Pular para o conteúdo principal

RELAÇÃO COM O CONGRESSO E RETOMADA DA ECONOMIA, SÃO OS DESAFIOS DO NOVO GOVERNO


Na avaliação do economista e pesquisador da Unicamp, Felipe Queiroz, no âmbito econômico, a atuação do novo governo terá que ocorrer de maneira ampla e em diferentes frentes como controle da inflação e da taxa de juros, aumento na geração de empregos, além da garantia de investimento público. Segundo o especialista, a combinação do que mostram os indicadores internos com a realidade internacional resulta em um desafio a partir do ano que vem.

“Podemos ter surpresas no IPCA”, ressaltou ao analisar o período que tem início agora, com o fim das eleições. O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que acompanha os valores de produtos e serviços para calcular a inflação em determinado período. Soma-se à estimativa feita por Queiroz, segundo ele, o agravamento da crise na Ucrânia com aumento do petróleo, de grãos e de insumos básicos para a produção.

Outro ponto destacado pelo economista é a necessidade da “reindustrialização do país”. “A nossa indústria está muito defasada, então, há uma necessidade muito grande de investimentos, e para isso, há a necessidade de financiamento. Com a taxa de juros elevada, o estímulo ao investimento produtivo tende a diminuir”, explicou.

Em relação à garantia de investimento público, o desafio de Lula aponta também para o âmbito político, de acordo com Queiroz, que é a regra do Teto de Gastos.”É aí que entra um outro grande desafio do governo: acabar com a política de Teto de Gastos porque ela congela os gastos de duas áreas fundamentais para qualquer país que almeja ser um país grande”, afirmou.

A regra do Teto de Gastos foi aprovada pelo Congresso em 2016 e, com isso, tornou-se uma norma prevista na Constituição. Caso o novo governo decida alterá-la, terá que negociar com os parlamentares e a relação do petista com a Câmara e o Senado será permeada pelo crescimento do PL, uma vez que, o partido de Bolsonaro conseguiu eleger as maiores bancadas das duas Casas.

De acordo com o cientista político Rócio Barreto, diretor da Royal Politicas Consultoria e Mkt Político e Eleitoral, o presidente eleito “vai ter oposição, vai ter muita gente que vai tentar interpor ao governo dele de uma forma bem contundente”, resume. Mas, ainda assim, o cientista político acredita que o petista vai conseguir “sustentabilidade ao programa de governo dele dentro das possibilidades”.

A relação do novo presidente com o Congresso também terá um ponto de atenção que é o orçamento secreto, segundo Barreto. Durante a campanha, Lula se manifestou publicamente, mais de uma vez, contra a forma como são pagas as emendas de relator, que são definidas pelo parlamentar que faz a relatoria da Lei Orçamentária Anual.

A falta de transparência do processo de indicação desse tipo de emenda tem recebido críticas desde o ano passado e chegou a ser alvo do Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2021, quando a ministra Rosa Weber mandou suspender o pagamento dos valores em função da ausência de critérios claros e objetivos para a distribuição dos recursos. Em dezembro, a ministra chegou a liberar os pagamentos após o Congresso aprovar uma resolução sobre o tema.

Barreto ressalta também o desafio de montagem dos ministérios do novo presidente. “Terá indicações, inclusive, de pessoas de fora do governo, que já tentam se aproximar, que é o caso do partido União (Brasil)”, disse. No início de outubro, depois do resultado do primeiro turno, o União Brasil decidiu não cravar alinhamento a Lula ou Bolsonaro e liberou seus filiados a apoiarem um ou outro.

Fonte: SBT NEWS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.