Pular para o conteúdo principal

SIM, PRECISAMOS DE UM PRESIDENTE QUE SE EMOCIONE COM QUEM PASSA FOME

De Jeferson Tenório do Uol

 O "Mercado" é essa entidade abstrata, sem nome e sem endereço fixo, mas que aparece por meio da mídia, de vezes em quando, para nos lembrar de que é preciso deixar os pobres onde eles estão, num campo da invisibilidade e sem poder de decisão. A fome não é um assunto para o "mercado". Nunca foi. Carolina Maria de Jesus sempre esteve certa quando disse que "O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome". O choro de Lula incomoda porque o "Mercado" nunca se importou com quem passa fome.

Não, o pranto de Lula não deve servir como argumento para ajustes fiscais e econômicos. O pranto de Lula não é chantagem emocional para furar o teto de gastos. Não é argumento para convencer políticos e muito menos o Capital. Porque, veja, o "Mercado" não está nem aí para quem se emociona. De fato estamos falando de números frios e, sinceramente, o choro de um presidente não irá comover "Mercado" algum. O "Mercado" nunca irá se comover com a pobreza. Pelo contrário, o "Mercado" dará um jeito de lucrar com a miséria. O "Mercado" não chora junto com quem sofre, o mercado vende o lenço para quem chora. O capitalismo é assim.

É claro que não precisamos de um presidente que apenas se emocione, precisamos de um presidente que transforme o pranto em ação. O pranto de Lula não é nenhum pedido de licença para irresponsabilidades fiscais. Durante a campanha muito se criticou Lula por fazer um discurso do "olha o que fizemos", ao invés de falar sobre o que iria fazer caso fosse eleito. Não acho que foi um erro. Precisamos lembrar os pontos positivos de seus governos. Além disso, a maior fatia de eleitores de Lula foi a de pobres, negros e nordestinos. Isto não é por caso. É uma parte significativa da população que lembra de tempos melhores, porque como disse Carolina Maria de Jesus, a fome educa.

Por outro lado, essa ideia colonialista e ocidental de elidir as emoções do campo da razão, como se os afetos fossem menores, como se não fôssemos todos constituídos de sentimentos. Ou ainda argumentos de que a razão é coisa para adultos. A emoção é infantil, relegada a quem não pensa, a quem não é racional. Aquela mesma falácia do filósofo Descartes com a síntese maniqueísta ocidental do "Penso, logo existo", separando pessoas entre as que pensam e as que não pensam, entre as que merecem existir, das que não merecem existir porque "só sentem".

Lula ainda não assumiu. É presidente eleito e que encontra a recusa de uma grande parte da população ressentida com sua vitória. Lula tem feito discursos para apaziguar os ânimos. Não será um governo fácil. Há destruição por todos os lados. O estrago bolsonarista ainda deixará sequelas por muitos anos. No entanto, tal situação não dá carta branca para Lula ser irresponsável com a economia. Estamos todos de olho. Elegemos políticos para atender interesses da sociedade, não para defendê-lo a qualquer custo.

Tivemos há pouco tempo um presidente que nunca se comoveu com as mortes da pandemia e deu no que deu. Um presidente que não se comove com mais de 30 milhões de pessoas passando fome é que deveria ser um problema. A inversão de valores atende a lógica capitalista. Talvez, quatro anos de uma tragédia que se abateu nesse país na era Bolsonaro tenha nos deixado dessa forma: sem o direito a comoção. Os discursos de ódio e de violência nos atingiram a todos e não precisamos de mais um presidente indiferente para os que sofrem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.