Pular para o conteúdo principal

A VERDADE SOBRE A APREENSÃO DE CNH E PASSAPORTE DE DEVEDORES

Tem circulado nos grupos de WhatsApp – a grande fonte de informação “confiável” de nossos tempos – notícias que responsabilizam o governo de Lula por uma suposta apreensão automática da Carteira Nacional de Habilitação e do passaporte de devedores.

Seria uma verdadeira loucura apreender os documentos de todos os inadimplentes do país. E de resto a medida deixaria o Brasil sem motoristas habilitados.

O endividamento das famílias brasileiras atingiu níveis astronômicos em 2022: quase 78% das famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida. A alta no endividamento foi acompanhada por um aumento na inadimplência, com 28,9% das famílias relatando ter dívidas em atraso e 10,7% afirmando não ter condições de pagar suas dívidas.

Os fatos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que juízes podem determinar a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do passaporte para assegurar o cumprimento de ordens judiciais e quitação de dívidas.

A maioria dos ministros do plenário acompanhou o voto do relator, ministro Luiz Fux, que considerou a medida válida desde que respeite os direitos fundamentais e os princípios de proporcionalidade e razoabilidade.

A questão foi levantada a partir do questionamento do Partido dos Trabalhadores (PT) sobre o artigo nº 139 do Código de Processo Civil (CPC), que prevê a suspensão do direito de dirigir e a proibição de participação em concursos e licitações públicas. O partido argumentava que essas medidas representam um retrocesso social e deveriam ser rechaçadas. Portanto, o PT agiu contra a medida.

Ainda, vale ressaltar que a apreensão deve ser efetuada mediante ação da justiça e em casos que respeitem a proporção devida, com o perdão do trocadilho.

Do Blog do Girotto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.