Pular para o conteúdo principal

NATAL: PREFEITO ÁLVARO DIAS VAI DISCUTIR LICITAÇÃO E TRANSTORNOS LIGADOS AOS TRANSPORTES PÚBLICOS COM PGM E STTU

 


O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) irá se reunir com a titular da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Daliana Bandeira, e o procurador-geral do Município, Thiago Tavares, nesta segunda-feira (10) para discutir problemas relacionados ao transporte público da capital. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Município, serão tratadas questões ligadas à licitação do transporte público da cidade, tema alvo de muita expectativa e que se arrasta há anos sem nenhum desdobramento, especialmente porque os problemas relacionados ao sistema na capital só aumentam.

Nesta semana, cinco linhas tiveram a rota alterada e deixaram de ir ao terminal das Rocas, na zona Leste da capital. A alegação do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros (Seturn) é de que há insegurança no local para colaboradores, usuários e patrimônio, potencializada com os ataques criminosos de março passado. As empresas também se queixam da falta de logística de transito no terminal em razão de várias carretas estacionadas na região e que vão para o Porto de Natal. 

Os empresários dizem ainda, que a questão econômica é um complicador, porque não há demanda que justifique a passagem dos coletivos no bairro, além do déficit financeiro, diante dos altos custos de operação na região e em toda a cidade. Com a alteração das rotas, as linhas 46, 51, 52, 54 e 56 deixaram de ir ao terminal. As modificações teriam ocorrido sem a autorização da STTU, que prometeu multar as empresas pelas mudanças.

Em sua maioria, as linhas que sofreram modificações no trajeto,  fazem o transporte de passageiros entre Ponta Negra e a zona Leste, chegando à Ribeira e às Rocas. A linha 46 faz o trajeto Ponta Negra/Ribeira, via Praça Cívica, enquanto a 54 faz Rocas/Ponta Negra, via Alecrim, e a 56 cumpre Rocas/Ponta Negra, pela Via Costeira. Já as linhas 51 e 52, fazem o trajeto entre o bairro de Pirangi e as Rocas, via Praça cívica e via Alecrim/Ayrton Senna, respectivamente.

A alteração recente das linhas, que provocou uma lacuna para quem precisa ir ou sair das Rocas, é apenas mais um gargalo que se soma a vários outros, os quais têm se acumulado ao longo dos últimos anos no sistema de transporte público de Natal. A escassez de ônibus e linhas  afeta todas as regiões da capital. No último dia 28 de março, uma reportagem da TRIBUNA DO NORTE apontou que a frota integral iria retornar às ruas da cidade após os ataques criminosos que resultaram na queima de veículos do setor.

De acordo com a reportagem, voltaram a circular 360 ônibus em 64 linhas. Em abril do ano passado, a TN mostrou que a frota da cidade contava com 396 veículos e registrava uma queda de 31,3% em relação a 2019, período pré-pandemia, quando 577 ônibus integravam o sistema de transporte. Em um ano, portanto (de abril de 2022 para cá), a frota sofreu novas reduções (9%).

Com menos ônibus nas ruas, o problema da superlotação, recorrente há vários anos, só cresce, assim como o tempo de espera pelos veículos. A reclamação entre os usuários é corriqueira. O estado de conservação dos transportes também é motivo de queixa. A licitação do sistema, prometida há anos, traria alívio para os nataleneses,  mas não existe previsão para que um novo edital seja publicado – duas tentativas de licitar o transporte foram esvaziadas porque nenhuma empresa se interessou pela operação.

Em agosto do ano passado, a Prefeitura contratou a Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) para que fosse executado um estudo com o desenho do sistema da capital. “O estudo é feito com base em informações meticulosas de todo o sistema, de dados operacionais, custos, quilometragem e rastreamento georreferencial”, explicou o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Néspoli. Até hoje, o resultado do estudo não foi apresentado. Procurada, a STTU não comentou sobre o tema.

O contrato foi feito sem licitação, por R$ 526 mil e previa prestação de serviços de consultoria especializada para a realização de estudos, relatórios e apresentação de propostas de modelagem para o sistema de transporte público coletivo de passageiros da cidade. De acordo com o Município, o objetivo da contratação, à época, era melhorar a prestação do serviço e garantir “modicidade tarifária” (tarifa a baixo custo), assim como obter uma proposta de transição da rede no sistema atual para a rede projetada pela STTU.

Queda de braço 

Os inúmeros problemas que afetam o transporte público de Natal chamaram a atenção da Justiça e o assunto ganhou novos capítulos ainda em 2021. Em março daquele ano, uma decisão da Justiça Potiguar determinou o retorno de 100% da frota de ônibus e alternativos após recurso da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) e do Ministério Público (MPRN) sobre o imbróglio. 

Em abril do ano passado, a STTU e o Seturn foram notificados, em decisão semelhante,  que determinou o retorno de linhas “extintas ou tiradas de circulação”. A Prefeitura recorreu da decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal que havia atendido a pedido da deputada federal Natália Bonavides (PT), sobre o retorno integral da frota. No mês seguinte, em maio, a Justiça negou o recurso do Município. 

O juiz convocado, Ricardo Tinoco de Góes, da 1ª Câmara Cível, não acatou o entendimento, conforme alegado pela Prefeitura, de que a lei usada para sustentar o pedido inicial [da deputada Natália Bonavides] foi declarada inconstitucional pelo Pleno do Tribunal de Justiça.  Por isso, justificou o Município,  toda a decisão deveria ser revista já que “a declaração de inconstitucionalidade da Lei Promulgada Municipal n.º 622/2020 produz efeitos imediatos após a publicação do julgamento”. 

Na avaliação do magistrado, no entanto, nas “razões apresentadas na inicial da ação popular na origem, as justificativas apresentadas pelo Município recorrente, pelo Seturn e os documentos acostados”, não havia “qualquer motivação para a retirada de circulação das linhas”.

Fonte: Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...