Pular para o conteúdo principal

IDEMA SE OPÕE AO PROGRESSO TRAVANDO OBRAS DA ENGORDA DE PONTA NEGRA, EM NATAL

 


A engorda da praia de Ponta Negra é vital para recuperação da região. Quem frequenta a mais importante praia urbana de nossa capital pode verificar pessoalmente a degradação ambiental, social e econômica que a atinge.

As contantes erosões das barreiras de proteção e calçadas, a indisponibilidade da faixa de areia para banho por cerca de metade do dia, o comércio local operando com horários reduzidos e a violência vez ou outra aflorando.

A engorda da praia é uma solução corajosa e necessária, que há muito devia ter avançado. Faltava para isso um gestor com a ousadia de enfrentar os interesses e preconceitos de certos círculos burocráticos da máquina estatal que impedem soluções inovadoras para nossos problemas. Álvaro teve essa coragem e por isso merece reconhecimento.

Mas o projeto – tão urgente – vem enfrentando as velhas práticas administrativas que já resultaram em várias construções abandonadas e destruídas pela cidade. Vejam o exemplo do hotel na praia do Meio que virou um lixão à beira mar e enfeia e enfeiará nosso litoral por muitos anos.

Impasses para o avanço das obras

O projeto da enogorda de Ponta Negra é composto por três etapas: a complementação do enrocamento, a drenagem de Ponta Negra e a engorda da praia.

Porém, a obra está enfrentando um impasse entre os órgãos ambientais estadual e federal, o IDEMA e o IBAMA, respectivamente, para a liberação da licença ambiental. A competência para atuar em áreas oceânicas é da União, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e por isso, os órgãos estão discutindo qual deles irá liberar a licença.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, afirmou que a engorda é indispensável para garantir a estabilidade do Morro do Careca e para o desenvolvimento turístico de hotéis e restaurantes da região. Ele também destacou que a obra precisa de celeridade e que os recursos para todo o projeto de revitalização da praia foram liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional no ano passado, orçados em quase 100 milhões de reais. Está certíssimo.

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Natal debateu o processo de licenciamento da engorda de Ponta Negra, com a presença de autoridades locais e representantes da sociedade.

Na ocaisão, o diretor técnico do IDEMA, Werner Tabosa, explicou que o órgão está analisando as respostas aos questionamentos feitos já na audiência pública de novembro passado, e que a prerrogativa de qualquer estudo e licença na área oceânica é de responsabilidade da União.

Uma reunião está marcada para a próxima semana em Brasília com representantes do IBAMA nacional para tentar resolver a questão.

Enquanto a burocracia e seus agentes corporativos seguem disputando o comando da circulação dos papéis, a população do RN continua na expectativa de ver um de seus maiores cartões postais revitalizado e novamente sendo fonte de orgulho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.