Pular para o conteúdo principal

LULA INDICARÁ 2 NOVOS MINISTROS DO STF. DISPUTA JÁ COMEÇOU


A disputa pela próxima vaga a ser aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, está a todo vapor. A vaga de Lewandowski será uma das duas para as quais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá nomear novos ministros do Supremo. A outra será aberta pela aposentadoria compulsória de Rosa Weber.

Os candidatos a essas vagas já têm se movimentado desde a vitória de Lula, quando se cogitou que Lewandowski pudesse ser convidado para algum cargo no governo.

O favorito para a vaga é o advogado de Lula na Lava Jato, Cristiano Zanin, de 47 anos, autor da ação que levou o Supremo a considerar suspeito o então juiz Sergio Moro.

Outros candidatos também estão na disputa. Entre eles, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; Manoel Carlos, que foi assessor de Lewandowski no STF e do TSE; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão; o criminalista Pierpaolo Bottini; e o advogado e professor de direito constitucional da PUC Pedro Serrano, do grupo Prerrogativas.

A disputa nos bastidores tem sido movimentada, com o uso de todos os recursos habituais da política. Já há até a acusação de que um dos candidatos esteja promovendo uma campanha de destruição de reputações dos adversários, que já ganhou entre eles o apelido de “gabinete do ódio”.

Os candidatos têm se encontrado com qualquer um que considerem ter poder de influência sobre Lula. Nessas conversas, tentam sondar o espírito do presidente e “se vender” como o melhor candidato. Mas outra parte da agenda tem sido dedicada a atacar os adversários – e, em alguns casos, a se defender.

Zanin é o alvo principal dos ataques, com rumores de que ele estaria ganhando “dinheiro demais” e já não teria mais interesse na vaga do Supremo. Além disso, circulou um PDF com a ordem de busca e apreensão realizada no escritórios de Zanin durante a operação “Sistema S”, que investigou suspeitas de recebimento de propina por juízes e advogados do então presidente da Fecomércio do Rio de Janeiro, Orlando Diniz.

Preocupado com a artilharia, o advogado de Lula já se encontrou com outros candidatos para firmar uma espécie de pacto de não-agressão: Manoel Carlos e Bruno Dantas.

Outro candidato, Pedro Serrano, tem sido acusado pelos colegas de fomentar os ataques e de montar “um gabinete do ódio” para atacar os adversários. Apesar da campanha ostensiva, Serrano nega ter relação com os ataques a candidatos ao Supremo.

A futura composição do STF ainda vai dar muito o que falar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.