Pular para o conteúdo principal

"AMERICANAS ESTÁ MORTA". DIZ ESPECIALISTA EM REESTRUTURAÇÃO DE EMPRESAS



Com mais de R$ 40 bilhões em dívidas, a empresa informou que sua posição de caixa é de R$ 800 milhões, dos quais “parcela significativa (…) estava injustificadamente indisponível para movimentação na data de ontem”.

Instituída no Brasil em 2005, a recuperação judicial é um processo no qual a empresa consegue, sob mediação da Justiça, um prazo maior para evitar a falência e continuar operando enquanto negocia com seus credores.

À Justiça, a empresa apresenta, entre outras informações, o balanço financeiro dos últimos três anos e a lista de credores. Após o pedido ser aceito, a companhia tem 60 dias para apresentar o plano de recuperação, e as execuções são suspensas por 180 dias.

Para Max Mustrangi, sócio da consultoria Excellance-Gestão de Turnaround e Reestruturação, especializada em reestruturação de empresas, a Americanas é uma empresa “morta”, sem perspectiva futura.

“É uma empresa morta. Ela estava sendo mantida viva artificialmente no tubo de oxigênio […] Existe um conceito em finanças chamado ‘sunk cost’ (custo afundado, em português). Você não coloca mais dinheiro em cima de custo afundado. Perdeu, playboy! Se tem dinheiro bom, vai colocar em outro lugar, não vai gastar para recuperar um defunto. Por isso a relutância do controlador [Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira] de colocar dinheiro nela. Ele sabe que não vale nada”, afirmou.

Mustrangi disse estar preocupado com a onda de demissões que deverá vir a seguir, dado que a empresa tem cerca de 48 mil funcionários. Segundo ele, é natural em um processo de recuperação judicial que a empresa anuncie o fechamento de pontos de venda deficitários e desligamento em massa de funcionários antes de acionar a Justiça.

“Toda a dívida trabalhista que vai vir do pagamento você coloca no plano da RJ [recuperação judicial]. É preciso aguardar todo o trâmite de negociação do plano, que demora meses. Você ganha esse espaço de tempo para salvar caixa e ainda parcela a dívida trabalhista em 12 meses”, explicou.

Mustrangi também acredita que o processo envolvendo a Americanas deve abalar a oferta de crédito para as empresas no mercado brasileiro.

“O reflexo da Americanas como financiamento de capital de giro para o mercado vai ser estúpido, o que vai gerar outras ondas de perda de liquidez e de recuperação judicial”, afirmou.

O Antagonista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.