Pular para o conteúdo principal

CASO ZAIRA CRUZ: APÓS QUATRO ANOS, FAMÍLIA AINDA AGUARDA ASSASSINO SER LEVADO AO BANCO DOS RÉUS

Foto/Cedida

O assassinato da estudante universitária potiguar, Zaira Cruz completou quatro no mês passado e ainda aguarda julgamento. Zaira Cruz tinha 22 anos quando  decidiu passar os dias de carnaval na cidade de Caicó, a 282 quilômetros de Natal, Região Seridó do Rio Grande do Norte (RN), onde a festa tradicional arrastava multidões. Familiares e amigos não imaginavam que aquele seria o último carnaval da vida dela.

Zaira Dantas da Silveira Cruz,  curraisnovense, foi encontrada sem vida dentro do carro do sargento da Polícia Militar, Pedro Inácio de Maria, 36 anos, no dia 2 de março, de uma tradicional família do município de Currais Novos. Ele é neto do ex-deputado e ex-senador Agência Maria.

Foto:Reprodução/Redes Sociais 

De acordo com investigação policial e denúncia do Ministério Público encaminhada à Justiça do Rio Grande do Norte, Zaira foi estuprada e brutalmente assassinada por estrangulamento. 

O sargento Pedro Inácio está preso desde o dia 15 de março de 2019, no Quartel da Polícia Militar, em Natal, acusado do crime. Em março de 2021, a primeira fase do processo foi concluída e o juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça decidiu mandar a julgamento popular, o PM.   A defesa do réu entrou com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF) ano passado, que continua sem nenhuma decisão. 

Em Fevereiro de 2022  a Defesa do réu ingressou com recursos especial e extraordinário, no STJ e STF, após ter recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Acusação e família de Zaira Cruz aguardam há quase um ano o julgamento dos recursos para o seguimento do processo.

Retrospectiva do caso Zaira

2 de março de 2019 – A estudante universitária, natural de Currais Novos, Zaira Dantas da Silveira Cruz, 22 anos, é encontrada sem vida dentro do carro do sargento da PM, Pedro Inácio, no estacionamento do local onde o policial e um grupo de amigos tinham alugado uma casa para o carnaval, na cidade de Caicó.

15 de março de 2019 – Sargento da PM, Pedro inácio Araújo de Maria, 36 anos, é preso na cidade de Currais Novos, em casa, e conduzido para o Quartel da Polícia Militar, em Natal, como principal suspeito de matar a estudante Zaira.

15 de março de 2019 – Polícia Civil divulga laudo do Itep com causa da morte. Segundo a perícia, Zaira morreu após ter sofrido asfixia mecânica, através de estrangulamento, que teria sido praticado pelo suspeito, ressaltou o delegado regional da 3ªDRPC de Caicó, Ricardo Brito. O diretor do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep-RN), Marcos Brandão, afirmou que a estudante foi vítima de uma morte cruel. “A estudante apresentava lesões no cérebro, nos olhos e pulmões. Além disso, dedos e lábios cianóticos (roxos). Essas características são bem contundentes para asfixia mecânica por estrangulamento, o que materializa o crime de homicídio”, esclareceu Brandão.

Dezembro de 2020 – Advogados de defesa do réu, contrataram uma perícia particular pedindo a exumação do corpo da jovem, argumentando dúvidas sobre as provas obtidas durante a investigação do caso, que apontaram Pedro como autor do crime. Eles também entraram com um pedido de habeas corpus, para que o réu respondesse ao processo em liberdade. Ambos foram negados, também, pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, da Comarca de Caicó.

4 de março de 2021 – O juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, da Comarca de Caicó, decidiu mandar a julgamento popular, o policial militar, Pedro Inácio Araújo de Maria. 

Abril de 2023 – quatro anos após o crime, a família de Zaira Cruz  espera por uma decisão do STJ e STF, após ter recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, para que seja realizado o júri do acusado da morte da jovem Zaira Cruz.

Potiguar News


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.