Pular para o conteúdo principal

ESTUDO RECENTE ESTIMA QUE 8% DO TRABALHO MUNDIAL SEJA SUBSTITUÍDO POR IA

 



Uma pesquisa recente, da Universidade de Stanford e do MIT revelou que o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas empresas, como o ChatGPT, pode aumentar a produtividade dos trabalhadores em até 14%. Alguns funcionários conseguiram fazer o trabalho 35% mais rápido do que sem o uso da tecnologia. Uma das críticas, a IA, é que a nova tecnologia substitui, no futuro, o ser humano em determinadas funções ou profissões. Para o especialista Marcel Nicolay, CTO da fintech Malga – orquestradora de pagamentos que oferece uma infraestrutura completa, acessível e adaptável para negócios digitais – os chatbots com IA podem ser aliados e não vilões dos profissionais, auxiliando na produtividade, corroborando com os resultados da pesquisa de Stanford e do MIT.

“Essa disrupção vai acontecer também na produtividade. Isso porque, estima-se um aumento médio de 7% na produtividade média global. As atividades administrativas e jurídicas podem ser as mais impactadas, com quase metade dos seus empregados substituídos. Estamos vivenciando um evento de transformação do mercado de trabalho sem precedentes. Com isso, todos os profissionais precisam estar preparados para aprender novas ferramentas, utilizar essas tecnologias de IA para melhorar sua produtividade e estar muito atento às mudanças que vão se intensificar nos próximos anos”, aconselha Marcel Nicolay.


Ainda segundo o CTO de Malga, quem lida com negócios de maneira geral, precisa estar atento às mudanças causadas pela Inteligência Artificial. “A IA é uma tecnologia que possui um enorme potencial de colapso no mercado de trabalho e no comportamento das pessoas. Estamos vivenciando uma mudança próxima como a que aconteceu com a criação da internet e dos smartphones. É difícil ver muito além e prever necessariamente o que vai acontecer, mas como todo bom empreendedor sabe, toda mudança gera riscos e, com isso, também oportunidades. Ou seja, negócios que não conseguiram como se beneficiar das novas tecnologias de IA serão muito possivelmente substituídos por novas startups que estão desenvolvendo produtos e serviços que se beneficiam dessa tendência”, pontua Marcel Nicolay

IA já é realidade no mercado de meio de pagamentos:

No âmbito dos negócios digitais, quando o assunto é o mercado de meio de pagamentos e empreendedores, a IA também tem evoluído rapidamente. Algumas das tecnologias com IA utilizadas nesse mercado, por exemplo, são aquelas com a finalidade de reduzir o número de fraudes e a verificação de pagamentos baseados em reconhecimento facial. O CTO de Malga, Marcel Nicolay pontua que um dos principais usos da Inteligência Artificial atualmente é na prevenção a fraude – na detecção de padrões de comportamento, para poder identificar essas fraudes. Segundo o CTO, com deep learning (em português, aprendizagem profunda), a IA pode aprender com dados históricos para reconhecer fraudes em tempo real, gerando alertas para os donos de negócios e aumentando a segurança geral dos meios de pagamento.

“As empresas de pagamentos e os principais e-commerce e marketplaces do mercado já fazem uso de algoritmos de aprendizado de máquina para detectar transações fraudulentas há muitos anos. Nesses casos, os algoritmos são treinados para aprender com dados históricos e identificar padrões suspeitos, bloqueando compras ou experimentando uma camada adicional de autenticação para legitimar a transação e evitar perdas. Além disso, o segmento de pagamentos também faz uso da IA ​​para promover o aprendizado do comportamento do consumidor, a fim de criar ofertas personalizadas. E mais recentemente, com a chegada dos chatbots, utiliza essa tecnologia para oferecer um suporte em tempo real para resolver problemas de pagamento”, explica Marcel Nicolay.

A Inteligência Artificial e o machine learning (aprendizado de máquina), estão no radar do setor financeiro, que está passando por uma grande transformação digital que foi acelerada nos últimos anos. É o que revela o relatório Tendências em Tecnologias de Pagamento, da Elo – empresa responsável pela maior bandeira brasileira de cartões. O relatório elencou as 10 tecnologias que terão destaque no setor financeiro em 2023.

Marcel Nicolay revela que em Malga, eles investem constantemente em tecnologias de IA para aumentar a segurança das transações e otimizar o fluxo de pagamento. “Estamos lançando nas próximas semanas um orquestrador de fluxos inteligentes de pagamentos que vai permitir aos nossos clientes criarem fluxos com diferentes meios de pagamentos e provedores, com análise e decisão em tempo real do caminho mais eficiente para cada transação. Investimos também em um projeto piloto com uso de IA para construção de um índice de probabilidade de uma cobrança ser fraudulenta para apoiar nossos clientes a otimizar ainda mais seu fluxo de pagamentos, solicitando mais dados do comprador em compras suspeitas”, explica Nicolay.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.