Pular para o conteúdo principal

NATAL: PREFEITO ÁLVARO DIAS DESPISTA SOBRE 2024 E CONTA COM INDEPENDENTES



O candidato que terá o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) para sua sucessão só será definido em 2024. Em entrevista ao Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM), o gestor evitou dar detalhes sobre suas projeções para 2024 e 2026, quando será candidato. O foco do prefeito, de acordo com ele, é a administração da capital pelos próximos dois anos. Para isso, o chefe do Executivo garante que vai manter uma boa relação com a Câmara Municipal do Natal, onde o prefeito não vê uma bancada independente.

Álvaro Dias já afirmou que seu foco é disputar uma cadeira no Senado Federal ou o Governo do Estado, mas só vai definir para qual cargo entrará na briga quando finalizar sua gestão e saber como está sua avaliação perante os eleitores do Rio Grande do Norte. Não há, segundo ele, tempo para pensar sobre isso neste momento. “Tem muito tempo para pensar e estou relegando a política neste momento. Estou pensando só nas obras da cidade, que já torram o meu juízo”, disse o prefeito de Natal. “Oportunamente, nós vamos parar para refletir e falar em política”.

Sobre a disputa municipal, onde vários postulantes à sucessão já têm se colocado como pré-candidatos, Álvaro Dias adota cautela. Mesmo já tendo citado quais candidatos provavelmente não teriam seu apoio, como Natália Bonavides (PT) e Carlos Eduardo (PDT), o prefeito de Natal definiu só vai definir um nome para indicar como pré-candidato em 2024. “Existem muitos bons nomes, mas quero focar na gestão, nas obras. Na Felizardo Moura, no complexo turístico, da Redinha, no Hospital Municipal,  que teve uma parte licitada, na engorda da praia de Ponta Negra… Minha preocupação são essas grandes obras de nossa gestão. Essas e muitas outras que vamos deixar como nosso maior legado”, disse Álvaro. “Não é o momento (de definir) e acho que se eu definisse agora o candidato a  prefeito estaria prestando um desserviço a Natal, criando imbróglio. Vou deixar para definir isso nas proximidades da convenção, com mais tempo. Vou deixar para definir próximo ano”, afirmou Álvaro Dias.

Legislativo

O prefeito Álvaro Dias confirmou que seu novo líder na Câmara Municipal do Natal será confirmado ainda nesta semana. Apesar de nove parlamentares se autodenominarem independentes, o chefe do Executivo disse que considera esse grupo como aliado  e, inclusive, citou um membro como possível líder do Governo na Casa.

No dia da leitura da mensagem do prefeito, um grupo de vereadores chegou a cogitar não entrar em plenário por supostamente não terem conseguido a liberação de emendas parlamentares. O prefeito, porém, minimizou as divergências e fez elogios aos parlamentares.

“Na verdade, eles se agruparam, mas são todos meus amigos. Tenho bom relacionamento com todos. Se denominam ‘independentes’ pela amizade entre si, eu acredito, mas considero eles como parte da bancada de sustentação à nossa gestão. São bons parceiros, apoiam, ajudam a gestão, mas tenho bom relacionamento com todos”, disse Álvaro Dias.

O prefeito citou como possíveis nomes para assumir a liderança de sua bancada os vereadores governistas Kleber Fernandes (PSDB) e Raniere Barbosa (Avante), além de Hermes Câmara  (PTB). Mas a definição, ainda de acordo com o gestor, vai depender da opinião dos demais parlamentares. “Nós estamos conversando com nossa bancada, com os independentes e acho que não vai demorar mais do que dois, três dias, para amadurecer e resolver essa questão. Temos nomes cogitados, como Kleber, Hermes, Raniere, e vamos conversar com todos, dialogar e escolher aquele que possa melhor se coadunar com a função de líder na Câmara Municipal”, disse o prefeito.

Governo deixa a desejar na segurança

O prefeito Álvaro Dias também comentou a divulgação de pesquisa em que Mossoró e Natal aparecem em ranking como algumas das cidades mais violentas do mundo, ocupando a 11ª e 28ª colocações, respectivamente. O gestor fez questão de eximir de responsabilidade os municípios e afirmou, ainda, que Natal tem dado contribuição com a Guarda Municipal sempre que é solicitada, mas reforçando que a obrigação legal é do Governo do Estado.

“Nós não nos negamos a contribuir. Mobilizamos a Guarda (Carnaval) para dar cobertura nos polos, mas o dever constitucional é do Governo do Estado. Acredito e espero que a governadora faça um investimento melhor porque está deixando muito a desejar e deixando a população do Rio Grande do Norte intranqüila”, afirmou.

Para Álvaro Dias, é preciso mais investimento na área, incluindo a contratação de mais profissionais. “Me preocupa muito. A segurança é uma atribuição do Governo do Estado. O Governo tem que dar uma prioridade maior, investir mais em equipamentos, equipar as polícias militar e civil, mas o número talvez seja insuficiente. Precisa haver investimento maior por parte do Governo e acredito que deverá existir”, disse Álvaro Dias.

Prefeito comemora retomada do Carnaval

Na avaliação do prefeito Álvaro Dias, o Carnaval 2023 em Natal foi um dos maiores da história da capital, sendo marcado por inovações como a antecipação dos festejos, a valorização dos artistas locais e fomento à economia local. Para as próximas edições, a expectativa, segundo o prefeito, é que o início da folia, com 15 dias de antecedência, permaneça e algumas estratégias sejam aprimoradas.

Segundo o prefeito, a gestão vai entrar em contato com a Fecomércio/RN, que geralmente realiza levantamentos para analisar os resultados da movimentação na capital, a fim de obter uma análise precisa sobre a  edição do carnaval neste ano. “Se eles não fizerem, a própria prefeitura vai fazer para saber quais foram os defeitos, vantagens e acertos no carnaval”, assegurou.

A análise deverá focar nos estímulos dados ao segmento econômico. Conforme apontou o gestor, as festas favoreceram diversos setores, em especial a hotelaria, dada a procura por hospedagens ao longo do feriado.  “Movimentou toda a economia da cidade. Isso foi uma grande satisfação para gente porque vimos que demos um incremento para a geração de emprego e renda de um  maneira bem significativa na nossa cidade”, disse.

O prefeito também aproveitou o momento para enfatizar a importância dos investimentos na área de lazer. “A constituição prega saúde e educação, mas o entretenimento e o lazer também estão na constituição porque a saúde e o bem estar físico  das pessoas precisa de entretenimento para funcionar adequadamente. Nosso organismo precisa de descontração”, destacou.

Ao todo, o Carnaval em Natal contou com seis polos de folia (Ponta Negra, Petrópolis, Rocas, Centro Histórico, Nazaré, Redinha), além da  tradição das Escolas de Samba e Tribos de Índios, na Ribeira, e o Circuito Praia, 49 bandas de frevo puxando 22 mil integrantes e 910 músicos instrumentistas, 275 músicos de palco reunidos em 55 atrações musicais e intérpretes e 49 Blocos e Troças de nove tribos de índios e 13 escolas de samba.

Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.