Pular para o conteúdo principal

"VOCÈ VAI NUMA CASA NOTURNA E MULHER NÃO PAGA", QUEM É O PRODUTO? EMPRESÁRIO DA NOITE DIZ QUE É A MULHER

Reprodução


Se uma denúncia de estupro como a feita contra o jogador Daniel Alves na Espanha ocorresse em um bar no Brasil, o estabelecimento estaria preparado para dar apoio à vítima? 

O governo de São Paulo sancionou nos últimos dias duas leis que obrigam bares, restaurantes e casas noturnas a auxiliar a mulher em risco e a capacitar funcionários para combater assédio e violência. Mas, para o empresário Facundo Guerra, a questão de como evitar abusos na noite e em festas é muito mais desafiadora, pois envolve mudança de cultura e coragem para coibir medidas aparentemente inofensivas, como mulher pagar menos que homem.

“Um caso como esse que aconteceu em Barcelona deve acontecer todos os dias no Brasil, tá?”, diz Facundo, com a experiência de 17 anos administrando casas noturnas badaladas de São Paulo. CEO do Grupo Vegas, que reúne espaços como Cine Joia, Club Yacht, Lions Nightclub, Riviera, Bar dos Arcos e Z Carniceria, ele falou em entrevista à Rádio Eldorado sobre como a privacidade de áreas vip mundo afora favorece abusos como o relatado pela jovem de 23 anos dentro de uma boate espanhola ao denunciar Daniel Alves, preso desde 20 de janeiro, e o da influencer Mariana Ferrer, que denunciou estupro em uma balada de Florianópolis em 2018. 

O acusado acabou inocentado por falta de provas, mas a comoção gerada pelo caso resultou na criação da chamada Lei Mariana Ferrer, para coibir humilhação de vítimas e testemunhas em processos judiciais.

“Esses lugares vendem privacidade para as pessoas que são muito ricas”, afirma. “Quando você vai na área vip, não tem um segurança porque essas pessoas muito ricas querem anonimato. Nessas áreas se consomem abertamente drogas, nessas áreas você permite que uma mulher seja arrastada para um banheiro que não tem diferenciação de gênero e seja estuprada (…) Se vendeu para o Daniel e para os homens que o estavam acompanhando naquela noite que essa era uma área isolada do olhar do outro. Isso não pode mais acontecer. Pessoas que têm muito dinheiro não podem ter acesso a espaços privativos entre aspas, lugares onde se vende álcool abundantemente, em que por acaso possa permitir um contexto onde um crime como esse vai acontecer.”

Para o empresário, práticas como ingresso mais barato e drinque à vontade para mulher são normalizadas, ainda que criem um contexto social para crimes sexuais. “Eu vou te dar um exemplo muito prático: quando você vai numa casa noturna e mulher não paga até meia-noite, quem é o produto? A mulher. Open bar para a mulherada até meia-noite. Quem é o produto? É a mulher. O contexto está construído de forma que as mulheres sejam entendidas como produto, para que os homens paguem mais caro, arquem com o que seriam os ingressos das mulheres porque eles vão entrar lá e acessar essas mulheres que vão estar fragilizadas pelo álcool.”

Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.