Pular para o conteúdo principal

RELAÇÃO COM O CONGRESSO E RETOMADA DA ECONOMIA, SÃO OS DESAFIOS DO NOVO GOVERNO


Na avaliação do economista e pesquisador da Unicamp, Felipe Queiroz, no âmbito econômico, a atuação do novo governo terá que ocorrer de maneira ampla e em diferentes frentes como controle da inflação e da taxa de juros, aumento na geração de empregos, além da garantia de investimento público. Segundo o especialista, a combinação do que mostram os indicadores internos com a realidade internacional resulta em um desafio a partir do ano que vem.

“Podemos ter surpresas no IPCA”, ressaltou ao analisar o período que tem início agora, com o fim das eleições. O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que acompanha os valores de produtos e serviços para calcular a inflação em determinado período. Soma-se à estimativa feita por Queiroz, segundo ele, o agravamento da crise na Ucrânia com aumento do petróleo, de grãos e de insumos básicos para a produção.

Outro ponto destacado pelo economista é a necessidade da “reindustrialização do país”. “A nossa indústria está muito defasada, então, há uma necessidade muito grande de investimentos, e para isso, há a necessidade de financiamento. Com a taxa de juros elevada, o estímulo ao investimento produtivo tende a diminuir”, explicou.

Em relação à garantia de investimento público, o desafio de Lula aponta também para o âmbito político, de acordo com Queiroz, que é a regra do Teto de Gastos.”É aí que entra um outro grande desafio do governo: acabar com a política de Teto de Gastos porque ela congela os gastos de duas áreas fundamentais para qualquer país que almeja ser um país grande”, afirmou.

A regra do Teto de Gastos foi aprovada pelo Congresso em 2016 e, com isso, tornou-se uma norma prevista na Constituição. Caso o novo governo decida alterá-la, terá que negociar com os parlamentares e a relação do petista com a Câmara e o Senado será permeada pelo crescimento do PL, uma vez que, o partido de Bolsonaro conseguiu eleger as maiores bancadas das duas Casas.

De acordo com o cientista político Rócio Barreto, diretor da Royal Politicas Consultoria e Mkt Político e Eleitoral, o presidente eleito “vai ter oposição, vai ter muita gente que vai tentar interpor ao governo dele de uma forma bem contundente”, resume. Mas, ainda assim, o cientista político acredita que o petista vai conseguir “sustentabilidade ao programa de governo dele dentro das possibilidades”.

A relação do novo presidente com o Congresso também terá um ponto de atenção que é o orçamento secreto, segundo Barreto. Durante a campanha, Lula se manifestou publicamente, mais de uma vez, contra a forma como são pagas as emendas de relator, que são definidas pelo parlamentar que faz a relatoria da Lei Orçamentária Anual.

A falta de transparência do processo de indicação desse tipo de emenda tem recebido críticas desde o ano passado e chegou a ser alvo do Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2021, quando a ministra Rosa Weber mandou suspender o pagamento dos valores em função da ausência de critérios claros e objetivos para a distribuição dos recursos. Em dezembro, a ministra chegou a liberar os pagamentos após o Congresso aprovar uma resolução sobre o tema.

Barreto ressalta também o desafio de montagem dos ministérios do novo presidente. “Terá indicações, inclusive, de pessoas de fora do governo, que já tentam se aproximar, que é o caso do partido União (Brasil)”, disse. No início de outubro, depois do resultado do primeiro turno, o União Brasil decidiu não cravar alinhamento a Lula ou Bolsonaro e liberou seus filiados a apoiarem um ou outro.

Fonte: SBT NEWS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.