Pular para o conteúdo principal

BOLSONARO ORDENOU BRAÇO-DIREITO A LIBERAR JOÍAS E PRETENDIA FICAR COM AS PEÇAS DE DIAMANTES


Foto: AFP

Jair Bolsonaro agiu diretamente, na sua última semana como presidente da República, para reaver as joias avaliadas em R$ 16,5 milhões enviadas para ele e sua esposa, Michelle, pelo regime da Arábia Saudita. 

A coluna teve acesso exclusivo aos bastidores de toda movimentação do ex-presidente e de seu então ajudante de ordens, o coronel Mauro Cid, para liberar as peças de diamantes que foram apreendidas pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos.

Cid e Bolsonaro devem ser ouvidos no inquérito instaurado pela Polícia Federal para apurar o episódio. Procurado, o advogado do coronel, Rodrigo Roca, disse que não comentaria o caso. O ex-presidente Bolsonaro não respondeu aos questionamentos da coluna enviado para sua assessoria.

Em conversas com pessoas próximas, Cid relatou que o próprio Bolsonaro determinou que ele entrasse em contato com o então chefe da Receita Federal, Júlio César Vieira Gomes, para liberar as joias, nos últimos dias do governo.

A ordem foi dada ao subordinado após o então presidente ter recebido um alerta de que as joias enviadas pelo regime Saudita estavam apreendidas em Guarulhos e que iriam para leilão. Cid telefonou para Julio Cesar, que o orientou a enviar um documento oficial para reaver as peças e detalhou como o procedimento deveria ser adotado. Na conversa com o assistente, Jair Bolsonaro disse que “não ia deixar nada para Lula”, referindo-se ao presidente que assumiria dali alguns dias.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro relatou a aliados que as peças tinham como destino o acervo privado do ex-presidente. Isso significa que, se a peças de diamantes fossem liberada pela Receita, Bolsonaro a levaria com a mudança que carregou dos Palácios do Planalto e da Alvorada. Foi esse o destino do segundo pacote com o qual Bolsonaro foi presenteado pelo regime Saudita. A interlocutores, Cid afirmou que o pacote está no “acervo pessoal” de Bolsonaro, que contém cerca de 9 mil itens guardados em um galpão alugado pelo capitão.

A avaliação de Cid e do governo Bolsonaro é a de que as joias de R$ 16,5 milhões seriam “itens de natureza personalíssima ou de consumo direto”, os objetos que, segundo o decreto do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2016, não precisam ser incorporados ao patrimônio da União. A avaliação do subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, no entanto é distinta.

— Se essas joias fossem para uso pessoal ou personalíssimo, deveria ter sido pago imposto. Isso vale para qualquer mortal brasileiro — disse à coluna da jornalista Bela Megale, O Globo.

Segundo Cid disse a aliados, a Ajudância de Ordens, área a qual chefiava, era a responsável por receber os presentes destinados ao presidente da República e entregar o material ao gabinete documentação histórica que seguia para o acervo de Bolsonaro. Cid destaca que os itens que costumavam ser retirados do acervo e levados para Jair Bolsonaro eram as camisas de futebol que ele ganhava.

Quando relata o caso a pessoas próximas, o ex-auxiliar de Jair Bolsonaro diz a aliados que “não houve irregularidade em sua atuação” afirma que “ninguém tentar dar golpe fazendo pedidos oficiais e formalizados”.

Bela Megale – O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.