Pular para o conteúdo principal

GENERAL HELENO SE DIZ ALVO DE ABSURDO APÓS SER DENUNCIADO POR LIBERAR GARIMPO EM ÁREA PRÓXIMA A YANOMÂNIS

Foto: Divulgação.

O general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), se diz alvo de um “absurdo” após ser denunciado à Procuradoria-Geral da República (PGR) por ter autorizado a exploração de ouro numa área vizinha à Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

O aval para o chamado assentimento prévio, uma autorização necessária para empreendimentos como mineração na faixa de fronteira, foi dado por ele em 14 de dezembro de 2022. Segundo os documentos que embasaram a liberação, a área fica em Iracema (RR), a 7,8 km do território indígena.

Heleno foi denunciado à PGR pela deputada eleita Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que acusa o general de não atuar em prol da proteção de terras indígenas e ainda de incentivar a atividade garimpeira na região. “Motivo pelo qual houve o aumento da invasão e violência contra esta população, assim como a contaminação por mercúrio de seus habitantes”, afirma a parlamentar eleita.

Procurado, o ex-ministro não quis se estender a respeito do assunto. “É um absurdo tão grande que não merece comentário”, afirmou, em mensagem enviada à coluna.

No ano passado, ao ser questionado pela Folha sobre a autorização, o ex-ministro disse que os “assentimentos prévios de garimpo têm um longo processo para que sejam regulados”.

Luciene Cavalcante pede que seja aberta uma investigação contra o ex-chefe do GSI e que sejam adotadas medidas para anular autorizações de garimpo concedidas por ele.

A deputada ainda cita a tragédia de saúde pública que atinge os yanomamis e que motivou a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Boa Vista no último fim de semana. “Trata-se de verdadeiro crime de lesa humanidade”, diz Cavalcante na representação.

Com a explosão da atividade sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), mais de 20 mil garimpeiros já invadiram a terra indígena yanomami e exploram ouro ilegalmente, por meio de equipamentos e logística assegurados por grupos criminosos que atuam na região. A estimativa é de associações de indígenas.

As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.