Pular para o conteúdo principal

A SIMBOLOGIA DO 08 DE MARÇO


O pouco apreço ao longo da história que uma parte significativa dos brasileiros demonstra ao não respeitar os direitos de igualdade das mulheres em relação aos homens chega a inquietar e até mesmo chocar todos nós cidadãos conscientes.

 A ignorância ou o desconhecimento se reflete na transformação do comportamento humano em instrumentos lesivos ao desenvolvimento e fomento de uma cultura preconceituosa de desrespeito a igualdade formal e material entre os homens e as mulheres, num perigoso círculo de desestímulo ao crescimento do país, na afirmação constitucional de que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos da lei. 

De norte a sul, uma horda de incontáveis situações de violência contra as mulheres e de desapreço a sua condição humana, como que a zombar do Ordenamento Jurídico e das autoridades constituídas, num verdadeiro vassalo ao Estado Democrático de Direito, eclodem de forma descontrolada, desafiando nosso pacto federativo como nação em desenvolvimento. 

Para esses violadores dos direitos de igualdade das mulheres, é tudo muito simples, quase natural, o salto para o crime. Dentro das famílias, nas escolas, no trabalho, nas ruas, o desrespeito é exercido sem cerimônia e algumas vezes com requintes de perversidade, que muitas das vezes produzem antecipadamente traumas, maus tratos, perda de vidas e deixam sequelas, estimulando a sociedade a preferir a violência em vez do respeito incondicional a condição feminina.

Quem já visitou outras sociedades, principalmente as desenvolvidas, puderam constatar que nelas os direitos e obrigações entre homens e mulheres são iguais tanto, no aspecto formal quanto material, e cultuam diuturnamente essa prática, a partir de uma educação igualitária e inclusiva posta em prática a partir de tenra idade, de modo a constituir a cultura do respeito a todos, sem descurar da imposição de punições a todos que a desobedecem. Impressiona a qualidade de vida que praticam, forjado por um pacto social que se utilizam, bem como o cuidado com adoção de permanentes políticas públicas que mantenham esse diapasão, em contraste com o que se vê ainda hoje na sociedade brasileira. 

O mais lastimável, no entanto, é observar a conivência de muitos e de instituições públicas e privadas com esse estado de coisas, algo como visto impensável em países desenvolvidos, que há muito aprenderam o valor das mulheres, protegendo-as e pondo-as a salvo de toda e qualquer forma discriminatória e preconceituosa. 

Então o Dia Internacional das Mulheres, ao meu sentir deve ser todos os dias, e não somente o simbólico 08 de março.

De Anísio Marinho,professor e Procurador de Justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.