Pular para o conteúdo principal

CAFÉ FILHO, A SÍNTESE POTIGUAR DO POLÍTICO FUTEBOLISTA

 

Que Café Filho foi grande amigo e sucessor de Vargas a maioria já sabe; o que muitos não sabem é que foi um potiguar de grande prestígio também junto à população, já que estudando advocacia passou a atuar em defesa dos trabalhadores, principalmente aqueles tecelões, estivadores e pescadores aqui de Natal e região.

Devido a sua explícita oposição, principalmente através de seu próprio Jornal “Jornal do Norte”, às condições desiguais que os trabalhadores viviam foi muito perseguido pelas oligarquias dominantes que armavam um futuro golpe. 

Para não ficar pra trás ainda na política, em Natal se candidatou a vereador, participou depois da Aliança Liberal, fundou um partido — o “Partido Social Nacionalista”. 

Mesmo sendo contra o golpe e defendendo as camadas mais pobres, não queria se comprometer com o “lado comunista” da coisa, já que foi convidado ainda a se integrar a Aliança Nacional Libertadora, liderada por Prestes, uma frente política de oposição ao fascismo, latifúndio e imperialismo, e acabou por negar.

Café Filho chegou mesmo a ser preso durante o Estado Novo, que se ergueria a partir dos desmandos do presidente Vargas — de quem seria vice anos depois.

Além de progressista, João Fernandes Café Filho já era muito reconhecido por ter sido o primeiro goleiro do Alecrim, clube de futebol que ele mesmo ajudou a fundar durante a grande efervescência da rivalidade entre os maiores clubes de Natal da época, América e ABC. 

Ser o primeiro presidente do Brasil a ter sido jogador profissional é sem dúvida algo inusitado, mas uma síntese que não deveria ser rara no país que se diz do futebol. Essa credencial, portanto, pertence a um potiguar, Café Filho.

Do Blog do Girotto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.