Pular para o conteúdo principal

BOLSONARO ORDENOU BRAÇO-DIREITO A LIBERAR JOÍAS E PRETENDIA FICAR COM AS PEÇAS DE DIAMANTES


Foto: AFP

Jair Bolsonaro agiu diretamente, na sua última semana como presidente da República, para reaver as joias avaliadas em R$ 16,5 milhões enviadas para ele e sua esposa, Michelle, pelo regime da Arábia Saudita. 

A coluna teve acesso exclusivo aos bastidores de toda movimentação do ex-presidente e de seu então ajudante de ordens, o coronel Mauro Cid, para liberar as peças de diamantes que foram apreendidas pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos.

Cid e Bolsonaro devem ser ouvidos no inquérito instaurado pela Polícia Federal para apurar o episódio. Procurado, o advogado do coronel, Rodrigo Roca, disse que não comentaria o caso. O ex-presidente Bolsonaro não respondeu aos questionamentos da coluna enviado para sua assessoria.

Em conversas com pessoas próximas, Cid relatou que o próprio Bolsonaro determinou que ele entrasse em contato com o então chefe da Receita Federal, Júlio César Vieira Gomes, para liberar as joias, nos últimos dias do governo.

A ordem foi dada ao subordinado após o então presidente ter recebido um alerta de que as joias enviadas pelo regime Saudita estavam apreendidas em Guarulhos e que iriam para leilão. Cid telefonou para Julio Cesar, que o orientou a enviar um documento oficial para reaver as peças e detalhou como o procedimento deveria ser adotado. Na conversa com o assistente, Jair Bolsonaro disse que “não ia deixar nada para Lula”, referindo-se ao presidente que assumiria dali alguns dias.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro relatou a aliados que as peças tinham como destino o acervo privado do ex-presidente. Isso significa que, se a peças de diamantes fossem liberada pela Receita, Bolsonaro a levaria com a mudança que carregou dos Palácios do Planalto e da Alvorada. Foi esse o destino do segundo pacote com o qual Bolsonaro foi presenteado pelo regime Saudita. A interlocutores, Cid afirmou que o pacote está no “acervo pessoal” de Bolsonaro, que contém cerca de 9 mil itens guardados em um galpão alugado pelo capitão.

A avaliação de Cid e do governo Bolsonaro é a de que as joias de R$ 16,5 milhões seriam “itens de natureza personalíssima ou de consumo direto”, os objetos que, segundo o decreto do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2016, não precisam ser incorporados ao patrimônio da União. A avaliação do subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, no entanto é distinta.

— Se essas joias fossem para uso pessoal ou personalíssimo, deveria ter sido pago imposto. Isso vale para qualquer mortal brasileiro — disse à coluna da jornalista Bela Megale, O Globo.

Segundo Cid disse a aliados, a Ajudância de Ordens, área a qual chefiava, era a responsável por receber os presentes destinados ao presidente da República e entregar o material ao gabinete documentação histórica que seguia para o acervo de Bolsonaro. Cid destaca que os itens que costumavam ser retirados do acervo e levados para Jair Bolsonaro eram as camisas de futebol que ele ganhava.

Quando relata o caso a pessoas próximas, o ex-auxiliar de Jair Bolsonaro diz a aliados que “não houve irregularidade em sua atuação” afirma que “ninguém tentar dar golpe fazendo pedidos oficiais e formalizados”.

Bela Megale – O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.