Pular para o conteúdo principal

HUOL ANUNCIA SUSPENSÃO DE CIRURGIAS E EXAMES DEVIDO A CORTES ORÇAMENTÁRIOS

Foto: Reprodução

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) suspendeu parte das cirurgias e exames por tempo indeterminado. O anúncio foi feito na noite dessa segunda-feira (7) através da Resolução – SEI Nº 18, assinada pelo superintendente do Hospital, Dr. Stenio Silveira.

Com o objetivo de “adequar a estrutura assistencial do hospital, de forma provisória, às condições orçamentárias vigentes”, a medida inclui:

  • Suspensão de internação no 1º e 4º andares de Edifício Central de Internação (ECI);
  • Desativação de quase metade do Centro Cirúrgico principal, que passa a funcionar com quatro das sete salas disponíveis – sendo duas para procedimentos de média complexidade, uma para alta complexidade e uma mista (média e alta complexidades);
  • Suspensão das atividades no Centro Cirúrgico ambulatorial, que conta com duas salas;
  • Redução de 50% nos exames realizados na Unidade de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos (UDIMG);
  • Restrição de exames externos na Unidade de Laboratório de Análises Clínicas, que passa a receber apenas requisições das Unidades de Oncologia e de Transplantes.

No comunicado, o presidente do Colegiado Executivo do HUOL, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), justifica que a decisão foi motivada pela redução do orçamento do hospital em 2022. Em janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou R$ 100 milhões dos hospitais universitários.

A EBSERH é vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que foi a segunda pasta a perder mais recursos no orçamento deste ano, com cortes chegando a R$ 739 milhões. Sob a gestão da Empresa, estão 50 centros médicos vinculados a 35 universidades federais, entre eles o HUOL, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo o comunicado do HUOL, ainda não há qualquer garantia da suplementação orçamentária necessária para custear as despesas do hospital até o final do ano. Dessa forma, suspender parte das atividades foi a solução encontrada para direcionar gastos gerais – como consumo de água, energia, telefonia, entre outros – para a manutenção das atividades assistenciais e acadêmicas.

O superintendente do Hospital, Dr. Stenio Silveira, encerra o comunidade afirmando que as suspensões serão revistas à medida que as dificuldades orçamentárias sejam solucionadas e que permanece em diálogo com gestores do SUS e com a administração da EBSERH para normalizar as atividades do HUOL.

Saiba Mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.