Pular para o conteúdo principal

ALUNA DE ESCOLA PÚBLICA DO SERTÃO DA PARAÍBA É 1º LUGAR EM MEDICINA NA USP

 


De Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, Maria Clara Lira, de 17 anos passou em primeiro lugar para o cobiçado curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP). A adolescente, aluna de escola pública, disse que o resultado, divulgado na sexta-feira (17), é a prova do quanto a Paraíba e o Nordeste são capazes no campo da Educação.

— Sabemos que as pessoas acreditam que no Nordeste não temos educação e instrução, mas isso mostra o contrário. Tenho orgulho de mostrar que a Paraíba é capaz de formar seus cidadãos — disse a jovem ao g1.

Maria Clara, filha de uma pedagoga e pai aposentado, era aluna do curso técnico de informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras. Ela é sobrinha dos atores Nanego Lira (o Padre Zezo na novela ‘Mar do Sertão’) e Buda Lira.

O resultado surpreendeu a adolescente e sua família. A mãe, Lídia Maria, revela que a filha sempre foi muito estudiosa:

—Maria Clara, desde muito pequena, é muito estudiosa, dedicada e disciplinada. A gente torcia e até esperava que ela fosse conseguir realizar o sonho de entrar para medicina. Mas, dessa forma que ocorreu, sendo primeiro lugar na USP, superou todas as expectativas, todos os sonhos.

A USP se baseia nas notas do Enem, mas conta com um sistema de seleção próprio, o Enem-USP, em vez de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A jovem de Cajazeiras iniciou o ensino médio em 2020, quanto teve início a pandemia. No período de isolamento, passava a maior parte do tempo no quarto, estudando. Mesmo passado esse período mais difícil, de aulas on-line, ela continuou dedicada aos livros, com foco no Enem. Após o colégio, pela manhã, ela mantinha uma rotina em casa.

—Começava (a estudar) por volta das 8h da manhã, fazia uma pausa para o almoço, às 11h mais ou menos, e voltava a estudar pela tarde, às 13h, e ia até umas 17h. Aí eu fazia mais uma pausa e, geralmente, voltava a estudar mais duas ou três horas de noite — diz ela, que em março do ano passado já tinha passado por todo o conteúdo do ensino médio.

Os meses seguintes foram de revisão:

— Em 2022, meu principal foco era revisar. Então eu fiz muitas questões e muitos simulados e provas antigas do Enem. Acho que foi o principal ponto da minha preparação —revela Maria Clara, que destaca o apoio familiar nessa trajetória. — Existem muitos obstáculos que nos separam dos nossos sonhos, desde problemas financeiros até a pressão e a insegurança que todos os vestibulandos sentem. Mas com dedicação e com o apoio das pessoas ao seu redor é possível superá-los.

A estudante também se inscreveu no Sisu para medicina nas universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG). Para estudar em São Paulo, ela afirma que vai precisar de assistência estudantil:

— Ainda não sei se vou para São Paulo, porque as condições financeiras são limitantes. A assistência estudantil será importante.

O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.