Pular para o conteúdo principal

PESQUISA APONTA QUE SETE EM CADA 10 JOVENS BRASILEIROS NÃO DESTINGUEM FATOS DE FAKE

 

De acordo com uma pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sete em cada dez jovens de até 15 anos no Brasil não conseguem diferenciar fatos de opiniões. Essa falta de habilidade midiática é um instrumento perigoso quando se trata de desinformação e propagação de discursos de ódio.

As notícias falsas podem ser tão atrativas justamente porque não retratam a realidade. Bianca Ferreira Larangeira, psicóloga do Marista Escola Social Ecológica, explica:

“Seja uma solução fácil para uma doença ou uma explicação mirabolante para uma questão, as fake news extrapolam a realidade e unem pessoas em torno de uma causa comum”.

Para combater esse quadro, a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza, afirma que o caminho mais certeiro é a educação e a informação. É essencial investir na alfabetização digital depois da alfabetização tradicional, usar a internet de forma responsável, com discernimento, senso crítico e respeito para que o ambiente online seja civilizado e construtivo.

O projeto “Fake ou News?” é um exemplo de como a alfabetização digital pode ser trabalhada. Estimulando estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental a analisar e debater diferentes materiais durante as aulas do componente curricular Conexão XXI, o projeto ajuda os adolescentes a aprender a defender ideias e pontos de vista, assim como a negociar respeitosamente e aceitar opiniões diferentes da sua.

Além disso, é importante saber como identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa. Para isso, preste atenção nas fontes de apoio, consulte as referências impressas e os links citados ao longo do texto. Desconfie de notícias sem referências. Analise se é um fato ou uma opinião pessoal. Verifique como a informação chegou até você.

Não tire conclusões precipitadas com base apenas nos títulos e avalie se o conteúdo não é uma piada ou um meme da internet.

Fique atento a erros ortográficos, ironia, termos exagerados ou soluções simples demais para problemas complicados, que são indícios de fraude. Se ainda houver dúvidas, consulte especialistas da área e compartilhe apenas depois de checar os fatos.

A alfabetização midiática é uma necessidade cada vez mais urgente na sociedade atual, especialmente entre os jovens. A educação e a informação são essenciais para combater a desinformação e a propagação de discursos de ódio. Cabe a cada um de nós assumir a responsabilidade de checar as informações antes de compartilhar e ajudar a construir um ambiente online mais civilizado e construtivo.

Como identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa?

1 Preste atenção nas fontes de apoio. Ou seja, consulte as referências
impressas e os links que foram citados ao longo do texto. Se uma notícia não tiver referências, desconfie.
2 É um fato ou uma opinião pessoal? Artigos opinativos disfarçados de notícia podem trazer apenas a opinião de uma pessoa, não conter informações completamente verídicas e até vir carregada de preconceito ou outras informações tendenciosas.

3 Analise como a informação chegou até você. Se foi por meio de redes
sociais, redobre suas suspeitas. Seu colega, familiar ou amigo costuma checar as informações antes de compartilhar? Caso contrário, confira a veracidade e avise as pessoas envolvidas na conversa se desconfiar de algo.

4 Lembre-se de verificar a data da publicação. Não tire conclusões precipitadas com base apenas nos títulos e avalie se o conteúdo não é uma piada, um meme da internet.

5 A alta frequência de erros ortográficos em um texto, é uma característica marcante em textos falsos, fique de olho! Uso de ironia, termos exagerados ou soluções simples demais para problemas complicados, também são indícios de fraude.

6 Se ainda restarem dúvidas, você pode consultar especialistas da área. Professores,
bibliotecários, pesquisadores e outros profissionais podem ajudar. Eles podem ter conhecimentos prévios relacionados àquela informação que você busca identificar se é verdadeira ou não.

7 Compartilhe apenas depois de checar os fatos. Lembre-se que as notícias falsas, muitas vezes possuem um caráter alarmante e que isso faz com que elas se espalhem ainda mais. Por esse e outros motivos, é importante ter responsabilidade na hora de divulgar informações.

Deu  em Jornal de Brasília/Analice Nicolau

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.