Pular para o conteúdo principal

LIRA ANUNCIA QUE PEC DA TRANSIÇÃO SERÁ VOTADA NA QUINTA (20) NO PLENÁRIO DA CÂMARA

 


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que a PEC do Estouro será votada na próxima terça-feira (20) no plenário da Casa. A declaração foi dada após horas de reuniões com integrantes do PT e demais líderes partidários.

A Proposta de Emenda à Constituição que busca viabilizar o pagamento de R$ 600 mais o adicional do Auxílio Brasil –ou Bolsa Família, caso o nome seja alterado– no ano que vem está na pauta do plenário da Câmara desde segunda (12), porém, por falta de consenso, ainda não foi votada.

A intenção de Lira é que o plenário da Câmara na terça seja dedicado à discussão e votação da PEC do Estouro, fora alguma matéria remanescente na pauta, se for o caso. O projeto do orçamento de 2023 deve ser analisado na próxima quarta (21), acrescentou.

“Vamos utilizar o plenário da Câmara dos Deputados na terça o dia todo com a pauta da PEC da Transição a partir das 9h. De manhã e tarde. Na terça-feira, nós estamos terminando e ultimando as conversações. Diferente do que tem sido noticiado, sem nenhum tipo de barganha, porque essa presidência nunca fez, mas acomodando votos para que se tenha o quórum necessário para enfrentar as votações principais e os destaques que possam vir do plenário desta Casa”, declarou.

Lira disse ainda que deve ser realizada uma nova sessão conjunta do Congresso nesta sexta (16) para continuar a análise de matérias que não foram deliberadas hoje.

A intenção do PT era de votar a PEC do Estouro ainda nesta terça. Contudo, logo após o anúncio de Lira, o próprio líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), afirmou entender ser preciso “construir mais diálogo e mais convergência”. Antes disso, o presidente da Câmara estava reunido com petistas e outros parlamentares.

“Queremos convencer os demais líderes da importância da aprovação da PEC do Bolsa Família no valor de R$ 145 bilhões por dois anos”, disse Lopes, ao defender o texto como aprovado pelo Senado. “Vamos juntos até terça de manhã, 9h, iniciar esse debate e concluir.”

Dúvidas

Os aliados do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda não têm certeza se contabilizam mais do que os 308 votos necessários para aprovar a PEC em dois turnos de votação.

Há divergências em relação a prazos e valores estipulados no texto como aprovado no Senado. Outros pontos de divergência são deixar a equipe de transição como um dos responsáveis pela destinação de recursos tratados pela PEC, a possibilidade do uso de recursos “esquecidos” do PIS/Pasep e a previsão que permite mudança de âncora fiscal por projeto de lei complementar, por exemplo.

Não há consenso inclusive dentro de partidos que o PT espera ter ao seu lado na votação da PEC na busca de construir uma base aliada mais robusta a partir do ano que vem. Por exemplo, PP, PSD e União Brasil.

Outros pontos da PEC

Além do Auxílio Brasil turbinado, outros pontos da PEC permitem o furo do teto de gastos para bancar mais iniciativas do futuro governo Lula, a partir de 2023.

Apesar do anúncio de Lira, há no PT quem insista em pedir a votação para esta quinta. O deputado federal José Guimarães (PT-CE) disse que deve conversar com Lula ainda hoje sobre a busca de apoio e consenso para a PEC.

CNN Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.