Pular para o conteúdo principal

CASOS DE COVID CRESCEM NO RIO GRANDE DO NORTE


O Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, trabalha para adequar espaços internos após pacientes serem diagnosticados com a covid-19. Até esta terça-feira (22), de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), 19 pessoas internadas na unidade estavam com a doença, apresentando quadros leves, em sua maioria. O surgimento dos casos no hospital acompanha um aumento de notificações para a covid-19 no Rio Grande Norte, mas que não tem representado aumento de internações, de acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo.

A Sesap explica que os pacientes com covid-19 do Walfredo Gurgel chegaram ao hospital devido a outros problemas de saúde, que não a doença infecciosa. A maioria acometida pelo coronavírus são pacientes ortopédicos, não graves e que deram entrada na unidade devido à acidentes de trânsito. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) havia afirmado que, na ausência de leitos específicos para covid-19, pacientes diagnosticados com a doença ocupavam ambientes comuns com outros pacientes. A Sesap informou que, nesta terça-feira, todos aqueles testados positivo para a covid-19 estavam em isolamento dos demais.

"Os leitos de isolamento foram providenciados imediatamente e felizmente os casos, em sua maioria ortopédicos, não são graves. Caso exista gravidade, os pacientes serão direcionados para as unidades de referência", disse a Sesap. A pasta acredita que os pacientes já chegaram ao hospital infectados, sem apresentar sintomas. 

Por causa desses registros em ambiente hospitalar, um memorando foi publicado no último domingo (20) reforçando as recomendações para prevenção e controle da transmissão de covid-19 para os serviços de saúde. Dentre as medidas, está o uso de máscaras “para todos os trabalhadores do serviço de saúde e por qualquer pessoa dentro de unidades de saúde, independentemente das atividades realizadas", considerando parecer da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, que apontou a circulação da sublinhagem BQ.1 e a identificação da variante BE.9 do coronavírus, no Amazonas.

No protocolo, há também a implementação de triagem para detectar pacientes com suspeita de infecção pelo vírus. Outras medidas de conscientização e orientação de pacientes e acompanhantes também estão descritas no memorando. Pacientes que tenham quadro clínico grave para a covid-19 devem ser encaminhados para os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, ou Rafael Fernandes, em Mossoró, que são referências nesse tipo de atendimento no estado.

Notificações 
No Rio Grande do Norte como um todo, o número de notificações de casos de covid-19 cresceu nos últimos dias. “Aumentamos bastante o registro de casos. Antes, a gente tinha de 5 a 15 casos por dia, e hoje passamos dos 100 casos por dia”, afirmou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo. Apesar do maior número de casos, o grau dos sintomas tem sido considerado leves.

Mesmo com o crescimento dos casos, Diana Rêgo acredita ainda que há uma subnotificação. Isso acontece porque possíveis pessoas com a doença desenvolvem sintomas tão leves que nem se dão conta que estão com ela. A razão disso está no efeito adquirido pela vacinação.

"A maioria dos casos não tem internação para a covid. Isso porque já temos um bom número de pessoas vacinadas. Então é muito importante que se complete o esquema vacinal", disse. "As pessoas têm que completar o esquema realmente para se proteger e não desenvolver a forma grave da doença", acrescentou.

Os sintomas mais comuns apresentados atualmente são de gripe comum, como garganta inflamada, tosse e coriza. Atentos a esses sinais, a recomendação é de que o paciente faça teste de covid-19. Segundo a Sesap, todos os municípios do estado disponibilizam a testagem para a doença.

As estratégias de como é feita a testagem nas cidades são definidas pelo poder público municipal. Com isso, é importante que o cidadão esteja ciente de como funciona o plano em seu município, seja pelas divulgações das prefeituras ou por consulta aos órgãos públicos. Se feito o teste e o resultado for positivo, é importante que o infectado cumpra isolamento para interromper uma rede de transmissão da doença.

Como estratégia para prevenção, além da vacinação, a subcoordenadora mencionou o uso de máscaras, inclusive para quem já desenvolve sintomas gripais. "É recomendado o uso de máscara por todos aqueles que estejam sintomáticos respiratórios, independentemente de ser covid ou não, é muito importante que as pessoas entendam isso. E que aqueles que são imunossuprimidos, idosos, que estão em ambientes fechados também usem máscaras como um instrumento de proteção, para não se contaminar com o novo coronavírus", detalhou Diana Rêgo.

O uso de máscaras de proteção facial, aliás, tem sido recomendado por outras instituições no Rio Grande Norte. Uma portaria, assinada pela Presidência do TJRN e a Corregedoria Geral de Justiça, voltou a indicar o equipamento para magistrados, servidores, colaboradores, estagiários e prestadores de serviço, além do público externo nos espaços fechados das unidades do Poder Judiciário do Estado. Outras medidas de prevenção, como uso de álcool em gel, também foram listadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.