Pular para o conteúdo principal

ALGODÃO:GOVERNO DO RN MOBILIZA FAMÍLIAS AGRICULTORAS PARA A SAFRA 2023

 


Fato consumado, o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar está configurado como a maior iniciativa do Brasil em bases agroecológicas: em 2022, foram 340 hectares de produção em área consorciada a culturas como milho, feijão, sorgo e gergelim, 254 famílias envolvidas e mais de 117 toneladas colhidas no seu primeiro ano de execução.

Enquanto em Lajes (RN), na usina de beneficiamento instalada em parceria com a prefeitura, cerca de 20 toneladas de ramas da safra 22 estão sendo transformadas em plumas, o que garante maior poder de negociação do produto às famílias, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e entes parceiros dão início à mobilização para a safra 2023, por meio dos Seminários Territoriais.

Nesta terça-feira (13), a reunião foi realizada em São Paulo do Potengi e contemplou os territórios Potengi e Sertão Central. Amanhã (14) será a vez das famílias dos territórios Mossoró/Assú e Sertão de Apodi, que irão se reunir em Mossoró, e na quinta-feira (15), o seminário será realizado na cidade de Pau dos Ferros, atendendo ao território do Alto Oeste Potiguar.

As famílias dos territórios Seridó e Trairi se reunirão na cidade de Santa Cruz, no dia 19 (segunda-feira); depois serão realizados seminários em Santo Antônio do Salto da Onça (Agreste Litoral e Terra dos Potiguares), na segunda-feira (26); e por fim, o território do Mato Grande, na cidade de João Câmara (27/12, terça-feira).

Segundo o secretário Alexandre Lima, a meta para 2023 é incluir cerca de 800 famílias no processo produtivo, ampliar a área cultivada e atingir mais de 60 municípios do Rio Grande do Norte.

Ele aponta os diferenciais do projeto, que distribui sementes orgânicas, oferece assistência técnica, além da ofertar a certificação agroecológica e garantir o contrato de compra para a rama ou a pluma do algodão, por empresas parceiras nacionais e internacionais.

“Cada vez mais destaco as parcerias, que são fundamentais para o sucesso desta ousada iniciativa, já consolidada como a maior em bases agroecológicas do Brasil. Para 2023, queremos fortalecer a presença das mulheres e da juventude no projeto e ampliar a produção para 1.000 hectares de terra”, afirmou.

UNIDADE DE BENEFICIAMENTO – Na semana passada, o secretário de estado titular da SEDRAF-RN, acompanhado de servidores que integram a equipe do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar e extensionistas do Instituto de Extensão Rural e Assistência Técnica (Emater-RN), realizaram na quinta-feira (08) uma visita de reconhecimento à Usina de Beneficiamento de Algodão Agroecológico de Lajes (RN), instalada graças a uma parceria firmada com a prefeitura municipal, mais as entidades Acopasa e Diaconia e a empresa Vert.

Com a participação de sete famílias agricultoras, Lajes colheu mais de quatro toneladas de algodão agroecológico.

O prefeito Felipe Menezes assinalou a parceria para instalar uma unidade de beneficiamento, montada com duas descaroçadeiras e uma prensa, equipamentos cedidos pela Acopasa e Diaconia, que participam da execução do projeto na região do Potengi e de alguns municípios do Sertão Central.

“Agradeço a sensibilidade do Governo do RN e da governadora Fátima Bezerra, que orienta sua equipe para valorizar e direcionar as ações para fortalecimento da agricultura familiar”, declarou o prefeito.

Ele informou que o município vai propor uma mudança na nomenclatura da atual secretaria de agricultura para Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, desmembrando a pasta do turismo e focando as ações para o nicho familiar do agronegócio.

“Recebemos há pouco tempo uma ensiladeira, ação que nos deixou felizes e honrados. Portanto, a minha palavra aqui como representante do povo de Lajes é gratidão por todo esforço coletivo para a realização do projeto Algodão Agroecológico Potiguar”, reconhece.

Viúva há mais de 10 anos, chefe de família, mãe de três filhas adultas, assentada pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), a agricultora Francisca das Graças Fernandes, 57, ocupa com a família uma área de 96,5 hectares, onde planta hortaliças, feijão, milho, além de criar bode, galinha e porco.

Residente na propriedade Associação Desenvolvimento Rural Santo Expedito, situada na comunidade Vaca Morta, em Lajes, ela colheu 350 kg de algodão em rama, e ainda 60 kg de fava “e fiz bastante sorgo, que dei ao gado”, disse a “Rainha do Algodão”, como ficou conhecida na região.

São parceiros do projeto Algodão Agroecológico Potiguar: Acopasa, Diaconia, Instituto Casaca de Couro, Central Justa Trama, Rede Xique Xique, Norfil, FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), Sebrae-RN, Embrapa Algodão e Secretarias Municipais de Agricultura.

Fonte e foto: Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.