Pular para o conteúdo principal

SEGUNDO BLOGUEIRO, TÉCNICOS DO TCE ACABARAM COM CARLOS EDUARDO AO PEDIREM REPROVAÇÃO DE CONTAS DE UM MANDATO INTEIRO




Derrotado nas eleições de 2022, quando tentou ser senador com o apoio do PT, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves voltou ao noticiário em razão da sucessão seguinte: a da Prefeitura do Natal. 

A disputa foi colocada na rua com duas pré-candidaturas assumidas: a de Natália Bonavides (PT) e Bruno Giovanni (Sem partido). O nome do ex-prefeito é naturalmente lembrado como candidato, bem como são lembradas as dificuldades que ele vai enfrentar.

Parte delas constam de levantamento realizado pelo Blog do Dina no Tribunal de Contas do Estado. Nele, há cinco processos de análise de contas de quando Carlos Eduardo foi prefeito de Natal. 

Quatro dos cinco processos têm pareceres contundentes pela reprovação das contas do ex-prefeito, o que pode lhe tornar inelegível e deixá-lo de fora da disputa de 2024.

Irregularidades

Técnicos do TCE pedem reprovação das contas de Carlos Eduardo Alves

O TCE arrasta a análise das contas de Carlos Eduardo há 10 anos. O ex-prefeito tem processos abertos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017. Apenas 2013 tem parecer para aprovação das contas com ressalvas. 

Em todos os demais, os técnicos do TCE apontam enfaticamente, pelas irregularidades destacadas, que as contas de gestão do ex-prefeito devem ser reprovadas por afrontas a normas básicas da administração pública.

É como se um mandato inteiro de Carlos Eduardo (de 2014 a 2017) tivesse sido  alheio à responsabilidade fiscal e contábil.

A lista de irregularidades é tamanha que, por mais de uma vez, os técnicos do TCE recomendam que o Ministério Público Estadual seja acionado para apurar crime de responsabilidade contra Carlos Eduardo Alves.

Mas os encaminhamentos só ocorrem, via de regra, após decisões nos processos, o que parece difícil acontecer no caso do ex-prefeito, já que o TCE não julga os processos de que ele é alvo na Corte.

Inelegibilidade

O destino político do ex-prefeito depende do rumo que esses processos tomarão. A reprovação ou aprovação das contas não configura ato automático de elegibilidade ou inelegibilidade.

Um dos encaminhamentos que o Tribunal de Contas do Estado faz é para a Câmara Municipal de Vereadores julgar as contas do prefeito. 

Cabe à Câmara Municipal decidir sobre a matéria, mas tradicionalmente o parecer do TCE é levado em conta. Como há quatro processos com recomendação para reprovação das contas, os vereadores precisariam estar dispostos a um desgaste político considerável para seguir um entendimento contrário e aprovar as contas do ex-prefeito.

Carlos Eduardo Alves foi procurado para comentar esta matéria por dois dias consecutivos. Ele não atendeu nem retornou.

As irregularidades

Abaixo, algumas das principais irregularidades apontadas nos processos contra Carlos Eduardo Alves são:
Inconsistências de informações contábeis;

  • Atraso nos repasses de contribuições previdenciárias de servidores de Natal;
  • Descumprimento do valor repassado ao Poder Legislativo Municipal;
  • Contratação de dívidas sem lastro financeiro para cobri-las;
  • Não aplicação do mínimo exigido em despesas com educação;
  • Divergências contábeis entre o que foi informado ao TCE e o que foi constatado pela auditoria do tribunal;
  • Abertura de crédito suplementar sem autorização da Câmara Municipal de Natal;
  • Divergência entre o declarado e o que foi identificado na auditoria com gastos com saúde;

Os processos

Abaixo, o status de cada processo de contas de gestão do ex-prefeito:

Contas de 2013: Tem parecer para aprovação das contas com ressalvas. Última movimentação foi em junho de 2022. Está atualmente no gabinete de Poti Jr.

Contas de 2014: Tem parecer pela desaprovação. É o mais adiantado. Julgamento foi iniciado com voto do relator pela desaprovação, mas análise foi supensa para esclarecimentos de dúvidas. Não há prazo para retomada.

Contas de 2015: Tem parecer pela desaprovação das contas. Está no gabinete do relator, conselheiro Paulo Roberto Chaves.

Contas de 2016: Tem parecer pela desaprovação. Está aguardando apreciação do relator, conselheiro Carlos Thompson. Está atualmente na Diretoria de Administração Municipal. 

Contas de 2017: Tem parecer pela desaprovação das contas. Está aguardando apreciação da relatora, conselheira Ana Paula de Oliveira Gomes. Está atualmente na Diretoria de Atos e Execução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.