Pular para o conteúdo principal

A CHAPA PROVÁVEL DE ÁLVARO DIAS EM NATAL



Do Diário do RN 

O prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) pode apoiar uma eventual chapa formada pelo ex-deputado federal Rafael Mott a (PSB) e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, para a Prefeitura de Natal em 2024. Dessa forma, faria seu sucessor no executivo natalense e, ao apoiar um nome do partido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, se aproximaria da gestão federal para garantir os recursos necessários para a conclusão das obras estruturais em andamento na Capital, “cimentando” seu nome com um legado administrativo concreto, que poderia alçá-lo a um cargo majoritário em 2026.

Apesar de reafirmar, constan-temente, que só abordará o tema da sucessão municipal no próximo ano, Álvaro já elogiou publicamente Rafael como uma boa opção para governar a Capital, assim como o presidente da Câmara de Natal, o vereador Eriko Jácome (MDB), há cerca de um mês. 

O episódio ocorreu logo após o suposto rompimento político entre o prefeito e o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), quando Álvaro exonerou os cargos comissionados ligados ao parlamentar, no último dia 21 de abril. 

O fato aconteceu depois que Paulinho Freire anunciou que será pré-candidato em 2024 com ou sem o apoio de Álvaro Dias e após 22, dos 29 vereadores do município, se comprometerem publicamente em apoiar o deputado.  Conforme informações de bastidores, o prefeito já teria expressado verbalmente seu descontentamento com Paulinho a amigos em Caicó, seu reduto eleitoral.

No último dia 12, Álvaro e Rafael estiveram presentes à 9ª Femptur (Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte), no Centro de Convenções de Natal, quando foram vistos bordando juntos, auxiliados por uma bordadeira da Vila de Ponta Negra. Em fevereiro passado, ambos estiveram juntos na abertura do Carnaval em Natal, quando posaram sorridentes para fotos. Nas duas ocasiões, o ex-deputado e o prefeito estavam bem próximos e amigáveis.


“O prefeito pode estar sendo gentil com Rafael para que este abra espaço junto ao governo federal, através do vice-presidente Geraldo Alckmin”, sugeriu um aliado do prefeito, que preferiu não ser identificado. 


Para ele, apesar de informações de bastidores que dão conta do possível apoio de Álvaro a chapa composta por  Rafael e Irapoã (muito amigo e do círculo de confiança do prefeito) em 2024, isso não quer dizer nada, ainda, uma vez que o ex-deputado federal não colocou seu nome à disposição do PSB para disputar a Prefeitura de Natal. 


Uma aproximação estratégica com o governo federal, visando angariar recursos financeiros para a conclusão de importantes obras estruturais em andamento na Capital – como o Hospital Municipal de Natal, o enroncamento e a engorda da praia de Ponta Negra, o terminal turístico da Redinha e a readequação da Avenida Felizardo Moura, por exemplo – ainda durante seu mandato administrativo, é apontado por um veterano da política norte-rio-grandense como o principal mo-tivo para um possível apoio de Álvaro a Rafael.

“Álvaro só tratará de eleições em 2024. Tem muitas obras previstas e outras acontecendo e também importantes gargalos, como o transporte público, buracos abertos com as últimas chuvas e a saúde. Ele fará a licitação do transporte e o governo federal dará o subsídio para as tarifas nas grandes cidades. Também precisa de recursos para renovar o asfalto em grande parte da cidade, tão sofrida. E tem a construção do hospital municipal ainda, que tem recursos garantidos para uma parte”, afi rmou o interlocutor, aliado do prefeito e do ex-deputado federal.

“PORTFÓLIO” PARA 2026

O veterano confirmou que a conclusão dessas grandes obras é o foco principal de Álvaro, pois o prefeito precisa ter um legado administrativo para chegar na disputa majoritária em 2026 com “portfólio” sufi ciente para se eleger. “Álvaro Dias quer cuidar das pessoas e de seus direitos. E ele sabe que o cidadão olha para a sua rua, seu bairro, seu lazer, sua saúde, seu transporte, na hora de escolher seus representantes. Ou seja, um prefeito bem avaliado pode eleger seu candidato mostrando à população que trabalha e que a cidade está avançando. Olha aí o Plano Diretor de Natal”, enfatizou.

E afirmou que Rafael Motta trabalha para manter suas bases no Estado, de olho em 2026, mas que também pensa em ser uma opção para Natal em 2024. “Ele pensa sim. E sabe que precisa de apoio e todos pensam no apoio de Álvaro, que vem se esforçando para deixar seu legado para Natal. Visita as obras constantemente, trabalha para o povo. Seu apoio tem e terá peso. Na hora, o natalense decidirá: se quer continuar crescendo ou se vai querer mudar”, falou.


De olho em 2026, Álvaro pode apoiar chapa com Rafael e Irapuã em Natal focado em “cimentar” seu nome como prefeito competente, Álvaro pode apoiar pessebista para cair nas graças do governo federal Rafael Motta e Álvaro Dias se encontraram recentemente em evento de turismo no Centro de Convenções Secretário Irapuã Nóbrega seria o nome do prefeito para compor a chapa.

“Por enquanto, são apenas especulações ou manifestação da vontade de alguns agentes da política, mas nada oficial foi tratado, pelo menos dentro do PSB”, afi rmou o secretário estadual de Articulação Política do PSB, Manassés Duarte. 


“PSB ainda não sentou para tratar sobre as eleições”, diz Manassés. "Estou para tratar sobre as eleições do ano que vem. Portanto, não existe ainda uma estratégia em curso. Por enquanto, estamos fazendo o de sempre, ouvindo as bases e o sentimento do povo”, disse. 


Ele reconheceu que uma chapa encabeçada por Rafael Motta para disputar a Prefeitura de Natal seria bem competitiva, mas defende que ainda é cedo para defi nições. E que o partido ainda não consultou o ex-deputado federal sobre essa possibilidade. 

“De uma coisa eu tenho certeza: O PSB, como nas últimas duas eleições municipais, irá trabalhar para ampliar sua bancada na Câmara Municipal. Em 2016, elegemos um vereador e, em 2020, elegemos dois. Nossa expectativa é ampliar esse número e fazer do nosso partido um protagonista no pleito do ano que vem, contribuin-do principalmente com o debate de boas políticas públicas para o povo natalense”, explicou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.