo de álcool em todo o país temendo os efeitos colaterais negativos da bebedeira desimpedida. O

primeiro passo foi tomado em 1551, quando a embriaguez

pública tornou-se um crime civil.

Além disso, os políticos ingleses também implementaram uma série de estatutos estritos para punir os bêbados, especialmente aqueles que foram presos mais de uma vez.

Qualquer indivíduo preso por embriaguez deveria pagar uma pequena multa em dinheiro, mas seriam humilhados com o Manto do Bêbado em caso de reincidência.

Estima-se que a ideia do manto possa ter surgido com o rei Jaime I da Inglaterra, o qual supostamente adorava pensar em punições que fossem “bizarramente adaptadas para se adequarem ao crime em particular”. O Manto do Bêbado, contudo, só foi realmente tornar-se popular entre 1653 e 1658.

Embora essa fosse uma punição bastante peculiar, não demorou muito para que a ideia se espalhasse para além da Inglaterra, chegando em países como Alemanha, onde foi apelidado de “brasão da vergonha”; Dinamarca, local onde a forma de punição passou a ser chamada de “manto espanhol; e até mesmo nos Estados Unidos, onde foi apelidada de “camisa-barril”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.