Pular para o conteúdo principal

NATAL SERÁ SEDE DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA POTIGUAR DO CLIMA

 


Nos dias 13, 14 e 15 de abril, a capital potiguar será palco da I Conferência Potiguar do Clima, que reunirá especialistas das quatro universidades públicas no estado, representantes de cada um dos 167 municípios do RN, além de estudantes e ambientalistas. Também estarão presentes, Secretários Municipais de Meio Ambiente, que participarão do 2o Encontro Regional ICLEI Nordeste, evento organizado pela associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável.

A COP Clima Potiguar discutirá os desafios e possibilidades de mitigação da degradação ambiental que estamos vivenciando, especialmente no semiárido nordestino. 

O tema principal da COP, nesta primeira edição, será a urgente necessidade de rearborização do nosso semiárido, frente à desertificação crescente e à elevação da temperatura. “Em consonância com o apelo da ONU de que seja plantada pelo menos uma árvore por habitante, pretendemos plantar cerca de 3 milhões e meio de árvores no Rio Grande do Norte, no mínimo. Para isso, precisaremos que cada um dos municípios, sensíveis às ações sustentáveis, se comprometam a implantar um viveiro em seu território. 

Temos, na prática, o exemplo da viabilidade dessa ação, já que, em parceria com a UFRN, o Projeto Arboriza Natal vem doando dezenas de milhares de mudas às cidades. Imaginem o que poderemos fazer com o compromisso de prefeituras e demais instituições que queiram abraçar esta causa tão vital para o planeta?”, esclareceu o Presidente Honorário da Conferência, o professor doutor do Instituto de Politicas Públicas da UFRN, Robério Paulino.

A programação da COP Potiguar do Clima conta com a abertura, na noite do dia 13 de abril, e segue no dia 14, pela manhã, com um circuito dinâmico de palestras a serem ministradas por especialistas nos seguintes temas: Conservação de Florestas e Reflorestamento; Políticas para Cidades Sustentáveis; Riscos nas zonas costeiras e manguezais; As energias renováveis no RN – oportunidades e riscos; Segurança hídrica e Segurança alimentar. Já durante o turno vespertino do dia 14/04, sexta-feira, a COP contará com uma plenária aberta, para que os participantes que queiram apresentar seus posicionamentos sobre os referidos temas possam ter direito a fala.

No final do dia, a partir das 18 horas, será feita a leitura da minuta da Carta da COP Potiguar do Clima, que servirá de “termômetro” para a pontuação de um mapa das principais questões apresentadas, a fim de balizar um melhor acompanhamento dos avanços a partir das discussões. No dia 15, pela manhã, a programação será concluída com uma atividade prática, lúdico- recreativa, no viveiro do Projeto Arboriza Natal, que fica por trás do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, o CCHLA, na UFRN.

Todo o processo de definição da programação foi feito por circuito democrático de 10 reuniões presenciais, com representantes dos órgãos parceiros. Estão participando da COP Clima, importantes instituições dispostas a colaborar com as questões ambientais como Organizações Não Governamentais, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Ministério Publico, Idema, Câmara Municipal de Natal, Prefeitura de Natal, FEMURN, UFRN, UFERSA, IFRN e UERN.

A COP Clima Potiguar será realizada no auditório da reitoria da UFRN e conta com uma Comissão Organizadora que está pronta para esclarecer suas dúvidas. Caso queira entrar em contato, é só mandar mensagem pelo e-mail: copclimarn@gmail.com ou pelo whatsapp: (84) 987355400.

As inscrições já estão abertas, são gratuitas, e podem ser feitas pelo site:

https://copclimarn.com.br/

As vagas são limitadas e os certificados serão emitidos pela UFRN mediante confirmação de presença no local da Conferência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.