Pular para o conteúdo principal

CASO ZAIRA CRUZ: APÓS QUATRO ANOS, FAMÍLIA AINDA AGUARDA ASSASSINO SER LEVADO AO BANCO DOS RÉUS

Foto/Cedida

O assassinato da estudante universitária potiguar, Zaira Cruz completou quatro no mês passado e ainda aguarda julgamento. Zaira Cruz tinha 22 anos quando  decidiu passar os dias de carnaval na cidade de Caicó, a 282 quilômetros de Natal, Região Seridó do Rio Grande do Norte (RN), onde a festa tradicional arrastava multidões. Familiares e amigos não imaginavam que aquele seria o último carnaval da vida dela.

Zaira Dantas da Silveira Cruz,  curraisnovense, foi encontrada sem vida dentro do carro do sargento da Polícia Militar, Pedro Inácio de Maria, 36 anos, no dia 2 de março, de uma tradicional família do município de Currais Novos. Ele é neto do ex-deputado e ex-senador Agência Maria.

Foto:Reprodução/Redes Sociais 

De acordo com investigação policial e denúncia do Ministério Público encaminhada à Justiça do Rio Grande do Norte, Zaira foi estuprada e brutalmente assassinada por estrangulamento. 

O sargento Pedro Inácio está preso desde o dia 15 de março de 2019, no Quartel da Polícia Militar, em Natal, acusado do crime. Em março de 2021, a primeira fase do processo foi concluída e o juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça decidiu mandar a julgamento popular, o PM.   A defesa do réu entrou com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF) ano passado, que continua sem nenhuma decisão. 

Em Fevereiro de 2022  a Defesa do réu ingressou com recursos especial e extraordinário, no STJ e STF, após ter recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Acusação e família de Zaira Cruz aguardam há quase um ano o julgamento dos recursos para o seguimento do processo.

Retrospectiva do caso Zaira

2 de março de 2019 – A estudante universitária, natural de Currais Novos, Zaira Dantas da Silveira Cruz, 22 anos, é encontrada sem vida dentro do carro do sargento da PM, Pedro Inácio, no estacionamento do local onde o policial e um grupo de amigos tinham alugado uma casa para o carnaval, na cidade de Caicó.

15 de março de 2019 – Sargento da PM, Pedro inácio Araújo de Maria, 36 anos, é preso na cidade de Currais Novos, em casa, e conduzido para o Quartel da Polícia Militar, em Natal, como principal suspeito de matar a estudante Zaira.

15 de março de 2019 – Polícia Civil divulga laudo do Itep com causa da morte. Segundo a perícia, Zaira morreu após ter sofrido asfixia mecânica, através de estrangulamento, que teria sido praticado pelo suspeito, ressaltou o delegado regional da 3ªDRPC de Caicó, Ricardo Brito. O diretor do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep-RN), Marcos Brandão, afirmou que a estudante foi vítima de uma morte cruel. “A estudante apresentava lesões no cérebro, nos olhos e pulmões. Além disso, dedos e lábios cianóticos (roxos). Essas características são bem contundentes para asfixia mecânica por estrangulamento, o que materializa o crime de homicídio”, esclareceu Brandão.

Dezembro de 2020 – Advogados de defesa do réu, contrataram uma perícia particular pedindo a exumação do corpo da jovem, argumentando dúvidas sobre as provas obtidas durante a investigação do caso, que apontaram Pedro como autor do crime. Eles também entraram com um pedido de habeas corpus, para que o réu respondesse ao processo em liberdade. Ambos foram negados, também, pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, da Comarca de Caicó.

4 de março de 2021 – O juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, da Comarca de Caicó, decidiu mandar a julgamento popular, o policial militar, Pedro Inácio Araújo de Maria. 

Abril de 2023 – quatro anos após o crime, a família de Zaira Cruz  espera por uma decisão do STJ e STF, após ter recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, para que seja realizado o júri do acusado da morte da jovem Zaira Cruz.

Potiguar News


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

PESQUISA POTIGUAR NEWS: CONFIRA OS NÚMEROS DA CORRIDA PARA À PREFEITURA DE CAICÓ

    O prefeito, Dr. Tadeu, lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Caicó.  É o que mostra a pesquisa Potiguar News, para medir o cenário de pré-campanha no município com vista ao pleito do próximo ano.   No primeiro cenário da pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes de possíveis candidatos –, Dr. Tadeu aparece com 34% das intenções de voto.  Ele é seguido por Diego Vale, que tem 21,3%.  Depois dele, aparece o ex-prefeito Batata, com 11%. Nesse cenário, 23,4% disseram não saber em quem ou não responderam à pesquisa e 10,3% afirmaram que pretendiam votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados. Em outro cenário pesquisado, a pesquisa mediu a preferência do eleitorado de Caicó com possíveis postulantes.  Em uma possível disputa entre o atual prefeito Dr. Tadeu, Padre Gleiber Dantas e o deputado estadual Adjuto Dias. Neste cenário, o prefeito Dr. Tadeu aparece com 27%,  empatado, com Padre Gleiber Dantas, com 26,3%  e seguido de perto pelo de