Pular para o conteúdo principal

AUMENTO DO ICMS DEVE PARAR NA JUSTIÇA. GOVERNO DO RN NÃO DESCARTA REVER REAJUSTE

 


Parlamentares de oposição, especialmente o deputado estadual José Dias (PSDB), afirmaram nesta quinta-feira 30 que vão acionar a Justiça contra o aumento do ICMS no Rio Grande do Norte. A partir do próximo sábado 1º, a alíquota do imposto subirá de 18% para 20%, até o fim do ano.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, José Dias afirmou que a mudança na tributação é irregular, já que a lei que autorizou o aumento previa uma anulação do reajuste caso o Governo Federal repassasse ao Estado compensação pelas perdas de arrecadação em 2022.

José Dias revelou que vai acionar a Justiça para que a lei seja cumprida conforme foi aprovada e acrescentou que apresentará um decreto legislativo reforçando o que foi aprovado pela Casa. “Ou era mentira? Dizendo que se houvesse compensação não haveria aumento?”, afirmou.

“(A lei estabelecia que) se houver compensação do Governo Federal não será implantado. Isso vale ou não? Na quarta passada, o secretário de Tributação [Carlos Eduardo Xavier] esteve na CDL e disse que, se o acordo para um imposto uniforme nacional fosse assinado por todos os estados, não haveria implantação. Será que vão continuar até o fim dos tempos justificando seus erros crassos e graves contra o povo?”, questionou o parlamentar.

Em 10 de março, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o Estado vai receber R$ 277 milhões pelas perdas em 2022. O governo estadual alega que vai precisar subir o ICMS mesmo assim porque o valor não cobre as perdas do período – que giram em torno de R$ 420 milhões, em valores atualizados, de acordo com a Secretaria de Tributação.

LÍDER DO GOVERNO REBATE

O deputado estadual Francisco do PT, líder da governadora Fátima Bezerra (PT) na Assembleia Legislativa, afirmou que o aumento do ICMS será revisto caso o Rio Grande do Norte receba de fato a compensação.

Em pronunciamento na Assembleia, reproduzindo um diálogo que ele diz ter tido com o secretário Carlos Eduardo Xavier (Tributação), o parlamentar disse que o governo estadual está insistindo no reajuste do ICMS porque a compensação ainda não foi paga. “A compensação das perdas de arrecadação está acordada, mas ainda não está oficializada. Portanto, não entrou dinheiro ainda”, afirmou Francisco do PT.

Francisco do PT diz que o aumento do ICMS poderá ser revisado quando a compensação for homologada e também quando for confirmada a adoção da alíquota única nacional do imposto sobre gasolina e etanol.

“Se tudo isso der certo – tudo isso que está sendo construído: compensação e alíquota única – o governo está pronto para sentar novamente com os deputados, com o setor produtivo e rediscutir tudo isso novamente. O governo em nenhum momento sinaliza que não possa rever essa questão”, afirmou o líder do governo.l

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

PESQUISA POTIGUAR NEWS: CONFIRA OS NÚMEROS DA CORRIDA PARA À PREFEITURA DE CAICÓ

    O prefeito, Dr. Tadeu, lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Caicó.  É o que mostra a pesquisa Potiguar News, para medir o cenário de pré-campanha no município com vista ao pleito do próximo ano.   No primeiro cenário da pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes de possíveis candidatos –, Dr. Tadeu aparece com 34% das intenções de voto.  Ele é seguido por Diego Vale, que tem 21,3%.  Depois dele, aparece o ex-prefeito Batata, com 11%. Nesse cenário, 23,4% disseram não saber em quem ou não responderam à pesquisa e 10,3% afirmaram que pretendiam votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados. Em outro cenário pesquisado, a pesquisa mediu a preferência do eleitorado de Caicó com possíveis postulantes.  Em uma possível disputa entre o atual prefeito Dr. Tadeu, Padre Gleiber Dantas e o deputado estadual Adjuto Dias. Neste cenário, o prefeito Dr. Tadeu aparece com 27%,  empatado, com Padre Gleiber Dantas, com 26,3%  e seguido de perto pelo de