Pular para o conteúdo principal

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO ACUMULA SEU MAIOR VOLUME D'AGUA DESDE 2012


Os últimos dados do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nesta terça-feira (18), pelo Governo do RN, através do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicam que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 1,581 bilhão de metros cúbicos, percentualmente, 66,66% da sua capacidade, total que é de 2.373.066.510 m³. Este já é o maior volume atingido pelo manancial, neste período, desde 2012.  

As reservas hídricas superficiais totais do RN já somam 2,676 bilhões de m³, correspondentes a 62,25% da sua capacidade total, que é de 4,37 bilhões de metros cúbicos. No dia 18 de abril de 2022, as reservas hídricas do RN acumulavam, 1,877 milhões de m³, equivalentes a 43,86% da sua capacidade total. 

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 374,81 milhões de m³, correspondentes a 62,50% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 18 de abril de 2022, o reservatório estava com 217,69 milhões de m³, equivalentes a 36,30% da sua capacidade total. Este também já é o maior volume acumulado da barragem desde 2012.

A barragem Umari, localizada em Upanema, continua registrando 100% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. O reservatório não sangrava desde 2009. 

Até o momento, 14 reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Igarn, já sangraram nesta quadra chuvosa: o açude público de Encanto; o açude público de Riacho da Cruz; o açude público de Pilões; Mendubim, localizado em Assu; Rodeador, localizado em Umarizal; Pataxó, localizado em Ipanguaçu; Flechas, localizado em José da Penha; Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Morcego, em Campo Grande; Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz; e a barragem Umari. 

O açude público de Marcelino Vieira acumula 10,62 milhões de m³, percentualmente, 94,82% da sua capacidade total, que é de 11,20 milhões de m³. No mesmo período de 2022, o manancial estava com 96,61% da sua capacidade total. 

A barragem de Pau dos Ferros acumula 46.568.585 m³, equivalentes a 84,90% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. No mesmo período de 2022, o manancial estava com 25,90 milhões de m³, correspondentes a 46,33% da sua capacidade total.  

Inserido na bacia Trairi, o açude Trairi acumula 5,85 milhões de metros cúbicos, correspondentes a 16,61% da sua capacidade total, que é de 35,23 milhões de m³. A boa notícia é que o reservatório estava seco desde 2015. 

Alguns reservatórios da bacia do Rio Piancó-Piranhas-Açu continuam apresentando volumes reduzidos de reservas hídricas. 

O açude Dourado, localizado em Currais Novos, que chegou a estar seco no início de março, acumula 14,92% da sua capacidade total. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 7,36% do seu volume máximo. 

Já a barragem Boqueirão de Parelhas acumula um percentual de 10,18% da sua capacidade total, que é de mais de 84 milhões de metros cúbicos. No mesmo período de 2022, o manancial estava com 10,21% da sua capacidade total. 

A barragem Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, acumula 5,13% da sua capacidade total. No dia 18 de abril do ano passado, o reservatório estava com 9,43% da sua capacidade total.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.