Pular para o conteúdo principal

DEFENIDOS OS 28 CLU8ES DA COPA DO NORDESTE DE 2024

 


Definida a lista de participantes da Copa do Nordeste de 2024. Ao todo, a 21ª edição do torneio regional terá 28 clubes, somando a preliminar e a fase principal. Embora ainda falte a conclusão do Campeonato Potiguar, cuja final entre ABC e América será só em 31 de maio, os representantes do RN já estão confirmados, restando saber “apenas” quem irá direto à fase de grupos. No caso, o campeão estadual de 2023.

A lista levantada pelo blog considera o modelo implantado na Lampions deste ano, com a decisão entre Sport e Ceará ainda aberta. Inicialmente, o Nordestão 2023 teria 36 clubes, com 24 numa preliminar com três fases eliminatórias. Porém, uma reunião na sede da CBF, em outubro de 2022, enxugou a seletiva, que passou a ter 16 clubes e apenas duas eliminatórias, ambas em jogos únicos, com o objetivo de definir 4 classificados. A fase principal, lembrando, tem 16 participantes, com 12 já pré-classificados, os 9 campeões estaduais e os melhores ranqueados das 3 principais federações no Ranking da CBF.

CE, BA e PE são os estados com mais vagas

A distribuição das 28 vagas por estado na próxima edição, com a quantidade de times definida de acordo com a posição de cada federação no ranking nacional de 2023. São três níveis ordenados anualmente, variando entre 2 vagas (para 2 estados), 3 vagas (4 estados) e 4 vagas (para 3 estados). Em tempo: não houve mudança no ranking entre federações em relação aos torneios regionais de 2023 e 2024.

4 VAGAS: 2 na Fase de Grupos e 2 na Pré-Copa

1º) Ceará (28.914 pontos; em 6º no Brasil)

2º) Bahia (19.821; em 9º)

3º) Pernambuco (14.405; em 10º)

3 VAGAS: 1 na Fase de Grupos e 2 na Pré-Copa

4º) Alagoas (12.334 pontos; em 11º no Brasil)

5º) Maranhão (7.951; em 14º)

6º) Rio Grande do Norte (5.813; em 15º)

7º) Paraíba (5.683; em 16º)

2 VAGAS: 1 na Fase de Grupos e 1 na Pré-Copa

8º) Sergipe (4.897 pontos; em 17º no Brasil)

9º) Piauí (4.116; em 18º)

A seguir, os classificados à Copa do Nordeste de 2024 e a origem de cada vaga. Para a fase de grupos, em cada federação, vale primeiro o campeão estadual, seguido pelo ranking, caso exista a 2ª vaga. Já na preliminar é oposto, valendo primeiro o ranking, à parte daqueles já na fase principal, e depois o melhor classificação no Estadual, caso exista a 2ª vaga.

Ceará (4 clubes)

Grupo: Fortaleza (campeão cearense em 08/04) e Ceará (14º no ranking)

Preliminar: Ferroviário (54º no ranking) e Iguatu (3º no Estadual)

Bahia (4 clubes)

Grupo: Bahia (campeão baiano em 02/04) e Vitória (29º no ranking)

Preliminar: Juazeirense (57º no ranking) e Jacuipense (Vice no Estadual)

Pernambuco (4 clubes)

Grupo: Sport (campeão pernambucano em 22/04) e Náutico (37º no ranking)

Preliminar: Santa Cruz (59º no ranking) e Retrô (vice no Estadual)

Alagoas (3 clubes)

Grupo: CRB (campeão alagoano em 08/04)

Preliminar: CSA (28º no ranking) e ASA (vice no Estadual)

Maranhão (3 clubes)

Grupo: Maranhão (campeão maranhense em 26/03)

Preliminar: Sampaio Corrêa (32º no ranking) e Moto Club (vice no Estadual)

Rio Grande do Norte (3 clubes)

Grupo: campeão potiguar (ABC ou América)

Preliminar: classificado pelo ranking (ABC/44º ou América/62º) e Potiguar de Mossoró (3º no Estadual)

Paraíba (3 clubes)

Grupo: Treze (campeão paraibano em 08/04)

Preliminar: Botafogo (56º no ranking) e Sousa (vice no Estadual)

Sergipe (2 clubes)

Grupo: Itabaiana (campeão sergipano em 22/04)

Preliminar: Confiança (47º no ranking)

Piauí (2 clubes)

Grupo: River (campeão piauiense em 15/04)

Preliminar: Altos (58º no ranking)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.