Pular para o conteúdo principal

PESQUISA APONTA QUE 56% DOS BRASILEIROS ACREDITAM QUE O PAÍS ESTÁ NA DIREÇÃO CERTA

 


Pela primeira vez, o otimismo superou o pessimismo. Aproximadamente seis em cada dez brasileiros (56%) se dizem satisfeitos com o rumo que o país está trilhando. A pesquisa “What Worries the World”, realizada pela Ipsos em 29 nações, perguntou aos entrevistados se eles acham que seus países estão indo na direção certa ou errada. 

No Brasil, 56% dos respondentes acreditam que o país está indo no rumo certo, contra 44% no rumo errado.

Pela primeira vez desde que o estudo é realizado, em 2010, a maioria da população brasileira indica otimismo com o futuro do país, na contramão dos demais mercados analisados. Considerando a média global, 62% dos respondentes no mundo todo estão insatisfeitos com o rumo de suas nações.

“As pessoas estão vendo este momento como o encerramento de um capítulo extremamente desafiador em nossa história: A Covid-19, ainda que a pandemia não tenha sido totalmente erradicada, seu impacto é infinitamente menor do que nos últimos três anos. Esse sentimento de fim da pandemia, ao lado do novo governo, reforça a percepção de que o país está melhorando”, destaca Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.

Os países cujos entrevistados estão mais infelizes com a direção dada a suas nações são Peru (90%), África do Sul (88%) e Argentina (86%). Por outro lado, o país mais otimista do ranking é Singapura, onde 79% dos participantes acreditam que a nação está na direção certa. Indonésia (77%) e Malásia (72%), completam o topo da lista.

Inflação é o tema que mais preocupa o mundo

A inflação foi citada como o tema mais preocupante a nível global. 43% dos 29 países acreditam que a inflação é a questão que mais preocupa sua nação atualmente.

O segundo assunto que mais preocupa o mundo, segundo 31% dos entrevistados, é a pobreza e desigualdade social. Em terceiro lugar, com 26%, vêm o crime e violência.

Considerando apenas as respostas do Brasil, a maior preocupação da população é com a pobreza e desigualdade social (43%). Saúde (37%), crime e violência (32%) e corrupção (30%) completam o topo da lista.

Sobre a pesquisa

A pesquisa “What Worries the World” foi realizada de forma on-line, com 20.570 entrevistados, sendo mil brasileiros, com idade entre 16 e 74 anos de 29 países, entre os dias 20 de janeiro e 03 de fevereiro de 2023. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.