Pular para o conteúdo principal

"PLANTA NATAL" REALIZA PLANTIO DE 50 MUDAS DE ÁRVORE NA AV. AMINTAS BARROS


O programa Planta Natal está avançando. Nesta quarta-feira passada (1°), a Prefeitura do Natal realizou a primeira ação do ano, que visa a promover de forma adequada o aumento de áreas verdes nos espaços públicos, garantindo melhoria da qualidade de vida da população, principalmente na redução de áreas quentes da capital. O local escolhido foi a avenida Amintas Barros, na Zona Sul, onde recebeu o plantio de 50 mudas.

A avenida está recebendo obras de padronização e acessibilidade de calçadas. Nessas calçadas, a arborização é um dos pontos importantes do projeto. A ação foi executada pela equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb) e contou com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A partir de um metro de altura, as mudas utilizadas na ação foram de espécies nativas, como Ipê e Patas de vaca.

Plantar agora para tornar a cidade de Natal mais verde para as gerações futuras, é a meta central do programa, destaca o prefeito Álvaro Dias. Para ele, o Planta Natal reafirma o compromisso de sua gestão com as questões ambientais na ampliação da revegetação integrada da capital potiguar. “Idealizamos uma meta corajosa de plantar 20 mil árvores em Natal. O que nós estamos fazendo é perseguir essa meta, ir em busca de qualidade de vida para a cidade, com responsabilidade e consciência”, define ele.

A secretária-executiva da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, também ressalta o avanço do programa. “Estamos aqui na primeira atividade de 2023 do Planta Natal, após levantamento de novas áreas de plantio e replantio de espaços que receberão durante todo o ano ações do projeto”, observa ela, uma das coordenadoras do programa.

Segundo a secretária, as ações devem continuar de forma integrada e mais atuante. A previsão, emenda ela, é de que sejam plantadas 10 mil mudas até o fim deste semestre. “Até o momento, já foram plantadas 13 mil mudas. Já foram utilizadas mudas nativas das mais diversas, dentre elas Mulungu, Pau Brasil, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pau Ferro, Oitis e Craibeiras”, conta.

O Planta Natal é um programa da Prefeitura de Natal com ações integradas das secretarias Semsur, Semurb, Secom, Urbana, Educação, Secretaria Executiva e de Governo. A sociedade civil também pode contribuir para o Planta Natal avançar ainda mais. A participação pode ser na questão da adoção de áreas verdes, em que o cidadão ou empresas podem procurar a Prefeitura para ficarem responsáveis pelos cuidados das áreas que receberam o plantio, bem como quem tiver interesse pode ajudar com a doação de garajaus e tutores ou através do site Planta Natal (www.plantanatal.com.br ).

Basta acessar o formulário na página virtual e preencher os itens conforme o interesse: “Adoção de mudas”, “Plantio voluntário” ou “Solicitação de Plantio” e “Planta Natal no Seu Bairro”. “A população pode nos ajudar, por exemplo, descartando os cabos de vassoura de forma separada do restante dos resíduos domésticos. As equipes da Urbana já estão orientadas a recolher esse material e repassar para o Planta Natal”, aponta Danielle Mafra.

Projeto vai padronizar 37 km de calçadas

A Prefeitura de Natal está executando mais de 37 km de obras de padronização e acessibilidade em calçadas da cidade. O projeto prevê investimentos na ordem de cerca de R$ 30 milhões em trechos de ruas e avenidas. As intervenções são nos principais corredores da capital potiguar, atingindo não apenas a avenida Amintas Barros, mas também a avenida Prudente de Morais, Afonso Pena, Hermes da Fonseca, Salgado Filho, São José, Jaguarari, Romulado Galvão, Nevaldo Rocha, Nascimento de Castro, Tororós e Xavier da Silveira, dentre outras vias.

O prefeito Álvaro Dias celebra a obra, pelo impacto que ela produz diretamente na qualidade de vida dos cidadãos natalenses. “Estamos garantindo o direito igual a todos para se deslocarem por nossa cidade. Até pouco tempo, uma parcela da população tinha esse direito negado, mas estamos investindo para termos uma Natal cada vez melhor para as pessoas”, explica Álvaro.

O secretário Thiago Mesquita, titular da Semurb, acrescenta que a execução do projeto das calçadas dará uma nova aparência a essas artérias da cidade, além de mais inclusão e acessibilidade. “A Prefeitura do Natal avança no compromisso de tornar Natal cada dia mais acessível e moderna para as pessoas e melhorar a mobilidade de quem caminha pelas ruas da cidade”, define.

Ainda segundo Mesquita, a pasta também vem atuando nas vistorias de execução das obras, que objetivam garantir o atendimento às normas de acessibilidade 9050/2020, 16537/2016 e legislações correlatas. Entre elas, conferir medidas, inclinações, espaçamento para plantio de árvores, o tipo de piso que está sendo colocado, se realmente é acessível, antiderrapante e ao mesmo tempo não é trepidante.

A obra foi licitada pela Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra) e está de acordo com a norma de acessibilidade e do Plano Diretor, que prevê projetos de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.