Pular para o conteúdo principal

EMBAIXADOR ALEMÃO REPUDIA GESTO NAZISTA EM ATO BOLSONARISTA: "CHOCANTE E CRIMINOSO"

 

MP apura gesto semelhante ao nazista feito por bolsonaristas em ato em Santa Catarina. Foto: Reprodução

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, afirmou nesta quinta-feira (3) que o uso de gestos nazistas em manifestação é “chocante” e um “atentado à democracia”. Em publicações em uma rede social, ele disse ainda que o “gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele”.

“O uso de símbolos nazistas e fascistas por ‘manifestantes’ claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime!”, escreveu.
“Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil”, continuou.

O embaixador não diz a qual episódio se refere. Na quarta-feira (2), vídeos que viralizaram em redes sociais mostram gestos similares a uma saudação nazista durante protesto contra resultado das eleições, em Santa Catarina.

O Ministério Público do estado abriu uma investigação e diz que não houve intenção de apologia ao nazismo no caso.

Caso em SC
As imagens que se tornaram virais na internet mostram manifestantes em São Miguel do Oeste (SC), na quarta-feira (2). O ato ocorria em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército na cidade.

O grupo repetia um gesto semelhante à saudação nazista “Sieg Heil”, uma espécie de reverência. O gesto consiste na mão estendida e foi repetido por centenas de pessoas, homens e mulheres, vestidos de verde e amarelo, enquanto cantavam o Hino Nacional.

Ainda na quarta, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que abriu uma investigação para apurar a saudação. Nesta quinta (3), o órgão disse que uma apuração preliminar apontou que não houve intenção de apologia ao nazismo no ato e que não há evidências de prática de crime.

O MPSC afirma que identificou manifestantes, analisou imagens e ouviu testemunhas. De acordo com a investigação, o gesto foi feito pelos manifestantes após serem conclamados pelo locutor do evento, empresário local, a estenderem a mão sobre o ombro da pessoa a sua frente ou, se não houvesse, para que estendessem o braço, a fim de “emanar energias positivas”.

O relato foi confirmado por um policial que acompanhava a manifestação, bem como por diversos repórteres que estavam no evento.

Apesar de entender que não houve apologia ao nazismo, o Gaeco afirmou que a atitude é “absolutamente incompatível com o respeito exigido durante a execução do hino nacional”.

O material apurado será incluído em um relatório, que deve ser enviado à sede do MPSC, para o eventual aprofundamento das investigações.

Fonte: g1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.