Pular para o conteúdo principal

CASO ZAIRA CRUZ: APÓS QUATRO ANOS, FAMÍLIA AINDA AGUARDA ASSASSINO SER LEVADO AO BANCO DOS RÉUS

Foto/Cedida

O assassinato da estudante universitária potiguar, Zaira Cruz completou quatro no mês passado e ainda aguarda julgamento. Zaira Cruz tinha 22 anos quando  decidiu passar os dias de carnaval na cidade de Caicó, a 282 quilômetros de Natal, Região Seridó do Rio Grande do Norte (RN), onde a festa tradicional arrastava multidões. Familiares e amigos não imaginavam que aquele seria o último carnaval da vida dela.

Zaira Dantas da Silveira Cruz,  curraisnovense, foi encontrada sem vida dentro do carro do sargento da Polícia Militar, Pedro Inácio de Maria, 36 anos, no dia 2 de março, de uma tradicional família do município de Currais Novos. Ele é neto do ex-deputado e ex-senador Agência Maria.

Foto:Reprodução/Redes Sociais 

De acordo com investigação policial e denúncia do Ministério Público encaminhada à Justiça do Rio Grande do Norte, Zaira foi estuprada e brutalmente assassinada por estrangulamento. 

O sargento Pedro Inácio está preso desde o dia 15 de março de 2019, no Quartel da Polícia Militar, em Natal, acusado do crime. Em março de 2021, a primeira fase do processo foi concluída e o juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça decidiu mandar a julgamento popular, o PM.   A defesa do réu entrou com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF) ano passado, que continua sem nenhuma decisão. 

Em Fevereiro de 2022  a Defesa do réu ingressou com recursos especial e extraordinário, no STJ e STF, após ter recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Acusação e família de Zaira Cruz aguardam há quase um ano o julgamento dos recursos para o seguimento do processo.

Retrospectiva do caso Zaira

2 de março de 2019 – A estudante universitária, natural de Currais Novos, Zaira Dantas da Silveira Cruz, 22 anos, é encontrada sem vida dentro do carro do sargento da PM, Pedro Inácio, no estacionamento do local onde o policial e um grupo de amigos tinham alugado uma casa para o carnaval, na cidade de Caicó.

15 de março de 2019 – Sargento da PM, Pedro inácio Araújo de Maria, 36 anos, é preso na cidade de Currais Novos, em casa, e conduzido para o Quartel da Polícia Militar, em Natal, como principal suspeito de matar a estudante Zaira.

15 de março de 2019 – Polícia Civil divulga laudo do Itep com causa da morte. Segundo a perícia, Zaira morreu após ter sofrido asfixia mecânica, através de estrangulamento, que teria sido praticado pelo suspeito, ressaltou o delegado regional da 3ªDRPC de Caicó, Ricardo Brito. O diretor do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep-RN), Marcos Brandão, afirmou que a estudante foi vítima de uma morte cruel. “A estudante apresentava lesões no cérebro, nos olhos e pulmões. Além disso, dedos e lábios cianóticos (roxos). Essas características são bem contundentes para asfixia mecânica por estrangulamento, o que materializa o crime de homicídio”, esclareceu Brandão.

Dezembro de 2020 – Advogados de defesa do réu, contrataram uma perícia particular pedindo a exumação do corpo da jovem, argumentando dúvidas sobre as provas obtidas durante a investigação do caso, que apontaram Pedro como autor do crime. Eles também entraram com um pedido de habeas corpus, para que o réu respondesse ao processo em liberdade. Ambos foram negados, também, pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, da Comarca de Caicó.

4 de março de 2021 – O juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, da Comarca de Caicó, decidiu mandar a julgamento popular, o policial militar, Pedro Inácio Araújo de Maria. 

Abril de 2023 – quatro anos após o crime, a família de Zaira Cruz  espera por uma decisão do STJ e STF, após ter recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, para que seja realizado o júri do acusado da morte da jovem Zaira Cruz.

Potiguar News


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.