Pular para o conteúdo principal

TROCA DE TRÊS BEBÊS EM MATERNIDADE DA PARAÍBA É DESCOBERTA QUASE 30 ANOS APÓS CASO

Raylane, Milena e Marcelma nasceram em 5 de agosto de 1994 - Foto: reprodução/TV Globo

Três famílias descobriram, por acaso, que tiveram os bebês trocados em uma maternidade da Paraíba há quase 30 anos. As três meninas nasceram no mesmo dia e foram entregues aos pais errados ao fim da estadia no hospital. Neste ano, uma das garotas constatou o equívoco enquanto investigava a própria ancestralidade em um site especializado em análise de DNA.

Dia 5 de agosto de 1994 foi registrado o nascimento de Milena, Raylane e Marcelma na Maternidade Doutor Deodato Cartaxo, em Cajazeiras. A primeira saiu com a suposta mãe Luísa, enquanto a segunda com Marlucy e a última com Maria de Fátima. No entanto, a ordem supostamente certa seria: Luísa com Raylane, Marlucy com Marcelma e Maria de Fátima com Milena. Esta última troca ainda não foi totalmente confirmada. As informações são de reportagem exibida nesse domingo (23) no Fantástico. 


O erro foi detectado em janeiro deste ano, quando Raylane decidiu investigar, por curiosidade, as origens via um exame de DNA. Ao contratar um serviço de análise de dados genéticos, capaz de identificar parentesco entre clientes, a moça de 28 anos, que mora em Nova York, descobriu que tinha um irmão brasileiro, que atualmente reside na Irlanda, identificado como Lennon Carvalho, que também cadastrou as informações dele no portal. 


Ela decidiu entrar em contato com ele através das redes sociais. Na conversa, os dois descobriram que possuem a mesma cidade natal, Cajazeiras, no sertão paraibano, e que ele tinha uma irmã, Milena, que nasceu no mesmo dia que Raylane, 5 de agosto de 1994, o que levantou as suspeitas dela sobre a troca. Juntos, eles convenceram os parentes a realizarem teste para comprovar a hipótese. 


No exame, a moça descobriu que não é filha da mãe Marlucy, e sim de Luísa, que também é mãe de Lennon. Na verdade, Raylane foi trocada por Milena na maternidade. No entanto, o resultado do teste de Marlucy indicou que ela não tinha parentesco com Milena. O que indicou que o erro da instituição de saúde era maior do que o projetado inicialmente.  

O que foi mais desesperador foi saber que a minha filha Milena, a partir daquele momento, não ia saber quem é a mãe biológica", relembrou Luísa ao Fantástico.


Ao realizarem uma campanha para encontrar quem mais nasceu naquela data, as famílias descobriram que Marcelma poderia ser a terceira criança. A jovem, que é moradora de zona rural de Cajazeiras, contou ao Fantástico que desde a infância os próprios parentes desconfiavam que pudesse ter acontecido uma troca de bebês. Devido a isso, ela disse que sofreu muito e acabou se afastando dos familiares, inclusive da suposta mãe, Maria de Fátima.


Ao realizar o exame de DNA, Marcelma constatou ser filha de Marlucy. O resultado do teste realizado para identificar o suposto parentesco entre Maria de Fátima e Milena ainda não saiu, conforme a reportagem. Se for positivo, o drama das família terá um desfecho, mas caso seja negativo indicará que a troca envolveu uma quarta criança. 

"Espero que um dia Milena encontre a mãe biológica dela e que a gente se torne uma grande família", declarou Luísa. 

PEDIDO DE DOCUMENTOS AO HOSPITAL

Os advogados que representam as famílias solicitaram cópias dos prontuários médicos da época do nascimento das crianças, além da identificação da equipe que atuava na maternidade no dia 5 de agosto de 1994.

A assessoria jurídica do Hospital Regional de Cajazeiras, onde fica a instituição neonatal, declarou que os dados não foram encontrados. E que não há informação sobre a escala de trabalho daquela data, já que, conforma a lei, tais documentos só precisam ficar arquivados pelo período de 20 anos.

Atualmente, Milena segue morando com Luísa, enquanto Raylane mantém contato com a mãe biológica e Marlucy. Já Marcelma tenta recuperar o tempo de convivência que perdeu com Marlucy.

UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.