Pular para o conteúdo principal

A ORGANIZAÇÃO DO CRIME É PROPORCIONAL A ESCULHAMBAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO

Reprodução

De Josias de Souza 

A semana chega ao fim. Mas a onda de terror que o crime organizado deflagrou na terça-feira no Rio Grande do Norte continua. Não é a primeira vez que o caos e a violência transbordam das penitenciárias para as ruas de cidades brasileiras. Já aconteceu em São Paulo, no Ceará, no Amazonas... Infelizmente, não será o último surto. 

O Brasil já foi presidido por ditadores militares e por políticos de esquerda, de centro e de ultradireita. O empreendimento criminoso prevaleceu sobre todos os governos.

Mantidos na era medieval, os presídios tornaram-se filiais das holdings do crime. Presos, líderes de facções continuam dando as cartas. Recrutam atrás das grades a mão de obra que impulsiona os negócios nas ruas. 

O governo potiguar sustentava que os ataques a ônibus, prédios públicos e lojas em quase 40 cidades do estado seriam uma reação dos criminosos à eficiência das forças de segurança. Não é bem assim. A onda de terror teve origem nos maus-tratos carcerários. Inspeção federal realizada há quatro meses na penitenciária estadual de Alcaçuz tortura, hiperlotação, comida estragada, sujeira e doenças.

No Rio Grande do Norte, a facção dominante tem o sugestivo nome de Sindicato do Crime. Quando criminosos presos mobilizam bandidos soltos para aterrorizar as cidades, um brasileiro honesto pode defender a pena de morte e a prisão perpétua. São pontos de vista legítimos. Mas não resolvem o problema. 

Apenas oferecem suporte popular para o discurso político demagógico. Quando o terror sai das manchetes, os demagogos mudam de assunto. Simultaneamente, crescem no Congresso e nas assembleias estaduais as bancadas da bala e das milícias.

A insegurança pública continuará crescendo enquanto não se generalizar na sociedade a seguinte percepção: Quando presos são tratados como bichos e a sentença criminal vira selvageria, aviltam-se os governos. 

A discussão sobre "humanização" das prisões e "ressocialização" de criminoso é coisa do século 18. O sistema carcerário brasileiro é como um doente hemorrágico na UTI. A cada nova convulsão, estados e União unem suas impotências. Necessárias e inevitáveis, as medidas emergenciais têm o efeito de um band-aid. Curativos pontuais não seguram hemorragias. 

A organização do crime é proporcional à esculhambação do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.