Pular para o conteúdo principal

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL INVESTIGA DESVIOS DE DOAÇÕES ARRECADADOS NA PANDEMIA E MIRA SECRETÁRIO DO GOVERNO FÁTIMA BEZERRA


Foto/Reprodução 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu nesta quarta-feira 8 quatro mandados de busca e apreensão no âmbito de uma operação deflagrada para apurar possíveis desvios na Controladoria-Geral do Estado (Control), órgão que faz a auditoria interna de processos do Governo do Estado e assessora a aquisição de bens e serviços pelas secretarias.

A operação foi realizada pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Segundo a Polícia Civil, os mandados foram cumpridos em Natal e outros municípios da região metropolitana. “A investigação transcorre em sigilo”, informou a polícia.

Os supostos desvios teriam sido ocorridos em 2020, realizados por servidores e ex-servidores públicos que visavam cargos eletivos. Os nomes dos funcionários envolvidos e mais detalhes sobre a investigação não foram divulgados.

A reportagem apurou, no entanto, que o principal alvo da operação é o auditor fiscal Pedro Lopes, que na época era o chefe da Controladoria-Geral do Estado. Atualmente, ele é secretário estadual de Administração e Recursos Humanos. Em 2022, ele foi candidato a deputado estadual pelo PT. Fontes do AGORA RN indicam que a investigação apura possíveis desvios de doações de produtos arrecadados durante a pandemia de Covid-19 em 2020.

No auge da pandemia, a Control funcionou como uma centralizadora das doações de itens relacionados a pandemia e distribuía para instituições filantrópicas cadastradas no órgão. Os programas criados foram o RN Chega Junto e o RN Mais Seguro.

A polícia identificou que algumas das entidades que estavam listadas na Controladoria não existiam. A investigação apura se esses produtos teriam sido desviados através desses “cadastros fantasmas” com finalidade eleitoral, para compra de votos.

Ontem, a polícia esteve na casa do ex-controlador cumprindo mandados de busca e apreensão. Além dele, outros dois servidores da Controladoria também são alvos da investigação. Um dos mandados da operação desta quarta-feira foi cumprido na própria sede da Control, que hoje é comandada pela advogada Luciana Daltro.

Em nota, a Control afirmou que está à disposição das autoridades para esclarecimentos e acrescentou que “determinou a instauração imediata de auditoria sob escopo investigativo para apurar eventuais desvios de condutas praticados pelos servidores e ex-servidores”.

O Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol) também se pronunciou sobre o caso. “A ação reforça o caráter isento da investigação realizada pelos policiais civis e demonstra o comprometimento da categoria com as atribuições de suas funções, zelando pelo patrimônio público e atuando de maneira incansável para combater atos ilícitos, independente da esfera que seja”, diz a nota, acrescentando que a investigação tem “a responsabilidade e a independência que a função exige”.

As informações são do Portal Agora RN


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.