Pular para o conteúdo principal

PROJETO CATEDRAL INTERATIVA EXIBE HISTÓRIA COMPLETA DA MATRIZ DE SANT'ANA DE CAICÓ

 

Peça importante da história e da religiosidade do Seridó, a Catedral de Caicó dedicada a Sant’Ana é um patrimônio potiguar de 275 anos, que agora pode ter sua longa trajetória mais conhecida e apreciada através da tecnologia. 

O projeto “Catedral Interativa” oferece aos visitantes e fiéis uma experiência virtual e audiovisual através de placas de QR Code espalhadas por todo o templo.  Cada ponto exibe curiosidades que envolvem a história da igreja. A ação é uma iniciativa do portal Caicó Criativa, com patrocínio do Edital de Economia Criativa 2022 do Sebrae-RN. 

Além da origem da catedral e das imagens de Sant’Ana, são destacadas curiosidades como: as autoridades sepultadas na igreja; os bancos particulares do passado; a construção da segunda torre e outras mudanças arquitetônicas; a época em que a igreja sediava as eleições; a dimensão do território da Freguesia de Sant’Ana do Seridó, que já incluiu parte da Paraíba; a construção do Arco do Triunfo; entre outras, sendo ao todo 20 tópicos. O material foi produzido a partir do trabalho dos   pesquisadores Iracema Nogueira, Adauto Guerra, Sebastião Arnóbio, Dikson Freire e Padre Gleiber Dantas.

Segundo Diego Vale, produtor do projeto Catedral Interativa, o objetivo é proporcionar ao turista e visitante da catedral uma experiência diferenciada. Basta apontar a câmera do celular para as placas fixadas e ter acesso aos conteúdos audiovisuais. “A ideia é que durante o ano inteiro, e não apenas na Festa de Sant’Ana, as pessoas possam visitar e conhecer mais sobre o nosso patrimônio, mesmo que não exista um guia ou condutor local”, ressaltou. 

O padre Alcivan Tadeus, paróco de Sant’Ana, definiu o projeto como “inovador”, algo que vai acentuar a comunicação da igreja caicoense com os seus vistantes. “Mais um passo dado com a tecnologia a nosso favor para ajudar a quem quer aprender mais sobre a religiosidade e a cultura do sertão do Seridó”, disse.  “É um projeto que dialoga o físico com o digital, mostrando a nossa cultura para todas as gerações”, completou Pedro Medeiros, gerente da Agência Sebrae no Seridó Ocidental. 

Patrimônios imateriais

O projeto Catedral Interativa foi aprovado na categoria ‘Patrimônio Imaterial’ do Edital de Economia Criativa 2022 do Sebrae, uma nova categoria  acrescida na última edição da chamada pública. Em 2010, a Festa de Sant’Ana de Caicó já havia sido considerada Patrimônio Imaterial do Brasil, inscrita no Livro das Celebrações do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  

Outro projeto, lançado em julho de 2022, com apoio do  Sebrae para contribuir com a salvaguarda da Festa de Sant’Ana, foi o álbum de colorir da Revista Collecione, uma publicação voltada principalmente para crianças, que conta a história do evento, e destaca os elementos essenciais desse patrimônio cultural.

A existência da Catedral de Sant´Ana está ligada ao crescimento do povoado de Queiquó e sua importância religiosa. No ano de 1748 foi criada a freguesia da Gloriosa Santa Ana do Seridó, e iniciada a construção do templo. Ao logo dos séculos, o local passou por várias alterações. Em 1824, Frei Caneca visitou Caicó e descreveu a matriz como uma  “igreja pequena, nova e bem paramentada”. 

Em 1920 foram suprimidas as tribunas afim de tornar a igreja mais clara, ventilada e funcional; as cadeiras individuais foram substituídas por bancos coletivos, e instalada a iluminação elétrica no seu interior. Em 1955 foi construída a segunda torre. Ao longo da década de 80 e início de 90, várias pequenas reformas e mudanças foram feitas na catedral. A igreja apresenta atualmente uma mistura de estilos, entre o colonial, neoclássico, e gótico. 

Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.