Pular para o conteúdo principal

LULA INDICARÁ 2 NOVOS MINISTROS DO STF. DISPUTA JÁ COMEÇOU


A disputa pela próxima vaga a ser aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, está a todo vapor. A vaga de Lewandowski será uma das duas para as quais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá nomear novos ministros do Supremo. A outra será aberta pela aposentadoria compulsória de Rosa Weber.

Os candidatos a essas vagas já têm se movimentado desde a vitória de Lula, quando se cogitou que Lewandowski pudesse ser convidado para algum cargo no governo.

O favorito para a vaga é o advogado de Lula na Lava Jato, Cristiano Zanin, de 47 anos, autor da ação que levou o Supremo a considerar suspeito o então juiz Sergio Moro.

Outros candidatos também estão na disputa. Entre eles, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; Manoel Carlos, que foi assessor de Lewandowski no STF e do TSE; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão; o criminalista Pierpaolo Bottini; e o advogado e professor de direito constitucional da PUC Pedro Serrano, do grupo Prerrogativas.

A disputa nos bastidores tem sido movimentada, com o uso de todos os recursos habituais da política. Já há até a acusação de que um dos candidatos esteja promovendo uma campanha de destruição de reputações dos adversários, que já ganhou entre eles o apelido de “gabinete do ódio”.

Os candidatos têm se encontrado com qualquer um que considerem ter poder de influência sobre Lula. Nessas conversas, tentam sondar o espírito do presidente e “se vender” como o melhor candidato. Mas outra parte da agenda tem sido dedicada a atacar os adversários – e, em alguns casos, a se defender.

Zanin é o alvo principal dos ataques, com rumores de que ele estaria ganhando “dinheiro demais” e já não teria mais interesse na vaga do Supremo. Além disso, circulou um PDF com a ordem de busca e apreensão realizada no escritórios de Zanin durante a operação “Sistema S”, que investigou suspeitas de recebimento de propina por juízes e advogados do então presidente da Fecomércio do Rio de Janeiro, Orlando Diniz.

Preocupado com a artilharia, o advogado de Lula já se encontrou com outros candidatos para firmar uma espécie de pacto de não-agressão: Manoel Carlos e Bruno Dantas.

Outro candidato, Pedro Serrano, tem sido acusado pelos colegas de fomentar os ataques e de montar “um gabinete do ódio” para atacar os adversários. Apesar da campanha ostensiva, Serrano nega ter relação com os ataques a candidatos ao Supremo.

A futura composição do STF ainda vai dar muito o que falar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.