Pular para o conteúdo principal

FILA DO TRANSPLANTE NO RN TEM MAIS DE 900 PESSOAS À ESPERA DE UM ÓRGÃO

 


O Rio Grande do Norte tem hoje mais de 900 pessoas à espera de um transplante, dos quais 570 aguardam uma cirurgia para substituir as córneas. Em seguida, aparece o transplante de rins e depois medula. A Central de Transplantes do Estado, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), diz que conseguiu zerar a fila para transplante de coração. Desde o início do ano foram feitos três em todo o Estado.

Segundo a coordenadora da Central, Rogéria Medeiros, a maior dificuldade enfrentada por quem aguarda transplante no RN é o número de doações efetivadas. “Nosso estado tem cerca de 70% de negativa familiar à doação”, registra. O órgão também sofre com problemas nas notificações desses possíveis doadores, que devem ser feitos pelos hospitais, sejam públicos ou privados.

“Essa notificação deveria ser compulsória, mas não é o que ocorre na realidade. A Central conta com a OPOA – Organização à Procura de Óbitos, que faz a busca ativa desses doadores”, acrescenta Rogéria. A Central trabalha 24 horas diariamente para conseguir atender as notificações de potencial doador no Estado.

Córneas
A maior demanda da Central é pelo transplante de córneas, cujas doenças são a quarta principal causa de cegueira no mundo. Segundo a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Norte, o tempo médio de espera para conseguir um transplante é de um ano e sete meses. Em todo o Estado, apenas Natal e Parnamirim realizaram as cirurgias e há poucos centros habilitados no sistema suplementar de saúde.

De acordo com o presidente da sociedade, Anderson Martins, a limitação na captação do tecido córneo é o maior entrave enfrentado pelos candidatos à cirurgia. “Não há centro privado que faz essa captação atualmente. Existem hospitais privados habilitados para este serviço, no entanto, 'paramos' na falta de convênio entre o Estado e o centro”, explica Martins.

O médico explica que se perdeu muitos doadores por causa desse problema, que poderia ser facilmente resolvido com um convênio entre os hospitais privados com o Estado através das verbas federais do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC). “Não teria custos para o Governo Estadual porque as verbas são federais. Os centros transplantadores estão com equipes ociosas por falta de córneas”, diz.

O Hospital de Olhos de Parnamirim está habilitado para realização de transplantes de córnea e para sua captação. Com a infraestrutura que possui hoje, o HOP possui condições de realizar os procedimentos de ações, retirada e entrevista familiar, bem como de avaliação do doador, enquanto o atual banco de olhos vinculado ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) faria os procedimentos relativos ao processamento e sorologias para encaminhamento do tecido para transplante.

A unidade é o único centro transplantador de córnea fora da capital, mas que está dentro da Grande Natal. Possui três médicos cadastrados aptos para realização de transplante de córnea e está habilitado não somente para realizar as cirurgias, como também para realizar a captação e aumentar a disponibilidade de córneas para todo o Rio Grande do Norte.

“A ideia é que a partir da implementação desse novo fluxo de captação, com profissionais habilitados seguindo os procedimentos necessários, em cooperação com as equipes já existentes vinculadas ao HUOL, se conseguir uma restrição relevante na quantidade de córneas captadas e disponíveis a transplante, em um prognóstico de redução do tempo de espera da fila de transplante do tecido ocular”, finaliza Martins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.