Pular para o conteúdo principal

FILARMÔNICA DA UFRN REALIZA APRESENTAÇÕES COM ARTISTAS INTERNACIONAIS

A Filarmônica da Escola de Música (EMUFRN) realiza dois concertos nos dias 9 e 13 de maio com os solistas internacionais: Dana Ciocarlie e Juan Braceras. Nas duas apresentações, a Filarmônica executa dois concertos de Wolfgang Amadeus Mozart. Também será apresentada a obra Reflexões, de Fernando Emboaba, professor da Escola de Música da UFRN. A retirada dos ingressos será gratuita e estará disponível na plataforma Sympla na semana dos eventos. No dia 9 de maio, o concerto ocorre às 19h. No dia 13, serão realizadas sessões às 18h e 20h. 
O professor da EMUFRN e maestro da Filarmônica, André Muniz, enfatiza a expectativa para as apresentações. “É uma grande alegria porque um dos convidados, o Juan Braceras, iniciou a vida musical dentro dessa orquestra há mais de 20 anos. Quando vemos um egresso nosso, que chegou a ser professor em um dos mais prestigiados conservatórios da Europa, retornar à casa para atuar como solista, é uma alegria muito grande”, conta.



O maestro ressalta que, quando começou a trabalhar com Juan Braceras, o solista tinha 13 anos de idade. “Agora eu vou encontrar um professor de alta estirpe. Isso é muito prazeroso. É uma honra muito grande para orquestra e para a Escola de Música da UFRN”, afirma.

Sobre os convidados 
Dana Ciocarlie

Dana Ciocarlie é uma pianista francesa e professora de música de origem romena. Em 2018, foi finalista indicada do Victoires de la musique, prêmio nacional anual na França, pela gravação das obras completas para piano de Schumann. Essa produção foi registrada em 15 concertos em Paris entre 2012 e 2016. O material foi lançado em setembro de 2017 para o selo discográfico francês La Dolce Volta /Harmonia Mundi e recebeu inúmeros prêmios.
Atualmente leciona na faculdade do Conservatório Nacional de Lyon Supérieur de Musique, Academia Nacional de Música de Lyon, e na École Normale de Musique Alfred Cortot, em Paris. Os numerosos recitais e concertos de Dana Ciocarlie com orquestras de todo o mundo a levaram ao Japão, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Indonésia, Filipinas, Cingapura e ela está em turnê anual na China desde 2007.

Juan Braceras

Nascido em Rauch, Argentina, começou a estudar violino em Natal, Brasil, e teve Rucker Bezerra e Alexandre Casado como pilares na sua formação na UFRN. Aos 18 anos, foi contratado como primeiro violino na Orquestra Sinfônica da Bahia-OSBA, em Salvador. Em 2006, concluiu o Bacharelado com Distinção na Haute École de Musique de Genève.
É cocriador da KlangMundo Kammerorchester junto com Pablo Márquez, orquestra com fins filantrópicos sediada em Basel. Em 2022, tornou-se diretor artístico da Associação Andante. Atualmente, toca com a Orquesta Típica de Tango Silencio. Toca com a pianista Dana Ciocarlie, no TORO com Nathan Kirzon e no trio de cordas 3 com Alberico Giussani e Clara Vedeche. Desenvolve projetos na Sutra House e no Château de Promenois, onde é diretor artístico. 

Sobre a Filarmônica UFRN

Em atuação há 12 anos, a Filarmônica da UFRN é formada por alunos do curso técnico profissionalizante, da graduação e da pós-graduação em música da UFRN. Muitos são provenientes da histórica tradição de filarmônicas do interior do Nordeste e egressos da rede pública de ensino.
Nos 12 anos de existência, a Filarmônica UFRN tem contribuído para a projeção de músicos para o mercado nacional e internacional e oferece aos seus participantes contato constante com solistas renomados. Além disso, a Filarmônica foi o primeiro conjunto orquestral do RN a realizar uma turnê pela Alemanha, em projeto de parceria entre a UFRN e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). 

À frente da orquestra está o maestro André Luiz Oliveira Muniz, professor titular da UFRN. Muniz obteve o doutorado em música pela Universidade de Montreal, Canadá. Foi o responsável por fundar a Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN), atual Filarmônica UFRN, e está à frente de alguns grupos, como: Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra de Câmara da Universidade de Montreal, Orquestra do Estado de Mato Grosso e Orquestra Ulbra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.